Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental transformam-se em pequenos detetives em busca de pistas sonoras. Recebendo cartões com imagens, os estudantes são desafiados a explorar a sala de aula em grupos para encontrar objetos ou imagens que compartilhem sons de sílabas iniciais semelhantes aos dos cartões. Essa procura por semelhanças sonoras objetiva estimular a escuta atenta, a identificação de padrões na fala e a observação das sílabas. Após a escolha dos objetos, os grupos discutem suas escolhas e comparam as palavras, promovendo uma rica troca sobre as similaridades e diferenças entre os sons. Essa dinâmica introduz os alunos ao conceito de aliteração, aguça sua percepção auditiva e fortalece a base para a aprendizagem da leitura e escrita, alinhando-se às habilidades de Língua Portuguesa propostas pela BNCC.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos de escutar atentamente e reconhecer os sons das sílabas iniciais, essencial para a alfabetização. Pretende-se, através de uma metodologia ativa e lúdica, estimular a comparação entre palavras e a reflexão sobre a constituição sonora das sílabas. Além dis mso, essa atividade busca fomentar o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação ao discutirem suas escolhas e observações.
A atividade insere-se no estudo da consciência fonológica, um componente essencial da alfabetização que envolve o reconhecimento e manipulação dos sons da fala. Trabalha especificamente com a identificação de sílabas iniciais semelhantes, promovendo habilidades de escuta, análise e comparação sonora.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade propõe uma abordagem ativa onde os alunos, em grupos, assumem papeis de detetives. Esse contexto lúdico favorece a motivação e a participação ativa, promovendo uma aprendizagem significativa pelo engajamento na solução de desafios e na construção coletiva do conhecimento.
Dividida em 9.6 aulas de 50 minutos, essa atividade começa com a explanação dos conceitos e entrega dos materiais. Nas aulas subsequentes, os alunos realizam a busca dos objetos, seguida de discussões em grupo, culminando em uma reflexão coletiva sobre o que aprenderam.
A avaliação acontecerá de forma contínua e formativa, observando a participação ativa dos alunos, sua capacidade de escuta atenta e a qualidade das interações e argumentações durante as discussões em grupo. Será dada atenção especial à habilidade de identificar as semelhanças sonoras e a efetividade em trabalhar em equipe. A conclusão e reflexão conjunta proporcionará espaço para autoavaliação e feedback do professor, fortalecendo o processo de aprendizagem.
Para a realização desta atividade são necessários cartões com imagens de objetos que podem ser encontrados dentro da sala de aula, variando as sílabas iniciais. Também é de grande valia a utilização de um ambiente preparado que estimule a exploração, além de materiais para registro das descobertas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula