Laboratório de Palavras: Famílias Silábicas P e Q

Desenvolvida por: Valqui… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Famílias Silábicas P e Q

Essa atividade propõe uma imersão no universo das famílias silábicas por meio de recursos lúdicos e práticos, tornando o aprendizado da leitura e da escrita uma experiência rica e divertida. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a explorar as famílias silábicas P e Q através do manuseio de massinha, papel colorido, e canetas, permitindo-lhes a oportunidade de moldar e escrever as sílabas, e assim, associar os sons às suas respectivas representações gráficas. Complementarmente, os participantes serão desafiados a formar palavras usando estas famílias silábicas e localizá-las em posições variadas dentro das palavras. A utilização de cartazes como recurso visual auxiliará na consolidação do aprendizado, evidenciando como novas palavras podem ser formadas a partir das famílias silábicas P e Q. Essa abordagem prática e integrativa não apenas facilita a assimilação dos conteúdos propostos como também estimula a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma experiência educativa enriquecedora, onde os alunos possam efetivamente reconhecer, compreender e aplicar as famílias silábicas P e Q, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para o início da alfabetização. Deseja-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de segmentar palavras oralmente em sílabas, identificar fonemas e suas representações por letras, e relacionar sons com sua representação escrita, estimulando, assim, seu desenvolvimento linguístico em leitura e escrita.

  • Reconhecer as famílias silábicas P e Q.
  • Desenvolver habilidades de segmentação silábica.
  • Associar fonemas às suas representações gráficas.
  • Formar palavras pelas famílias silábicas estudadas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

A atividade integra conceitos fundamentais para a alfabetização, englobando o reconhecimento de famílias silábicas e a associação destas com seus correspondentes fonéticos e gráficos. O conteúdo programático foi cuidadosamente desenvolvido para estimular o processo de aprendizagem, explorando a construção de palavras, a compreensão da estrutura silábica e a representação visual dos fonemas.

  • Famílias silábicas P e Q.
  • Segmentação silábica.
  • Relação fonema-grafema.
  • Formação de palavras.
  • Visualização e uso de cartazes como material de apoio.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade incorpora princípios da aprendizagem ativa, Mão na massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Em um ambiente propício à exploração criativa, os alunos participarão de uma série de dinâmicas práticas que promovem a interação direta com o material de aprendizagem, estabelecendo um processo de ensino-aprendizagem participativo e colaborativo.

  • Utilização de massinha para moldar sílabas.
  • Escrita e reconhecimento de sílabas com papel colorido e canetas.
  • Formação de palavras a partir das famílias silábicas.
  • Uso de cartazes para visualizar a composição das palavras.
  • Atividades em grupo para estimular a colaboração e comunicação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas, cada uma com duração de 60 minutos. Utilizaremos a primeira aula para a introdução das famílias silábicas e a prática de moldagem com massinha. Na segunda aula, nos concentraremos na escrita e reconhecimento dessas sílabas. Na terceira e última aula, os alunos trabalharão com a formação de palavras, culminando na utilização dos cartazes para revisão geral do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e moldagem das famílias silábicas P e Q com massinha.
  • Aula 2: Escrita das famílias silábicas em papel colorido.
  • Aula 3: Formação de palavras e uso de cartazes para revisão.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação e a interação dos alunos durante as atividades. Será dado destaque ao progresso individual no reconhecimento das famílias silábicas, na habilidade de segmentar palavras e na capacidade de relacionar os sons às suas representações escritas. Exemplos de atividades avaliativas incluem a correta moldagem das sílabas, a precisão na escrita e na formação de palavras novas, além da participação ativa nas dinâmicas de grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem materiais simples e acessíveis como massinha de modelar de cores variadas, papel colorido, canetas e cartazes preparados previamente. Essa variedade de materiais não só facilita a execução das atividades como também contribui para o engajamento e o interesse dos alunos pelo aprendizado.

  • Massinha de modelar de diversas cores.
  • Papel colorido.
  • Canetas hidrocor.
  • Cartazes com as famílias silábicas P e Q.
  • Quadro branco ou painel para exibição dos cartazes.

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