Criando Nossa História em Quadrinhos

Desenvolvida por: Marluc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos: escrita compartilhada e autônoma

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos com o objetivo de criar uma história em quadrinhos. A tarefa consiste em escolher personagens, ambiente e trama para desenvolver a narrativa gráfica coletivamente. Os estudantes serão incentivados a desenhar os quadrinhos e o professor auxiliará na escrita das falas e diálogos, guiando o processo e promovendo a interação criativa e o respeito aos turnos de fala. O propósito da atividade é engajar os alunos em uma experiência de escrita colaborativa, estimulando suas habilidades de criatividade, narrativa e cooperação em grupo, dentro da disciplina de Língua Portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula objetiva desenvolver atividades que integram a escrita coletiva e a criatividade dos alunos, alinhando-se com habilidades fundamentais do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao promover a criação de histórias em quadrinhos, busca-se que os alunos desenvolvam a capacidade de estruturar narrativas simples, utilizando elementos visuais e verbais. Diferentes competências são abordadas, como o reconhecimento de sequências lógicas e a importância do trabalho em equipe. As atividades planejadas também reforçam a conexão das crianças com a prática da leitura e da escrita, essenciais nesta fase inicial do aprendizado.

  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos
  • Favorecer a interação social e a colaboração em grupo
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma lúdica
  • Promover o respeito ao turno de fala e à escuta ativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O plano de aula proposto abrange conteúdos centrais da Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Fundamental, integrando leitura, compreensão e produção de textos sob a forma de histórias em quadrinhos. A atividade visa ao fortalecimento dos aspectos fundamentais da linguagem escrita e falada, construindo uma base sólida para o desenvolvimento progressivo das competências comunicativas nos estudantes. A proposta didática possibilita a ampliação do repertório textual dos alunos, ao mesmo tempo que promove a aplicação prática destes saberes em contextos relacionais e criativos, fundamentais para essa faixa etária.

  • Leitura e interpretação de textos simples
  • Estruturação de narrativas básicas
  • Colaboração e interação social em pequenos grupos
  • Expressão por meio de elementos visuais e textuais

Metodologia

A atividade será desenvolvida utilizando uma abordagem metodológica que combine interação criativa e cooperação em sala. Essa metodologia valoriza a troca entre alunos, a comunicação verbal e escrita, e o respeito mútuo. O professor assumirá o papel de facilitador, orientando os grupos sobre como desenvolver a narrativa e fornecerá apoio na escrita e na concepção das histórias em quadrinhos, assegurando que todos os estudantes, inclusive aqueles com necessidades especiais, estejam engajados e participativos, respeitando seu tempo e ritmo de aprendizado.

  • Trabalho em grupo para construção da história
  • Assistência do professor para guiar a escrita e a organização
  • Incentivo à troca de ideias e respeito aos turnos de fala
  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais e criativas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em uma aula única de 60 minutos, planejada para acomodar todas as etapas do processo criativo. A condução do tempo permite que os alunos experimentem cada fase, desde a concepção até a execução da história em quadrinhos, proporcionando um envolvimento significativo e alinhado aos objetivos de aprendizado e as necessidades da turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos, escolha de personagens e início da criação das histórias em quadrinhos. Desenvolvimento de diálogos e organização de turnos de fala para compartilhar ideias.
  • Momento 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos o que é uma história em quadrinhos, mostrando exemplos simples. Organize a turma em pequenos grupos, garantindo que todos tenham oportunidade de participar, e distribua os materiais necessários. Oriente os alunos para que escolhamos personagens e temas que gostem. É importante que todos se sintam parte do grupo.

    Momento 2: Planejamento da história (Estimativa: 15 minutos)
    Auxilie os grupos a definirem os personagens, ambiente e trama principal da história em quadrinhos. Estimule a troca de ideias e a cooperação, promovendo o respeito ao turno de fala. Use perguntas orientativas, como: 'Quem serão os personagens principais?' 'Onde a história se passa?' Aborde maneiras de estruturar a narrativa (início, meio e fim).

    Momento 3: Criação dos quadrinhos (Estimativa: 20 minutos)
    Incentive os alunos a desenharem suas histórias em quadrinhos nos papéis quadriculados. Permita que experimentem diferentes traços e estilos de desenho. Durante este momento, ofereça assistência na escrita das falas e diálogos, caso necessário, valorizando ideias criativas e originais. Observe se todos estão participando e contribua com sugestões construtivas.

    Momento 4: Organização e compartilhamento dos turnos de fala (Estimativa: 15 minutos)
    Organize um momento em que cada grupo possa compartilhar suas histórias com a turma. Instrua os alunos a ouvir atentamente e respeitar o turno de fala dos colegas. Pergunte aos grupos sobre os desafios enfrentados e o que mais gostaram na criação da história. A partir deste momento, é possível avaliar a coesão do grupo, a criatividade e a habilidade de interação social.

Avaliação

A avaliação será diversificada e adaptada às características da turma, considerando as habilidades e competências pretendidas pelo plano de aula. Será utilizada a observação contínua como método principal, onde o professor acompanhará a participação dos alunos, o grau de envolvimento, a capacidade de colaborar em grupo e a criatividade. Critérios como o respeito pelos turnos de fala, a expressão de ideias e a capacidade de organizar narrativas serão utilizados. Exemplos práticos incluem a avaliação do envolvimento durante a atividade e o produto final que, no caso, é a história em quadrinhos produzida, sempre considerando as adaptações necessárias para alunos com TDAH e TEA Nível 1. Para enriquecer o aprendizado, feedback formativo será constantemente oferecido, facilitando o reconhecimento do progresso individual e coletivo.

  • Observação contínua
  • Grau de participação e engajamento
  • Respeito aos turnos de fala
  • Capacidade de colaboração e criação conjunta

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados na atividade foram selecionados para estimular a criatividade dos alunos e facilitar a realização da atividade. Incluem itens básicos de desenho, além de folhas pautadas para a escrita e materiais visuais de apoio. Esses materiais buscam fornecer suporte tanto no desenho das histórias quanto na estruturação textual, promovendo um espaço inclusivo e adaptativo ao contexto da turma.

  • Folhas de papel pautado e quadriculado
  • Lápis de cor, canetas hidrocor
  • Quadro branco para anotações do professor
  • Referências visuais de personagens e ambientes

Inclusão e acessibilidade

Compreendo as demandas diárias enfrentadas pelos educadores e a importância de estratégias inclusivas que não onerem nem financeiramente nem temporariamente o processo de ensino. Para alunos com TDAH, propostas como segmentação da tarefa em passos menores e instruções claras podem ajudar a melhorar o foco. Já para alunos com TEA Nível 1, a previsibilidade e rotinas claras podem ser de grande benefício. A adaptação de materiais didáticos é evitada, focando-se em ajustes nas metodologias de ensino e comunicação. Com o propósito de facilitar o envolvimento pleno, práticas como proporcionar um ambiente de comunicação inclusiva e utilizar recurso tecnológico que estimule a participação sem sobrecarregar visualmente são recomendáveis. Essas medidas cumulativamente promovem um ambiente seguro e respeitoso para todos, respeitando tanto a dinâmica da atividade quanto o desenvolvimento de cada aluno.

  • Propostas segmentadas e uso de instruções claras
  • Previsibilidade nas atividades para alunos com TEA
  • Foco em comunicação inclusiva e uso moderado de recursos visuais
  • Acompanhamento individualizado, se necessário

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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