De Letra em Letra Construímos Palavras!

Desenvolvida por: Raquia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'De Letra em Letra Construímos Palavras!' tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e reconhecimento das letras do alfabeto, bem como a promoção do trabalho em equipe e da criatividade entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Iniciaremos com uma emocionante caça às letras, onde cada aluno terá a oportunidade de buscar e encontrar letras que estarão escondidas por toda a sala de aula. Após a coleta das letras, os alunos serão divididos em pequenos grupos para que juntos enfrentem o desafio de formar o maior número possível de palavras com as letras coletadas. Durante essa etapa, o professor atuará ativamente, oferecendo supervisão e orientação necessárias para garantir o aprendizado correto das sílabas e a formação de palavras. Esse jogo dinâmico e interativo visa auxiliar os alunos na associação das letras às sílabas, e destas às palavras, promovendo um ambiente lúdico de aprendizado. Para finalizar, haverá uma discussão coletiva sobre as palavras formadas, onde a pronúncia e o significado de cada palavra serão destacados, reforçando o aprendizado e estimulando a curiosidade e o conhecimento dos alunos sobre o idioma.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é desenhada para promover a alfabetização de forma lúdica e interativa, estimulando o reconhecimento das letras e a formação de palavras, habilidades fundamentais no processo de leitura e escrita. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de trabalhar em equipe, compartilhando ideias e estratégias para alcançar um objetivo comum. Através desta atividade, os alunos também serão incentivados a praticar a criatividade ao formar palavras, além de aprender sobre a estrutura e o significado delas, ampliando seu vocabulário. O aprendizado será facilitado por meio de uma metodologia ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu desenvolvimento, estimulando a curiosidade, a pesquisa e a descoberta.

  • Reconhecer as letras do alfabeto.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Promover o trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade na formação de palavras.
  • Ampliar o vocabulário e compreensão de novas palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos fundamentais da alfabetização, como o reconhecimento de letras, formação de palavras e compreensão de seu significado e uso no cotidiano. Através de uma metodologia ativa e participativa, os alunos poderão explorar de maneira prática e divertida o universo da escrita e da leitura, ampliando seu conhecimento sobre a língua portuguesa e desenvolvendo habilidades essenciais de comunicação.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto
  • Formação de palavras
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Criatividade na composição de palavras
  • Compreensão da função e significado das palavras

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), uma abordagem ativa que incentiva os alunos a aprenderem fazendo. Ao longo da atividade, os estudantes serão organizados em grupos e motivados a explorar de forma criativa e cooperativa o desafio proposto, combinando letras para formar palavras. O papel do educador é fundamental, agindo como facilitador, oferecendo suporte e orientação necessários para que o aprendizado ocorra de forma significativa e produtiva.

  • Caça às letras escondidas na sala
  • Formação de grupos para o desafio de constituição de palavras
  • Discussão coletiva sobre as palavras formadas
  • Orientação e supervisão do professor durante toda a atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 120 minutos cada, totalizando 4 horas. Na primeira aula, será realizada a caça às letras e o início da formação de palavras nos grupos. Na segunda aula, os grupos continuarão a atividade de formação de palavras e, após a conclusão, será realizada a discussão coletiva sobre as palavras formadas.

  • Aula 1: Caça às letras e início da formação de palavras - 120 minutos
  • Aula 2: Conclusão da formação de palavras e discussão coletiva - 120 minutos

Avaliação

A avaliação da atividade 'De Letra em Letra Construímos Palavras!' será contínua e formativa, observando a participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todo o processo. Serão considerados aspectos como a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade na formação de palavras, a compreensão e aplicação correta das letras e sílabas, bem como a participação nas discussões coletivas sobre o significado e pronúncia das palavras formadas. Exemplos de contribuições individuais e coletivas serão valorizados, buscando-se reconhecer o progresso e a aprendizagem significativa de cada aluno ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem letras do alfabeto em materiais diversos (papel, cartolina, feltro, etc.), espaços na sala de aula adequados para esconder as letras e favorecer a caça, além de quadro branco ou flip chart para anotação das palavras formadas pelos grupos. Será essencial o uso de recursos visuais e auditivos para a discussão das palavras, possibilitando uma melhor compreensão dos significados e pronúncias.

  • Letras do alfabeto em diversos materiais
  • Espaço adequado na sala de aula
  • Quadro branco ou flip chart
  • Recursos visuais e auditivos para discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo