Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escrita, leitura e edição de texto por meio da criação de um pequeno diário. Inicialmente, será explicado o conceito de diário, e serão apresentados alguns exemplos. Em seguida, a turma terá um momento de brainstorming para debater ideias de aventuras imaginárias ou relatos do seu dia, pensando nas estruturas narrativas básicas: começo, meio e fim. Os alunos escreverão primeiro rascunhos, que posteriormente serão revisados em duplas, com o auxílio de uma lista de verificação focada em ortografia, pontuação e coesão. Após essa revisão colaborativa, os diários serão digitados em um programa de edição de texto, com o professor atuando como facilitador para adaptar a atividade à habilidade dos alunos. A atividade será finalizada com os alunos ilustrando suas aventuras, consolidando a aprendizagem através da combinação de texto e imagem.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e revisão de texto nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se, assim, incentivar a criatividade e a imaginação dos estudantes ao permitir que eles criem suas próprias aventuras ou relatem eventos do cotidiano. Além disso, pretende-se aperfeiçoar as capacidades de ortografia, pontuação e coerência textual dos alunos, enquanto eles trabalham colaborativamente na revisão dos textos. Outro foco é familiarizar os alunos com a edição de textos utilizando ferramentas digitais, desenvolvendo suas habilidades interativas e de composição visual com a criação de ilustrações que acompanham os textos produzidos.
O programa deste plano de aula engloba a introdução ao conceito de diário e sua estrutura, a criação de textos com início, meio e fim, as técnicas de revisão textual colaborativa e a editação de textos em ambiente digital. Adicionalmente, incorpora o uso de ilustrações como elemento complementar aos diários, visando a expansão da expressividade e da compreensão leitora dos alunos por meio da interação entre texto e imagem.
A metodologia desta atividade inclui a explicação do conceito de diário e a apresentação de exemplos, seguidas de uma sessão de brainstorming para fomentar a criatividade dos alunos. O processo de escrita se dá de forma individual, seguido de revisões em duplas, onde cada aluno recebe feedback construtivo. A edição dos textos será realizada em software específico, visando ensinar os alunos a utilizar tecnologias de edição de texto. Finalmente, os alunos trabalharão na ilustração de suas aventuras, integrando texto e imagem de forma harmoniosa.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, serão abordados os conceitos de diário, brainstorming para ideias e a criação dos rascunhos. Na segunda aula, ocorrerá a revisão dos textos, a edição no computador e a finalização com ilustrações.
A avaliação será formativa e baseada na participação, no envolvimento com as atividades propostas e na habilidade de colaborar com os colegas durante a revisão dos textos. Será considerado o desenvolvimento das habilidades de escrita criativa, a capacidade de revisão textual (ortografia, pontuação e coesão) e a habilidade de utilizar o software de edição de texto. As ilustrações serão avaliadas como um aspecto complementar, observando a criatividade e a coerência com o texto. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do processo para incentivar a melhoria contínua dos alunos.
Para a realização desta atividade serão necessários notebooks ou tablets com software de edição de texto instalado, acesso à internet para pesquisa de imagens (caso seja necessário), materiais de desenho como lápis de cor, canetinhas e papel sulfite para as ilustrações, além de exemplos de diários que possam servir de inspiração para os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula