Legenda Viva

Desenvolvida por: Débora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Alfabetização Visual

A atividade 'Legenda Viva' será desenvolvida ao longo de duas sessões. No primeiro encontro, as crianças irão explorar fotos e imagens para discutir a importância das legendas nas narrativas visuais. O propósito é introduzir o conceito de que legendas servem como uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens essenciais e contextuar uma imagem. No segundo encontro, os alunos serão incentivados a sair pelo ambiente escolar para capturar suas próprias fotografias. Esta atividade prática promove o engajamento ativo na aprendizagem e estimula a percepção dos alunos sobre o entorno. Ao retornarem à sala de aula, cada aluno criará legendas para as fotografias que tiraram, exercitando a criatividade, o domínio da escrita e o uso dos conteúdos discutidos na primeira sessão.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem da atividade 'Legenda Viva' é alinhar o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais das crianças com os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As crianças serão desafiadas a reconhecer e aplicar a funcionalidade das legendas em produções textuais relacionadas a imagens, promovendo a consciência sobre o papel complementar da escrita na interpretação visual. Elas utilizarão diferentes formatos de letras e explorarão palavras de forma autônoma e colaborativa. Esta atividade também integra componentes socioemocionais, fomentando o respeito ao compartilhar ideias e imagens com os colegas, além de desenvolver a paciência ao esperar sua vez de participar.

  • Promover a compreensão e criação de legendas para imagens, reforçando o papel das legendas na comunicação.
  • Estimular o uso de diferentes formas de escrita, como letra maiúscula e minúscula, em contextos práticos e criativos.
  • Incentivar a interação social positiva e respeitosa durante atividades de grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP11: Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático da 'Legenda Viva', os alunos trabalharão com formato de letras, tanto imprensa quanto cursiva, e com acentuação em maiúsculas e minúsculas. A atividade incide sobre a relação da linguagem escrita com seu papel contextual em fotografias. Ao criar legendas, explorarão estruturas de palavras, como separação silábica, e explorarão os sons do 'c' e 'g', assim como as palavras iniciadas por 'ge' e 'gi'. Este exercício audacioso ajuda a consolidar a alfabetização semiótica, permitindo que as crianças não apenas pratiquem a leitura e escrita, mas também façam conexões entre o texto e o visual para formar uma comunicação coesa.

  • Exploração de diferentes formatos de letras: maiúsculas e minúsculas, imprensa e cursiva.
  • Acentuação de palavras e separação silábica.
  • Relação entre texto e imagem: criação de legendas.
  • Sons do 'c' e 'g' e palavras com 'ge' e 'gi'.

Metodologia

As metodologias escolhidas para a 'Legenda Viva' estão centradas na interação ativa e no aprendizado contextualizado. Na primeira sessão, será utilizada uma aula expositiva e interativa para abordar teorias básicas sobre legendas e letras. Esta escolha permite que os alunos absorvam diretamente informações do professor e participem de discussões guiadas, tornando-os agentes ativos do aprendizado. Na segunda sessão, uma saída de campo é realizada, como método para promover a exploração prática e observacional, permitindo aos alunos capturar imagens através de suas próprias perspectivas. Ambas as metodologias garantem a integração de habilidades práticas, criatividade e reflexão, essenciais para o desenvolvimento global das crianças.

  • Uso de aula expositiva para introduzir conceitos de legendas e formatos de letras.
  • Realização de saída de campo para captura de imagens, promovendo práticas interativas de aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de 'Legenda Viva' garante que os alunos tenham tempo suficiente para explorar conceitos teóricos e práticos ao longo de duas sessões de 60 minutos. Na primeira aula, conceitos sobre legendas e escrita serão abordados, introduzindo teorias de forma interativa para assegurar o engajamento dos alunos. Na segunda aula, a prática será priorizada com uma saída de campo, onde os alunos terão a oportunidade de fotografar o ambiente escolar e interagir com seus pares. Este cronograma permite que as crianças absorvam informações, expressem suas próprias ideias e apliquem os conceitos aprendidos em contextos reais.

  • Aula 1: Introdução teórica sobre a importância das legendas e exploração dos diferentes formatos de letras e suas aplicações.
  • Momento 1: Abertura e apresentação do tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explicando que eles vão aprender sobre legendas em imagens e diferentes formatos de letras. Utilize um projetor ou quadro para mostrar exemplos de imagens com e sem legendas. Pergunte aos alunos o que notam de diferente entre elas, guiando a discussão para a importância das legendas na comunicação.

    Momento 2: Discussão sobre a importância das legendas (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e entregue a cada grupo uma imagem. Peça que discutam e criem uma frase que poderia servir como legenda para a imagem. Após alguns minutos, peça que compartilhem suas ideias com a classe. Avalie o entendimento conceitual com base na relevância e clareza das legendas criadas.

    Momento 3: Introdução aos diferentes formatos de letras (Estimativa: 15 minutos)
    Explique brevemente que as letras podem aparecer de diferentes formas, como maiúsculas e minúsculas, e que isso afeta como escrevemos legendas. Utilize o quadro ou projetor para mostrar exemplos de textos usando mistura de maiúsculas e minúsculas. Permita que os alunos pratiquem escrevendo seu nome em diferentes formatos no caderno.

    Momento 4: Atividade prática de criação de legendas (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua imagens entre os alunos individualmente e peça que criem legendas para essas imagens utilizando pelo menos uma palavra com 'ge' ou 'gi'. Circule pela sala oferecendo suporte e sugestões de melhoria, quando necessário. Ao final, convide cada aluno a ler sua legenda para a classe, promovendo a prática de oralidade.

  • Aula 2: Saída de campo para captura de fotografias no ambiente escolar e posterior criação de legendas para suas imagens.
  • Momento 1: Preparação para a saída de campo (Estimativa: 10 minutos)
    Antes de sair para a captura de imagens, explique aos alunos como será a atividade. Reforce a importância de cuidar dos dispositivos com câmeras e respeitar os colegas durante a saída de campo. Revise as regras básicas de segurança para andar em grupo e estar atento ao entorno. Oriente-os a procurar por cenas no ambiente escolar que consideram interessantes ou que contam uma história.

    Momento 2: Captura de fotografias (Estimativa: 20 minutos)
    Leve os alunos para diferentes áreas do ambiente escolar, permitindo que explorem e capturem suas próprias fotografias. Incentive-os a se expressarem e escolherem imagens que acham significativas. Durante a atividade, circule entre os grupos para oferecer apoio, sugerir ângulos ou temas de fotografia. É importante que os alunos respeitem o tempo de uso dos dispositivos, para que todos possam participar igualmente.

    Momento 3: Retorno e seleção de imagens (Estimativa: 5 minutos)
    Após a captura das imagens, retorne à sala de aula. Peça aos alunos que selecionem suas fotos favoritas que desejam usar para a criação de legendas. Auxilie os alunos na organização das imagens, garantindo que cada um tenha tempo para decidir suas preferências.

    Momento 4: Criação de legendas (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua papel e lápis para os alunos, pedindo que criem uma legenda para a imagem selecionada. Reforce o uso das habilidades de escrita discutidas anteriormente, como o uso de letras maiúsculas e minúsculas, além da inclusão de palavras com 'ge' ou 'gi'. Circule pela sala para oferecer feedback e suporte, observando a criatividade e coerência das legendas.

    Momento 5: Apresentação das fotos e legendas (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade permitindo que os alunos apresentem suas fotos e legendas para o restante da turma. Crie um momento de apreciação onde cada aluno tem a oportunidade de contar a história de sua imagem. Aproveite para fortalecer a confiança, parabenizando o esforço e a criatividade de cada um. Avalie a clareza e a originalidade das legendas, além de observar o envolvimento dos alunos na apresentação.

Avaliação

A avaliação será elaborada em diferentes etapas para obter um retrato completo do aprendizado dos alunos. Primeiramente, durante a primeira sessão, será utilizada a observação direta para manter um diário de notas das participações orais dos alunos e suas interações. O objetivo é verificar o entendimento dos conceitos apresentados e a capacidade de compartilhar ideias. A segunda forma de avaliação será baseada na produção prática das legendas na segunda sessão. Os alunos serão convidados a compartilhar as legendas criadas junto às imagens em pequenos grupos ou com toda a turma, promovendo feedback entre pares. Os critérios de avaliação incluem clareza da legenda, coerência com a imagem, criatividade e ortografia. Esta metodologia permite que o professor adapte critérios para atender necessidades individuais e promova aprendizagem contínua através de feedback formativo, incentivando o envolvimento dos alunos em seu próprio processo de aprendizado.

  • Observação do entendimento conceitual e capacidade de interação durante discussões.
  • Criação de legendas e sua apresentação, avaliando coerência, clareza e criatividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização das atividades de 'Legenda Viva', recursos variados e acessíveis são sugeridos para enriquecer a experiência de aprendizagem. Inicialmente, serão utilizados projetores e quadros branco para as exposições teóricas. Na saída de campo, dispositivos simples como tablets com câmeras serão recomendados, permitindo fácil captura de imagens e eliminação de papel e impressões caras. Além disso, materiais como papel kraft podem ser usados para exposição das legendas produzidas, criando um espaço de leitura na sala de aula. Desta forma, os recursos são organizados para ampliar o acesso, reduzir custos e tornar o processo mais sustentável e dinâmico.

  • Projetor ou quadro para exposição de conceitos.
  • Dispositivos com câmeras para captura de imagens.
  • Papel kraft e marcadores para exposição das legendas criadas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios que os professores enfrentam diariamente, mas é essencial que todas as crianças tenham iguais oportunidades de aprendizagem. Para alunos com TDAH, utilizar recursos visuais dinâmicos e pausas estratégicas durante a explicação das atividades auxilia na concentração. Comunicações claras e diretas podem ajudar a manter o foco, evitando distrações. Para estudantes com TEA Nível 1, recursos visuais claros e consistentes na apresentação das instruções são fundamentais. Além disso, proporcionar um espaço para questionamentos e à medida do possível, usar ferramentas tecnológicas que ofereçam feedback visual pode fomentar uma maior segurança e compreensão. Ajustes no ambiente, como criar uma área específica com menos estímulos, podem promover concentração e conforto. A formação de grupos de trabalho que respeitem o ritmo de cada aluno é uma boa prática que incentiva o envolvimento e a socialização. Além disso, os indicadores de progresso, como os sucessos alcançados em pequenas tarefas, devem ser comemorados para apoiar o desenvolvimento individual de cada criança e documentar de maneira compassiva suas jornadas de aprendizado.

  • Estratégias de comunicação claras e pausas durante as aulas para alunos com TDAH.
  • Uso de recursos visuais consistentes e áreas tranquilas para alunos com TEA Nível 1.

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