Meu Diário de Aventuras

Desenvolvida por: Helly (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Edição de Texto

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escrita, leitura e edição de texto por meio da criação de um pequeno diário. Inicialmente, será explicado o conceito de diário, e serão apresentados alguns exemplos. Em seguida, a turma terá um momento de brainstorming para debater ideias de aventuras imaginárias ou relatos do seu dia, pensando nas estruturas narrativas básicas: começo, meio e fim. Os alunos escreverão primeiro rascunhos, que posteriormente serão revisados em duplas, com o auxílio de uma lista de verificação focada em ortografia, pontuação e coesão. Após essa revisão colaborativa, os diários serão digitados em um programa de edição de texto, com o professor atuando como facilitador para adaptar a atividade à habilidade dos alunos. A atividade será finalizada com os alunos ilustrando suas aventuras, consolidando a aprendizagem através da combinação de texto e imagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e revisão de texto nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se, assim, incentivar a criatividade e a imaginação dos estudantes ao permitir que eles criem suas próprias aventuras ou relatem eventos do cotidiano. Além disso, pretende-se aperfeiçoar as capacidades de ortografia, pontuação e coerência textual dos alunos, enquanto eles trabalham colaborativamente na revisão dos textos. Outro foco é familiarizar os alunos com a edição de textos utilizando ferramentas digitais, desenvolvendo suas habilidades interativas e de composição visual com a criação de ilustrações que acompanham os textos produzidos.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e relato pessoal nos alunos.
  • Promover a capacidade de revisão textual com foco em ortografia, pontuação e coesão.
  • Familiarizar os alunos com softwares de edição de texto, explorando recursos de formatação e inserção de imagens.
  • Estimular a imaginação e criatividade por meio do processo de criação de diários ilustrados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
  • EF15LP08: Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Conteúdo Programático

O programa deste plano de aula engloba a introdução ao conceito de diário e sua estrutura, a criação de textos com início, meio e fim, as técnicas de revisão textual colaborativa e a editação de textos em ambiente digital. Adicionalmente, incorpora o uso de ilustrações como elemento complementar aos diários, visando a expansão da expressividade e da compreensão leitora dos alunos por meio da interação entre texto e imagem.

  • Conceito e estrutura de um diário pessoal.
  • Técnicas de brainstorming para geração de ideias criativas.
  • Revisão colaborativa de texto com foco em ortografia, pontuação e coesão.
  • Edição de texto em software específico, explorando recursos como tamanho e cor da fonte, inserção de imagens, entre outros.
  • Técnicas básicas de ilustração e sua aplicação em textos narrativos.

Metodologia

A metodologia desta atividade inclui a explicação do conceito de diário e a apresentação de exemplos, seguidas de uma sessão de brainstorming para fomentar a criatividade dos alunos. O processo de escrita se dá de forma individual, seguido de revisões em duplas, onde cada aluno recebe feedback construtivo. A edição dos textos será realizada em software específico, visando ensinar os alunos a utilizar tecnologias de edição de texto. Finalmente, os alunos trabalharão na ilustração de suas aventuras, integrando texto e imagem de forma harmoniosa.

  • Explanação sobre diários e demonstração de exemplos.
  • Sessão coletiva de brainstorming para ideias de aventuras ou eventos.
  • Elaboração individual de rascunhos de diários.
  • Revisão textual colaborativa em duplas.
  • Uso de software de edição de texto para digitação e formatação dos diários.
  • Criação de ilustrações para complementar os relatos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, serão abordados os conceitos de diário, brainstorming para ideias e a criação dos rascunhos. Na segunda aula, ocorrerá a revisão dos textos, a edição no computador e a finalização com ilustrações.

  • Aula 1: Introdução ao diário, brainstorming e criação de rascunhos.
  • Aula 2: Revisão dos textos, edição digital e ilustração.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação, no envolvimento com as atividades propostas e na habilidade de colaborar com os colegas durante a revisão dos textos. Será considerado o desenvolvimento das habilidades de escrita criativa, a capacidade de revisão textual (ortografia, pontuação e coesão) e a habilidade de utilizar o software de edição de texto. As ilustrações serão avaliadas como um aspecto complementar, observando a criatividade e a coerência com o texto. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do processo para incentivar a melhoria contínua dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários notebooks ou tablets com software de edição de texto instalado, acesso à internet para pesquisa de imagens (caso seja necessário), materiais de desenho como lápis de cor, canetinhas e papel sulfite para as ilustrações, além de exemplos de diários que possam servir de inspiração para os alunos.

  • Notebooks ou tablets com software de edição de texto.
  • Acesso à Internet.
  • Materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, papel sulfite).
  • Exemplos de diários pessoais e de aventuras.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo