Diário da Primavera

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos sobre a primavera

A atividade 'Diário da Primavera' tem como finalidade estimular as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental a expressarem suas impressões sobre a primavera, através de um diário ilustrado. Essa prática visa integrar as habilidades de escrita e ilustração, desenvolvendo a capacidade de observação e expressão pessoal dos alunos. Inicialmente, serão apresentados exemplo de diário contendo tanto desenhos quanto textos simples, servindo como norte para que as crianças possam iniciar suas produções. Durante o desenvolvimento das atividades, será proporcionada orientação no uso correto das palavras e estruturas frasais, promovendo um entendimento mais profundo e o uso criativo da língua. Ao final da atividade, será promovido um momento de compartilhamento, onde cada aluno terá oportunidade de apresentar suas páginas favoritas, incentivando a interação, a troca de ideias e a valorização do trabalho coletivo em sala de aula, o que também trabalhará habilidades socioemocionais, como respeito e empatia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para essa atividade buscam promover o respeito à individualidade de cada estudante, incentivando-os a observar e relatar suas percepções da primavera. Espera-se que os alunos desenvolvam sua capacidade de escrita e leitura, ao relacionarem suas experiências à linguagem escrita. A atividade está desenhada para encorajar a descoberta e a apreciação das nuances da língua, integrando a execução de tarefas práticas de escrita e desenho, ajustadas à realidade cognitiva e social dos alunos. A ênfase está no desenvolvimento harmonioso destas habilidades, adequadas ao contexto dos alunos do primeiro ano.

  • Desenvolver a capacidade de observação e registro das mudanças ambientais associadas à primavera.
  • Estimular a expressão escrita e ilustrativa, adaptando-se à habilidade dos alunos para transmitir suas ideias através de palavras e imagens.
  • Fomentar as habilidades socioemocionais como empatia e respeito através do compartilhamento de suas criações com os colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será organizado para englobar a temática da primavera, explorando a riqueza desse tema através de textos simples, encourajando a tradução dessas percepções em desenhos. Essa abordagem não apenas estimula o engajamento dos alunos com a estação, mas também facilita a aquisição de habilidades linguísticas e expressivas em um contexto integrador, potencializando um aprendizado contextualizado e enriquecedor. O enfoque pedagógico busca criar um ambiente onde o aprendizado é visto como um processo naturalmente estimulante, fazendo com que o conteúdo se relacione diretamente com a vivência dos alunos.

  • Introdução aos conceitos e características da primavera.
  • Práticas de escrita e leitura de textos curtos.
  • Desenvolvimento de habilidades de ilustração e expressão pessoal.

Metodologia

A metodologia será centrada na interação entre os alunos e entre os alunos e suas experiências do cotidiano, aproveitando uma abordagem prática para consolidar o aprendizado. Professores atuarão como facilitadores, orientando e motivando os estudantes a explorarem seus sentimentos e pensamentos através da escrita e da arte. As instruções e exemplos modelados terão um papel central, garantindo que a transição do reconhecimento à execução aconteça de modo fluido e natural. A diversidade de abordagens metodológicas intensificará a personalização do aprendizado, respeitando o ritmo e o nível de cada aluno.

  • Apresentação de exemplos de diários ilustrados.
  • Orientação individual no processo de escrita e ilustração.
  • Atividade prática com feedback e ajuste contínuos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das atividades está planejado para se desdobrar em quatro encontros de 30 minutos, desenhados para maximizar o tempo das crianças dedicando atenção a pequenas conquistas diárias que se consolidarão ao final do ciclo. A estrutura das aulas foi criada de modo a permitir uma evolução gradual do envolvimento dos alunos com a temática, assegurando tempo suficiente para as reflexões e ajustes necessários durante o processo.

  • Aula 1: Introdução ao tema e apresentação de exemplos de diários ilustrados.
  • Momento 1: Boas-vindas e Introdução ao Tema Primavera (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula acolhendo os alunos e apresentando brevemente o tema da primavera. Utilize perguntas como 'O que vocês já sabem sobre a primavera?' ou 'Quais são as suas flores e cores favoritas nesta estação?' para ativar o conhecimento prévio dos alunos. É importante que você anime os alunos para participarem ativamente. Observe se todos estão entendendo o tema e forneça estímulos visuais, como imagens de flores e árvores.

    Momento 2: Apresentação de Exemplos de Diários Ilustrados (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente exemplos de diários ilustrados, enfatizando como diferentes pessoas utilizam desenhos e palavras para expressar suas experiências e observações. Faça uma leitura em voz alta das frases curtas, mostrando as ilustrações correspondentes. Permita que os alunos folheiem os exemplos para tocar e ver de perto. Permita que as crianças façam comentários e perguntas, incentivando um ambiente de confiança para expressarem suas opiniões. Ofereça apoio às crianças que necessitem de ajuda para entender o conceito.

    Momento 3: Discussão Coletiva sobre Impressões e Ideias (Estimativa: 10 minutos)
    Incentive uma discussão entre as crianças sobre o que observaram nos exemplos e como imaginam seu próprio diário da primavera. Pergunte 'Que tipo de coisas vocês gostariam de escrever ou desenhar no diário?' e 'Por que isso é importante para vocês?'. Este será um momento para estimular a criatividade e a personalização das ideias. Guie a conversa para que todos possam compartilhar suas ideias. Avalie o envolvimento dos alunos observando suas expressões, comentários e disposição para participar.

    Momento 4: Explicação sobre a Atividade Próxima (Estimativa: 5 minutos)
    Explique brevemente o que será feito na próxima aula para que eles possam se preparar, falando sobre como eles começarão a escrever e desenhar suas próprias páginas de diário. Diga que na próxima aula eles farão as primeiras anotações e desenhos sobre a primavera. Pergunte se há alguma dúvida e finalize reforçando a expectativa para a próxima aula. Ofereça pequenos elogios e encorajamentos para criar um ambiente positivo para o aprendizado futuro.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere usar materiais visuais e táteis, como folhas verdadeiras ou objetos naturais, para ajudar todos os alunos, especialmente aqueles que podem ter dificuldades auditivas ou de interpretação. Ao apresentar exemplos de diários, permita que alunos com diferentes necessidades se aproximem e toquem nos materiais. Durante as discussões, use uma linguagem clara e ajude aquelas crianças que poderiam precisar de mais tempo para formular suas respostas. Ofereça atenção individual quando necessário para garantir que todos os alunos compreendam o conteúdo e se sintam incluídos na discussão.

  • Aula 2: Desenvolvimento inicial das anotações e ilustrações pessoais sobre a primavera.
  • Momento 1: Relembrando o Tema da Primavera (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula relembrando o tema da primavera com os alunos. Faça perguntas para revisitar o que foi discutido na aula anterior, como 'O que você mais gostou nos diários ilustrados?' ou 'Quais são suas flores favoritas?'. É importante que os alunos sintam-se confiantes sobre o que aprenderam anteriormente. Use imagens ou pequenos objetos representativos da primavera para renovar o entusiasmo.

    Momento 2: Explicação das Atividades Pessoais (Estimativa: 5 minutos)
    Explique que agora cada aluno começará a criar suas próprias anotações e ilustrações sobre a primavera. Diga que eles podem escolher o que gostariam de desenhar ou escrever, lembrando-se das discussões e exemplos anteriores. Garanta que os alunos compreendam que podem expressar livremente suas ideias e que não existe certo ou errado na expressão criativa.

    Momento 3: Desenvolvimento Individual de Anotações e Ilustrações (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos distribuam o material (papéis, lápis de cor, etc.) e iniciem suas criações. Caminhe pela sala oferecendo suporte, respondendo perguntas e incentivando cada um a explorar suas ideias. É importante que você observe as diferentes abordagens dos alunos e ofereça palavras de incentivo para os que possam estar hesitantes. Se necessário, auxilie com sugestões, como 'Que tal desenhar sua flor favorita?' ou 'Pode escrever algo curto sobre o que sente ao ver as flores desabrochando'. Avalie o progresso dos alunos fazendo observações positivas e documentando o empenho de cada um em seus processos individuais.

    Momento 4: Revisão e Compartilhamento Breve (Estimativa: 5 minutos)
    Encaminhe os alunos para um momento de breve compartilhamento. Peça para alguns voluntários que desejem mostrar suas ilustrações ou lerem suas anotações. Garanta que todos saiam com um sentimento de realização e pertencimento ao reconhecer o trabalho dos colegas. Faça observações positivas para cada um que compartilhar e permita que os alunos demonstrem respeito pelo trabalho dos outros.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere a possibilidade de utilizar materiais sensoriais, como folhas secas ou florais, que alunos com diferentes habilidades possam cheirar ou tocar. Durante a explicação, use uma linguagem clara e dê instruções simples e objetivas. Permita que alunos que precisem de ajuda individual tenham mais tempo e atenção à medida que desenvolvem suas ilustrações e anotações, incentivando a colaboração entre pares onde apropriado. Garanta que todos os materiais estejam acessíveis a cada aluno na sala de aula.

  • Aula 3: Revisão guiada do conteúdo e sugestões de aprimoramento.
  • Momento 1: Revisão Coletiva das Anotações e Ilustrações (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula pedindo aos alunos que revisem suas anotações e ilustrações sobre a primavera. Proponha que, em um círculo, compartilhem brevemente suas ideias e o que acharam mais interessante. É importante que você reforce a ideia de que todos têm algo a ensinar e aprender com os colegas. Observe quais alunos estão mais seguros ou hesitantes e ofereça apoio a esses alunos tímidos para garantir sua participação.

    Momento 2: Sugestão de Aprimoramento Individual (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que cada aluno passe um tempo revisando seu próprio trabalho com um olhar crítico, estimulando a autoavaliação. Forneça pequenas dicas sobre como eles poderiam melhorar suas anotações ou desenhos. Sugira que pensem em adicionar detalhes aos desenhos ou usar palavras novas que aprenderam. Caminhe pela sala oferecendo orientações personalizadas e reforçando positivamente suas descobertas e esforços. Incentive-os a fazer pequenas alterações ou adições que aprimorem suas produções.

    Momento 3: Feedback Construtivo Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna novamente os alunos e conduza uma conversa amigável e respeitosa onde cada um tenha a oportunidade de expressar o que melhorou em seu trabalho e como se sentiu. Peça que façam comentários positivos sobre o trabalho de um colega, promovendo um ambiente de apoio e respeito. Conduza a discussão de maneira que todos se sintam seguros para falar e ouvir, assegurando-se de que nenhum aluno seja deixado de lado. É importante que você modele feedback construtivo para que os alunos saibam como oferecer críticas saudáveis e respeitosas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos sejam envolvidos durante o compartilhamento coletivo inicial. Use materiais de apoio, como cartões com palavras ou imagens, para ajudar na revisão individual, especialmente para aqueles que possam precisar de estímulos visuais adicionais. Durante o momento de feedback coletivo, assegure-se de que todos tenham a chance de falar. Tente usar uma linguagem e tom de voz que sejam claros e acessíveis, sem pressa, para garantir que todos compreendam. Ofereça suporte adicional para qualquer aluno que demonstrar necessidade de ajuda para estruturar seu feedback, incentivando o apoio entre os alunos com pares estratégicos.

  • Aula 4: Momento de compartilhamento e reflexão das produções individuais.
  • Momento 1: Retomada e Preparação para Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula acolhendo os alunos e reveja brevemente as atividades anteriores, destacando a importância de compartilhar suas produções com os colegas. Explique como o compartilhamento pode ajudar a entender diferentes perspectivas e gerar novas ideias. É importante que você estabeleça um ambiente acolhedor e de respeito, lembrando a todos sobre o valor do trabalho de cada um. Prepare os alunos para o momento de compartilhamento certificando-se de que todos saibam escutar atentamente e fazer comentários gentis.

    Momento 2: Compartilhamento das Produções (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos se preparem para apresentar suas páginas favoritas do diário da primavera. Chame os voluntários ou siga uma ordem que permita a todos participarem. É importante que você modele como dar feedback positivo, ressaltando um aspecto singular de cada trabalho apresentado. Incentive os alunos a fazerem perguntas ou comentários respeitosos sobre as produções dos colegas. Observe e faça anotações sobre a participação de cada aluno, reforçando os aspectos positivos.

    Momento 3: Reflexão Coletiva e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos para uma discussão final sobre o que aprenderam e como se sentiram ao compartilhar. Pergunte 'O que vocês acharam mais interessante nas produções dos colegas?' e 'Como vocês se sentiram ao apresentar seu trabalho?'. Incentive os alunos a refletirem sobre a experiência de ouvir e ser ouvido. É importante que todos saiam com um sentimento de comunidade e valorização do esforço individual. Finalize reforçando a importância de cada voz e cada perspectiva, proporcionando um fechamento positivo para as atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas produções, oferecendo suporte adicional se necessário. Use uma linguagem clara e gestos acolhedores para incentivar a participação, especialmente para aqueles que possam ser mais tímidos ou hesitantes. Empregue materiais visuais adicionais para ajudar na compreensão, como ilustrações ou cartões. Garanta que os feedbacks sejam estruturados de maneira acessível, e estimule os alunos a darem feedbacks respeitosos e construtivos, incentivando pares a trabalharem juntos onde necessário. Promova uma atmosfera inclusiva entendendo e respeitando os diferentes ritmos e formas de expressão de cada aluno.

Avaliação

A avaliação será focada em reconhecer e valorizar o processo de aprendizado e não apenas o resultado final. Será implementada uma abordagem formativa, promovida através de observação contínua e comentários positivos durante todas as etapas da atividade. Este método permitirá ao professor identificar as dificuldades e conquistas específicas de cada aluno. Haverá a inclusão de autoavaliações onde os alunos refletirão sobre suas próprias produções e compartilharão como se sentem em relação ao seu progresso. A soma dessas estratégias de avaliação proporciona um quadro abrangente do desenvolvimento do aluno, alinhando-se consistentemente com os objetivos de aprendizagem estabelecidos.

  • Observação contínua e feedback positivo.
  • Autoavaliação dos alunos quanto ao seu progresso.
  • Compartilhamento e reflexão coletiva dos diários.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluem materiais básicos presentes no cotidiano escolar, como papel, lápis de cor e canetinhas, facilitando e fomentando a criatividade sem a necessidade de recursos tecnológicos. O investimento pedagógico está em criar um ambiente que incentiva a exploração e curiosidade com recursos acessíveis e sustentáveis, garantindo que todos os alunos tenham as ferramentas necessárias para expressar suas ideias e sentimentos.

  • Papéis para diários.
  • Lápis de cor, giz de cera e canetinhas.
  • Exemplos de diários ilustrados.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que ensinar é uma tarefa repleta de desafios diários, mas é fundamental considerar a inclusão e a acessibilidade para todos os alunos. No caso desta atividade, recomendamos que o professor esteja atento ao suporte individual, caso necessário, personalizando e ajustando instruções ao ritmo de aprendizado de cada criança. Incentivar a participação em duplas ou pequenos grupos é uma maneira eficaz de promover a inclusão e garantir que cada aluno sinta-se parte do processo, aprendendo com e através dos outros. Proporcionar um ambiente acolhedor e respeitoso é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Acompanhamento individualizado das atividades.
  • Trabalho em duplas ou grupos para promover inclusão.
  • Ambiente de sala de aula acolhedor e respeitoso.

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