Nesta atividade intitulada 'Minha Pequena Grande História', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no mundo da criação literária através da utilização de imagens sequenciais. Cada estudante selecionará um conjunto de imagens que contarão uma história única, imaginada por eles. A partir dessa escolha, os pequenos narradores começarão a 'contar' suas histórias ao professor, que atuará como escriba, transcrevendo as narrativas. Essa dinâmica visa incentivar a criatividade dos alunos, estimular a formulação de ideias e o entendimento da estrutura narrativa básica, incluindo aspectos como personagens, cenário, conflito e resolução. Essa exposição imersiva ao processo de composição de textos narrativos busca não apenas desenvolver habilidades de escrita e narrativa, mas também fomentar a expressão pessoal e o senso crítico. Ao final, os estudantes terão a valiosa oportunidade de ouvir suas histórias sendo lidas em voz alta, permitindo-lhes visualizar como suas ideias e palavras ganham vida por meio da leitura, reforçando a relevância da comunicação escrita e oral.
Através desta atividade, objetiva-se cultivar nos alunos do 1º ano a fascinação pelas histórias e pela escrita criativa, aproveitando suas imaginações vívidas para ensinar fundamentos importantes da narrativa. Deseja-se que os alunos se familiarizem com a criação de enredos interessantes e a estrutura de uma história, identificando e usando corretamente elementos como início, meio e fim. Espera-se que desenvolvam a capacidade de expressar suas ideias de forma coerente e criativa, além de realizarem observações sobre suas próprias produções escritas e a escrita convencional. Além disso, o processo de estar envolvido diretamente na criação de uma história, com o apoio do professor, propicia um mergulho inicial em conceitos de alfabetização, preparando os alunos para futuras atividades de escrita independentes.
O círculo de conteúdos abordados nesta ação educativa englobará a exploração da narrativa visual por meio de imagens sequenciais, facilitando a transladação da imaginação para a palavra escrita. Os alunos terão contato inicial com os conceitos de composição de texto, como a introdução, desenvolvimento e conclusão, bem como os componentes de uma história, incluindo personagens, cenário e trama. Além disso, iniciam-se nas práticas de alfabetização, identificando e observando a formação de palavras e frases.
Esta atividade será fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos, uma metodologia ativa que coloca os alunos no centro do processo de aprendizado, provocando-os a explorar e resolver problemas de maneira criativa. Os alunos serão encorajados a criar histórias utilizando imagens sequenciais, proporcionando a chance de construir conhecimento contextualizado sobre narrativas. O professor atuará como facilitador e escriba, orientando os alunos através de perguntas provocativas que estimulam a reflexão sobre a estrutura de suas histórias e a escolha das palavras para melhor expressá-las.
A atividade será desenvolvida ao longo de 19 horas, dividida em aulas de 60 minutos, cada uma planejada para explorar diferentes fase do processo de criação de narrativas com apoio de imagens, desde a escolha das imagens até a leitura dos textos narrativos criados.
A avaliação será formativa e contínua, focando no engajamento dos alunos com a atividade e no progresso individual ao longo da criação de suas histórias. Observar-se-á a criatividade, a capacidade de sequenciar logicamente as imagens, a clareza na expressão oral durante a 'contação' da história, e a compreensão e utilização dos elementos da narrativa. Serão consideradas também as reflexões dos alunos sobre suas produções e sobre as produções dos colegas durante as leituras em classe. O professor fornecerá feedback constante para apoiar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.
Para a implementação desta ação pedagógica, será necessária uma coleção diversificada de imagens sequenciais que possam inspirar diferentes histórias, papel e caneta para o registro das narrativas pelo professor, e um espaço adequado para a condução das atividades que promova uma atmosfera acolhedora e estimule a imaginação e criatividade dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula