Histórias em Movimento

Desenvolvida por: Aleici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita (compartilhada e autônoma)

A atividade 'Histórias em Movimento' é destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de introduzir e aprofundar a compreensão sobre a escrita como representação dos sons da fala. Ao longo de quatro aulas, os alunos participarão de atividades que estimulam a formação de frases a partir de sílabas, ouvirão histórias em uma saída de campo e confeccionarão um livro coletivo. Através destas práticas, busca-se desenvolver não apenas habilidades de escrita e leitura, mas também sociais, como a espera por sua vez de falar e o trabalho colaborativo. Especial atenção é dada à inclusão de alunos com transtorno do espectro autista, garantindo suporte adequado e oportunidades de interação e participação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em promover o reconhecimento do sistema alfabético e a habilidade de conectar sílabas para formar palavras, enquanto se estimula a criatividade na criação de histórias coletivas. Essa proposta aproveita o potencial do trabalho colaborativo para reforçar o sentido de pertencimento e a valorização da contribuição individual de cada aluno, apoiando o desenvolvimento socioemocional.

  • Reconhecer letras e formar palavras simples
  • Seguir instruções para formar frases
  • Colaborar em atividades coletivas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade fomenta um ambiente lúdico e interativo em que os alunos são incentivados a explorar letras e sons através de jogos, leitura e criação. Valorizando o protagonismo infantil, as práticas planejadas visam conectar a teoria da escrita com a prática em contextos reais, como a saída de campo, permitindo aos alunos explorarem como a linguagem é utilizada em diferentes meios. Este contato com diferentes formas de comunicação solidifica a compreensão e aplicabilidade dos conteúdos estudados.

  • Introdução ao alfabeto e sua relação com sons
  • Atividades lúdicas de segmentação silábica
  • Criação de narrativas coletivas

Metodologia

A metodologia adotada visa envolver os alunos de modo contínuo e dinâmico, utilizando metodologias ativas como aprendizagem baseada em jogos e atividades experimentais. Sem o uso de tecnologias digitais, a ênfase será no uso de interação social e recursos físicos, como cartazes e materiais artesanais para a criação do livro. Esta abordagem prática permite atender diversas necessidades de aprendizagem e estilos dos alunos, salientando a importância de atividades mãos-na-massa como ferramenta eficaz de ensino.

  • Aula expositiva para introdução
  • Jogos interativos de formação de frases
  • Saída de campo para observação de comunicação
  • Confecção de livro de histórias coletivas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de aulas foi pensado para ser progressivo e iterativo, começando com a introdução teórica das letras e sons e avançando para a aplicação prática e criativa dos conhecimentos adquiridos. Cada etapa prepara o aluno para a próxima, culminando em um projeto que reflete o que foi aprendido. Esta progressão respeita o tempo necessário para assimilação dos conceitos e promove um aprendizado integral e significativo, intercalando abordagens teóricas e práticas.

  • Aula 1: Introdução às letras e sons - Exposição sobre alfabeto e segmentação
  • Momento 1: Boas-vindas e introdução ao alfabeto (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com uma rápida saudação e introdução ao tema do dia: o alfabeto e seus sons. Utilize o alfabeto visual exposto na sala para tornar a apresentação mais interativa. Apresente apenas algumas letras iniciais e solicite que os alunos repitam os sons. É importante que todos participem e ouçam atentamente seus colegas.

    Momento 2: Atividade de Reconhecimento de Letras (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua cartões com letras para os alunos e instruções de jogo onde devem, em duplas, ajudar um ao outro a identificar e pronunciar corretamente o som da letra. Percorra a sala dando suporte aos alunos que apresentarem dificuldades e observe o engajamento e participaçãp de cada um. Avalie se eles conseguem pronunciar os sons corretamente e se já estão reconhecendo as letras pelas formas.

    Momento 3: Segmentação Silábica com Música (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que eles explorem a segmentação silábica através de músicas infantis conhecidas. Cante junto com eles, batendo palmas a cada sílaba pronunciada. Promova a prática de contar sílabas e incentive que façam em grupo. É importante avaliar o ritmo e se o entendimento das sílabas está coerente.

    Momento 4: Criando Palavra Mágicas (Estimativa: 40 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua cartões com sílabas para que formem palavras conhecidas (como nomes de frutas ou objetos do cotidiano escolar). Oriente-os a colaborar e discutir entre si a melhor combinação de sílabas para formar as palavras corretas. Conclua com uma rápida avaliação oral perguntando o que aprenderam no dia e como se sentiram realizando as atividades.

  • Aula 2: Jogos de formação de frases - Aprendizagem baseada em jogos
  • Momento 1: Apresentação dos Jogos de Frases (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles participarão de jogos divertidos para praticar a formação de frases. Utilize exemplos simples no quadro para mostrar como palavras podem se combinar para formar frases. Permita que os alunos compartilhem o que já sabem sobre frases. É importante que todos se sintam à vontade para fazer perguntas e contribuir com ideias.

    Momento 2: Jogo de Formação de Frases com Cartões (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua cartões com palavras a cada aluno e explique que eles precisarão formar frases corretamente ao juntar as palavras. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Durante o jogo, observe como as crianças interagem e incentivam-se mutuamente para formar frases. Ofereça apoio para aqueles que enfrentarem dificuldades e celebre cada frase bem-sucedida. Avalie se os alunos conseguem identificar o sujeito e o predicado nas frases formadas.

    Momento 3: Jogo de Charadas de Frases (Estimativa: 30 minutos)
    Organize um jogo de charadas onde cada grupo escolhe uma frase para atuar, enquanto o restante da turma tenta adivinhar a frase que está sendo encenada. Incentive o trabalho em equipe e a criatividade. Oriente os alunos para ajudarem os colegas com dicas se necessário. Observe se eles conseguem usar a mímica de forma eficaz para representar as frases. Ao final, discuta com a turma o que podemos identificar como elementos-chave em suas frases.

    Momento 4: Reflexão e Avaliação (Estimativa: 40 minutos)
    Conclua a aula com uma reflexão em grupo sobre as atividades realizadas. Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre frases e como se sentiram jogando com os colegas. Faça uma avaliação oral das dificuldades e facilidades que os estudantes enfrentaram durante os jogos. Proponha que eles completem uma atividade de síntese, onde cada um escreve uma frase que aprendeu a formar durante a aula. Observe a capacidade dos alunos em transpor o aprendizado dos jogos para a escrita individual.

  • Aula 3: Saída de campo - Observação de sinais de comunicação
  • Momento 1: Preparação para a Saída de Campo (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna os alunos na sala de aula e explique que hoje eles sairão para observar sinais de comunicação no ambiente. Destaque a importância de seguir as regras de segurança e lembrar de esperar a vez de falar. Explique quais tipos de sinais eles devem observar, como placas, sinais de trânsito e a comunicação entre pessoas.

    Momento 2: Caminhada e Observação (Estimativa: 40 minutos)
    Conduza a turma para fora da escola e incentive-os a observar atentamente. Faça paradas estratégicas para que apontem e discutam os sinais de comunicação que encontram, como placas de Pare e gestos de pedestres. Faça perguntas como: O que essa placa está dizendo? ou Como aquelas pessoas estão se comunicando sem palavras?. Permita que façam anotações simples ou desenhos dos sinais de comunicação que considerarem mais interessantes.

    Momento 3: Discussão em Grupo sobre a Observação (Estimativa: 30 minutos)
    Ao retornarem para a sala, organize uma roda de conversa para discutir as observações feitas. Deixe que os alunos compartilhem o que mais chamou a atenção deles. Incentive que trabalhem as habilidades de escuta e expressão, respeitando o turno de fala de cada um. Anote no quadro as ideias principais para que todos possam visualizá-las.

    Momento 4: Construindo um Cartaz Coletivo (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente os alunos a usarem seus registros e desenhos para criar um cartaz coletivo sobre sinais de comunicação. Divida a turma em grupos e distribua materiais de colagem, pedindo para que cada grupo foque em um tipo de sinal de comunicação. No final, exiba os cartazes na sala e faça uma breve avaliação oral sobre o aprendizado e experiências durante a saída.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ao conduzir a saída de campo, assegure-se de fornecer suporte individualizado aos alunos com transtorno do espectro autista, permitindo que explorem o ambiente em seu próprio ritmo. Ofereça um folheto com imagens dos sinais que serão observados, ajudando a orientá-los sobre o que procurar. Incentive envolvê-los nas discussões de grupo, respeitando seu tempo e modo de comunicação. No momento da criação do cartaz, certifique-se de que haja um papel claro de participação para todos os alunos, podendo envolver tarefas de colagem ou assistência na organização de ideias.

  • Aula 4: Criação do livro coletivo - Atividade mão-na-massa
  • Momento 1: Introdução à Criação do Livro Coletivo (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula explicando o projeto do dia: a criação de um livro coletivo. Apresente a ideia de contar uma história coletiva, onde cada aluno contribuirá com uma página com texto e ilustrações. Destaque a importância de colaboração e criatividade. Faça um levantamento rápido sobre possíveis histórias ou temas que a turma gostaria de abordar e anotá-los no quadro para referência.

    Momento 2: Planejamento das Páginas do Livro (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em grupos menores e atribua a cada grupo a responsabilidade por uma parte da história (início, meio, ou fim). Oriente-os a decidir em conjunto o que sua página irá conter, sugerindo ideias de frases e desenhos. Passe pelos grupos garantindo que todos tenham uma tarefa clara e que o tema da história seja coerente. É importante que todos participem na formulação das frases e ideias de ilustração.

    Momento 3: Produção das Páginas do Livro (Estimativa: 40 minutos)
    Evite a passividade e incentive que os alunos comecem a colocar suas ideias em papel. Distribua papel, lápis de cor, canetinhas e qualquer material de artesanato disponível para que possam trabalhar nas ilustrações e escrita das frases. Permita que cada grupo se expresse de maneira única e ofereça assistência quando necessário. Observe se estão utilizando corretamente as ferramentas de escrita e desenho e se estão colaborando efetivamente.

    Momento 4: Montagem do Livro e Compartilhamento (Estimativa: 30 minutos)
    Acompanhe o processo de montagem das páginas em um livro coletivo. Ajude os alunos a decidir a melhor forma de organizar as páginas e explique que a capa do livro também será feita coletivamente pelos grupos. Após a montagem, promova uma sessão de leitura onde cada grupo apresenta sua parte da história para a turma. Faça uma breve reflexão sobre a experiência de trabalhar coletivamente e valorizar as contribuições de cada um.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com transtorno do espectro autista, ofereça suporte visual, como esquemas ou listas de passos, para ajudar a entender cada momento da atividade. Considere fornecer roteiros com imagens para explicar o conceito de início, meio e fim da história. Durante as atividades em grupo, esteja atento para garantir que eles tenham a oportunidade de participar e se sentir confortáveis dentro do grupo, permitindo que contribuam de maneira que lhes seja mais natural. Ajuste as expectativas conforme necessário, focando mais no processo de envolvimento do que no resultado final perfeito, e elogie as contribuições únicas de cada um.

Avaliação

O processo avaliativo será conduzido através de observação contínua durante as atividades e na participação dos alunos em discussões. Métodos variados atenderão diferentes habilidades, assegurando um feedback formativo e construtivo. A avaliação somativa será feita através do produto final, o livro coletivo, observando critérios como a contribuição individual, a coerência das frases formadas e a compreensão dos sons e letras. Critérios adaptáveis serão utilizados para alunos com necessidades especiais, garantindo um acompanhamento justo e equitativo.

  • Observação contínua e feedback formativo
  • Avaliação do produto final: livro coletivo
  • Critérios de avaliação diferenciados e adaptativos

Materiais e ferramentas:

Os recursos pedagógicos para a atividade são adaptados para um aprendizado ativo e inclusivo, utilizando materiais físicos que estimulam os sentidos e a criatividade dos alunos. Estes incluem cartões ilustrados, letras magnéticas, papéis coloridos para colagens e materiais recicláveis. O uso de materiais simples mas eficazes visa proporcionar acesso equitativo e incentivar a expressão e colaboração. Não há utilização de recursos digitais, garantindo um ambiente de aprendizado concentrado no contato humano e exploração sensorial.

  • Cartões com letras e palavras
  • Materiais para colagem
  • Materiais recicláveis para construção de livros

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio de atender a todas as necessidades em sala de aula, e sugerimos práticas de inclusão e acessibilidade que possam ser integradas com o esforço requerido. Estratégias como simplificação de atividades, auxílio extra na comunicação oral, e utilização de recursos visuais podem melhorar o envolvimento e aprendizado dos alunos com TEA. Assegurar que as instruções sejam claras, diretas e visuais ajudará na adaptação e comunicação com estes alunos. Sugere-se também um espaço organizado e previsível para reduzir a ansiedade e promover a concentração dos alunos.

  • Adaptação de atividades com suporte visual e tátil
  • Simplificação e repetição das instruções
  • Ambiente organizado e rotina previsível

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