Exploradores de Rimas

Desenvolvida por: Wendy … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura Infantil e Oralidade

A atividade 'Exploradores de Rimas' é uma proposta lúdica e interativa que visa estimular o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita criativa dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Durante a execução, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão uma coletânea de parlendas, quadras e quadrinhas populares. O objetivo é explorar as rimas presentes nesses textos, identificando palavras que rimam e, posteriormente, criando novas linhas que mantenham a rima com as originais. Esta atividade não só reforça a compreensão da estrutura rimática, mas também encoraja a criatividade ao incentivar os alunos a modificarem e ampliarem os textos originais de forma inventiva. Ao final da atividade, cada grupo terá a oportunidade de recitar a versão modificada dos textos para toda a turma, praticando a entonação, uso adequado da voz e clara articulação das palavras de maneira ritmada, proporcionando um ambiente de aprendizagem colaborativo e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos principais da atividade 'Exploradores de Rimas' concentram-se em desenvolver a habilidade de leitura e compreensão textual através do jogo lúdico com as palavras, explorando sua sonoridade e ritmo. Além disso, busca-se fomentar a capacidade dos alunos em expressarem-se oralmente com clareza e confiança, utilizando a entonação apropriada e praticando a articulação das palavras. A atividade procura também estimular a criatividade e inventividade dos estudantes ao desafiá-los a criar novos versos que rimem com os originais, ampliando assim sua compreensão sobre a estrutura poética e as possibilidades da língua.

  • Desenvolver habilidades de leitura e identificação de rimas
  • Praticar a habilidade de expressão oral com clareza e entonação apropriada
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de novos versos que rimem
  • Fomentar competências de trabalho em equipe e colaboração

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Conteúdo Programático

A abordagem deste plano de aula incide sobre elementos fundamentais da literatura infantil, concentrando-se nas parlendas, quadras, e quadrinhas como recursos primordiais para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita criativa dos alunos. Além disso, a atividade incorpora a prática de elementos poéticos, como a rima e o ritmo, facilitando a compreensão dos estudantes sobre estruturas textuais e poéticas de maneira intuitiva e lúdica.

  • Leitura e interpretação de textos rimados
  • Identificação e criação de rimas
  • Expressão oral e prática da declamação
  • Colaboração e trabalho em equipe

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade propõe uma imersão prática e criativa no universo da literatura e da poesia. Os grupos de alunos terão a oportunidade de explorar os textos de forma colaborativa, discutindo e compartilhando ideias para a criação de novas linhas que rimem com as originais. A metodologia incentiva a autonomia dos alunos enquanto eles navegam pelo processo de aprendizagem, fomentando habilidades essenciais como colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Entrega da coletânea de textos rimados para cada grupo
  • Discussão em grupo para identificação de rimas e criação de novos versos
  • Preparação e apresentação dos textos modificados para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, divididos em grupos e começarão a exploração dos textos. Na segunda aula, os grupos finalizarão a criação de seus textos modificados e farão a apresentação para a turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da exploração dos textos
  • Aula 2: Finalização dos textos modificados e apresentação para a turma

Avaliação

A avaliação será qualitativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Observar-se-á a capacidade de leitura e compreensão dos textos originais, a criatividade e originalidade nas criações das novas rimas, a colaboração entre os membros do grupo durante o processo criativo, e a clareza, entonação e ritmo durante as apresentações orais. Será dada uma atenção especial à capacidade dos alunos de se expressarem com claro entendimento das rimas e jogos de palavras, assim como à eficácia em comunicar suas ideias criativas de forma coesa e coerente durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como cópias das parlendas, quadras e quadrinhas, papel e lápis para anotações durante a fase de criação. A utilização de um espaço amplo que acomode a divisão da turma em pequenos grupos facilitará a dinâmica de trabalho e a posterior apresentação dos trabalhos.

  • Coletânea de parlendas, quadras e quadrinhas
  • Papel e lápis para anotações e criação dos novos versos
  • Espaço amplo para facilitar o trabalho em grupo e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo