Desenhistas de Sons

Desenvolvida por: Tereza… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sistema de Escrita Alfabética

A atividade 'Desenhistas de Sons' é projetada para introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao sistema de escrita alfabética, por meio de uma abordagem lúdica e interativa. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os estudantes serão incentivados a ouvir atentamente as palavras pronunciadas pelo educador e, em seguida, 'desenhar' essas palavras usando as letras do alfabeto, conforme entendem ser a forma correta baseando-se na sonoridade da fala. Este exercício prático visa facilitar a compreensão da natureza fonética da língua e a representação escrita dos sons. Após o momento de escrita, haverá uma discussão coletiva guiada pelo professor sobre as diferentes tentativas de escrita, abordando os acertos, as dificuldades encontradas pelos alunos, e esclarecendo dúvidas sobre a estrutura alfabética e a correlação som-letra. Este processo de reflexão e correção conjunta é fundamental para internalizar o conhecimento sobre o sistema de escrita alfabética, promovendo, assim, uma base sólida para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde possam explorar e compreender a ligação entre sons e sua representação gráfica no sistema de escrita alfabética. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer e diferenciar as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, compreender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, e começar a segmentar palavras ouvidas em suas sílabas constituintes. Através da prática de 'desenhar' palavras e da reflexão guiada, os alunos desenvolverão habilidades fundamentais para a alfabetização, ao mesmo tempo em que se engajam ativamente no processo de aprendizagem.

  • Reconhecer e diferenciar as letras do alfabeto.
  • Compreender a natureza fonética da língua e a representação escrita dos sons.
  • Desenvolver habilidades iniciais de segmentação silábica.
  • Fomentar a reflexão sobre a estrutura alfabética da língua.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Desenhistas de Sons' inclui o reconhecimento das letras do alfabeto, a compreensão do sistema de escrita alfabética como representação fonética e a introdução à segmentação silábica. Ao participar desta atividade, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos prévios sobre as letras e seus sons, e expandir sua compreensão sobre como as palavras são construídas e representadas graficamente. Através da prática e da discussão reflexiva, os alunos irão internalizar conceitos fundamentais para o processo de alfabetização, preparando-os para os desafios subsequentes de leitura e escrita.

  • Letras do alfabeto
  • Sistema de escrita alfabética
  • Representação dos sons da fala
  • Segmentação silábica

Metodologia

Adotando a Aprendizagem Baseada em Jogos como metodologia, a atividade 'Desenhistas de Sons' promove uma abordagem ativa e participativa dos alunos. Inicialmente, os estudantes ouvirão as palavras ditadas pelo professor e tentarão 'desenhá-las' utilizando letras do alfabeto. Esta etapa inicial estimula a atenção, percepção auditiva e a associação fonética. Após a tentativa de escrita, o professor conduzirá uma discussão coletiva sobre as escolhas feitas pelos alunos, esclarecendo dúvidas, e realçando aspectos importantes da ligação som-letra. Esta metodologia fomenta a construção coletiva do conhecimento, permitindo que os alunos aprendam uns com os outros e reflitam sobre sua própria aprendizagem.

  • Escuta ativa e reprodução através da escrita
  • Discussão guiada e coletiva
  • Correção e reflexão conjunta sobre os erros

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de cinco aulas, com a duração total de 5 horas. Cada aula tem a duração de 60 minutos, sendo dividida em duas partes principais: a tentativa de escrita das palavras ditadas e a discussão coletiva sobre o processo. Este cronograma permite um equilíbrio entre prática e reflexão, dando aos alunos a oportunidade de aplicar, rever e consolidar seu aprendizado ao longo da semana.

  • Aula 1: Introdução ao sistema de escrita alfabética e primeira rodada de escrita.
  • Aula 2: Reflexão sobre as tentativas da aula anterior e nova rodada de escrita.
  • Aula 3: Discussão sobre a segmentação silábica e tentativas de escrita focadas em sílabas.
  • Aula 4: Reflexão coletiva sobre os avanços e dificuldades identificados.
  • Aula 5: Rodada final de escrita e recapitulação dos conceitos aprendidos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Desenhistas de Sons' enfocará o engajamento dos alunos com o processo de aprendizagem, sua capacidade de reflexão e aplicação dos conceitos discutidos. Consideraremos a participação ativa, a melhora na capacidade de representação escrita dos sons e a compreensão demonstrada durante as discussões coletivas. Será dada ênfase ao progresso individual do aluno, em vez de uma avaliação comparativa. A observação direta, registros de participação, e as reflexões orais e escritas dos alunos servirão como principais instrumentos de avaliação, permitindo uma visão holística do desenvolvimento de cada estudante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Desenhistas de Sons', serão necessários recursos simples e acessíveis. Lousa e giz, ou quadro branco e marcadores, são essenciais para o registro coletivo durante as discussões. Cada aluno precisará de papel e lápis para as tentativas de escrita. Recursos adicionais como cartazes com o alfabeto visível para todos os alunos durante a aula podem auxiliar no processo de aprendizado, especialmente para aqueles que estão em estágios iniciais da alfabetização.

  • Lousa e giz ou quadro branco e marcadores
  • Papel e lápis para cada aluno
  • Cartazes com o alfabeto

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo