Histórias Mágicas em Quadradinhos

Desenvolvida por: Zayra … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação colaborativa de histórias em quadrinhos

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão imersos no mundo da criação de histórias em quadrinhos de forma lúdica e educativa. Divididos em pequenos grupos, receberão cartões contendo personagens variados, objetos mágicos e cenários fantásticos. O principal desafio será construir, de maneira coletiva, uma narrativa gráfica, organizando os elementos sorteados em uma sequência lógica e criativa. Essa atividade demandará dos estudantes o planejamento da história, a discussão sobre a função de cada elemento na trama e a decisão conjunta sobre o desfecho. Posteriormente, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua criação para a turma, explicando as escolhas narrativas e criativas feitas durante o processo. Este jogo pedagógico estimula competências como criatividade, escrita colaborativa, capacidade de contar histórias, além de promover habilidades importantes como trabalho em equipe e comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa não apenas engajar os alunos na arte de contar histórias através de quadrinhos, mas também desenvolver habilidades fundamentais para sua formação acadêmica e pessoal. A criação colaborativa das histórias em quadrinhos busca fomentar a escrita criativa, a capacidade de negociação e tomada de decisões em grupo, além de estimular a expressão artística e o raciocínio lógico. Espera-se que os alunos ampliem sua capacidade de comunicação, aprendam a respeitar diferentes opiniões e trabalhem eficazmente em equipe, habilidades estas essenciais para o século XXI.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Desenvolver habilidades de escrita e narrativa.
  • Promover a capacidade de trabalhar em equipe.
  • Aprimorar habilidades de planejamento e organização.
  • Fomentar a expressão e comunicação de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a expressão criativa e narrativa na forma de histórias em quadrinhos, envolvendo elementos como personagens, enredo, cenários e objetos mágicos. Será trabalhado o conceito de sequência lógica de eventos e a importância do trabalho colaborativo para a construção de narrativas coletivas. Também serão enfatizadas as habilidades de comunicação e apresentação, indispensáveis para a exposição final dos trabalhos.

  • Elementos constituintes de uma história em quadrinhos.
  • Estrutura narrativa e sequência de eventos.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Técnicas básicas de desenho e escrita para quadrinhos.
  • Apresentação e expressão de ideias criativas.

Metodologia

A atividade será conduzida através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite aos alunos serem os protagonistas do processo educativo. Em grupos, eles irão explorar, discutir e construir suas próprias histórias, desenvolvendo habilidades de forma holística. A interação com os cartões traz um elemento de aleatoriedade e diversão, incentivando a criatividade. O papel do educador será o de facilitador, orientando o processo criativo e ajudando na resolução de conflitos ou dúvidas que possam surgir.

  • Formação de grupos para a atividade prática.
  • Utilização de cartões com elementos de histórias para inspiração.
  • Discussão em grupo para planejamento e criação da história.
  • Desenvolvimento da história em quadrinhos em folhas de papel ou digitalmente.
  • Apresentação das histórias criadas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um encontro de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada. A primeira aula será dedicada à explicação da atividade, formação dos grupos e início do planejamento da história. Na segunda parte, os grupos continuam e finalizam suas criações, preparando-se para as apresentações.

  • Aula 1: Introdução e início do desenvolvimento das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias e apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no produto final quanto no processo criativo. Serão considerados elementos como criatividade, originalidade, clareza na narrativa, colaboração entre membros do grupo e capacidade de apresentar a história. A participação ativa durante as discussões em grupo e a contribuição para o trabalho colaborativo também serão avaliadas. Exemplos específicos de aspectos a serem observados incluem a habilidade de integrar os elementos sorteados de forma coesa e o esforço no desenho e escrita dos quadrinhos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais como cartões contendo imagens de personagens, cenários e objetos mágicos, folhas de papel branco ou caderno de desenho, lápis, borrachas, lápis de cor ou canetinhas, e quadro para as apresentações finais. A utilização de dispositivos digitais como tablets também é uma opção para o desenvolvimento das histórias em quadrinhos de forma digital, dependendo dos recursos disponíveis na escola.

  • Cartões com elementos de histórias.
  • Papel branco ou cadernos de desenho.
  • Lápis, borrachas, lápis de cor, canetinhas.
  • Quadro ou espaço para apresentação.
  • Tablets ou computadores (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo