Histórias que Conto

Desenvolvida por: Marluc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa oral e compreensão auditiva

A atividade 'Histórias que Conto' tem como propósito fomentar o desenvolvimento da narrativa oral e da compreensão auditiva entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Após a leitura de um texto literário selecionado pelo professor, espera-se que os jovens estudantes possam recontar a história ouvida, inicialmente em pequenos grupos e posteriormente de maneira individual perante toda a turma. Para enriquecer este processo, serão utilizadas imagens e objetos variados, funcionando como apoio para facilitar o reconto das histórias. Uma parte crucial da atividade é a realização de uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir as diferentes versões das histórias recontadas por eles, incentivando assim a exploração da criatividade, a capacidade de síntese e a expressão pessoal de cada um. Essa abordagem dialógica busca não apenas promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas importantes, mas também valorizar a singularidade interpretativa de cada criança ao reconstruir narrativas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos estimular a habilidades de narrativa oral, atenção auditiva e expressão pessoal dos alunos. Além disso, busca-se promover uma maior interação entre os estudantes através do trabalho em pequenos grupos e da participação ativa na roda de debate. O reconto de histórias possibilitará aos alunos explorar e desenvolver a criatividade, enquanto que a utilização de imagens e objetos como suportes didáticos atuará como uma ponte para a compreensão e a reinterpretação das narrativas. A dinâmica de compartilhar as versões recontadas individualmente enfatizará a importância da expressão individual dentro do contexto coletivo, valorizando a diversidade de perspectivas e fomentando o respeito mútuo.

  • Desenvolver habilidades de narrativa oral.
  • Estimular a atenção e compreensão auditiva.
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de síntese.
  • Promover a expressão pessoal.
  • Incentivar o trabalho cooperativo e o respeito pelas diferentes interpretações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

A base do conteúdo programático para esta atividade reside na exploração e na compreensão de textos literários, com ênfase na narrativa oral e na capacidade de escuta. Além disso, enfoca-se o uso de recursos visuais e objetos como meios auxiliares no processo de recontar histórias, explorando a criatividade e a expressão pessoal. A roda de debate emerge como um componente fundamental, funcionando como um espaço de diálogo, reflexão e partilha das diferentes versões das histórias, permitindo aos alunos comparar e contrastar suas interpretações, enriquecendo assim sua experiência literária.

  • Narrativa oral e compreensão de textos literários.
  • Uso de imagens e objetos como suporte para a narrativa.
  • Roda de debate para discussão das histórias recontadas.
  • Exploração de criatividade e expressão pessoal nas narrativas.

Metodologia

A implementação da metodologia para a atividade 'Histórias que Conto' envolverá inicialmente a leitura de textos literários pelo professor, seguida de recontos realizados pelos estudantes em pequenos grupos e individualmente. Utilizaremos imagens e objetos como recursos didáticos para auxiliar na recriação das narrativas, e para facilitar a expressão individual, promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e participativo. A roda de debate constituirá um momento chave, incentivando a troca de impressões e a reflexão coletiva sobre as diferentes versões das histórias, apoiando assim o desenvolvimento das competências linguísticas e sociais dos alunos.

  • Leitura de texto literário pelo professor.
  • Reconto da história em pequenos grupos.
  • Reconto individual utilizando imagens e objetos como suporte.
  • Realização de roda de debate para compartilhamento das versões das histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Histórias que Conto' será distribuída ao longo de 20 horas, perfazendo um total de 40 aulas de 30 minutos cada. Esta abordagem fragmentada permite uma imersão progressiva na atividade, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para absorver o conteúdo, praticar as habilidades de narrativa e participar ativamente nas rodas de debate. As sessões estarão estruturadas para facilitar a transição entre as diferentes fases da atividade: da leitura ao reconto, e do reconto ao debate.

  • Aula 1-10: Introdução aos textos literários e prática de escuta.
  • Aula 11-20: Treinamento e prática de reconto em grupos.
  • Aula 21-30: Preparação para reconto individual com suportes visuais.
  • Aula 31-40: Rodas de debate e reflexão sobre as histórias recontadas.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Histórias que Conto' será realizada observando a participação ativa dos alunos, a capacidade de recontar as histórias ouvidas com criatividade e a eficiência no uso dos recursos didáticos oferecidos (imagens e objetos). A competência individual em expressar ideias verbalmente, bem como a participação nas rodas de debate, contribuirá para o processo avaliativo. Serão valorizadas a originalidade, o entusiasmo e o respeito pelas versões dos colegas durante as discussões. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo da atividade, incentivando a autoavaliação e a reflexão dos estudantes sobre seu próprio desempenho.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de recursos que inclui textos literários variados, adequados à faixa etária dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Imagens e objetos diversos também serão utilizados como ferramentas para estimular a imaginação e auxiliar no processo de reconto das histórias. Adicionalmente, será providenciado um espaço confortável e propício às rodas de debate, onde os alunos possam se expressar livremente, escutar e interagir uns com os outros de maneira respeitosa e construtiva.

  • Textos literários selecionados.
  • Imagens e objetos variados.
  • Espaço adequado para realização das rodas de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo