Esta atividade pedagógica tem como objetivo introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à prática de planejamento e organização através do contexto divertido de preparar um piquenique. Iniciando com uma história cativante sobre um grupo de amigos planejando um piquenique, os alunos serão convidados a discutir em roda os diferentes alimentos que gostariam de levar para o piquenique, destacando a importância de se fazer uma lista de compras para garantir que nenhum item essencial seja esquecido. Em seguida, será proposta uma atividade prática 'mão-na-massa' em que, divididos em pequenos grupos, os alunos utilizarão revistas, folhetos de supermercado e tesouras para recortar e colar em uma grande folha de papel imagens dos alimentos que desejariam levar para seu piquenique, criando assim uma 'lista de compras visual'. Esta etapa enfatizará a trabalho em equipe e a criatividade. Por fim, cada grupo apresentará sua lista para a turma, exercitando o reconhecimento e a escrita espontânea dos nomes dos itens selecionados, promovendo assim habilidades de leitura e escrita dentro de um contexto significativo e lúdico.
Através desta atividade, os alunos poderão desenvolver habilidades fundamentais de leitura e escrita, práticas de organização e planejamento, além de promover o trabalho em equipe e a criatividade. Será uma oportunidade para que os alunos reconheçam a escrita e os sons das letras, identifiquem fonemas e praticarem a escrita espontânea dentro de um contexto real e significativo de preparação para um piquenique. Esta experiência também visa a incentivar os alunos a refletir sobre escolhas alimentares saudáveis e a importância de planejar com antecedência através da criação de listas.
O conteúdo programático foi cuidadosamente selecionado para englobar aspectos essenciais da alfabetização e do letramento, considerando a importância da escrita e da leitura no desenvolvimento do estudante. O enfoque vai além da simples apresentação de letras e palavras, mergulhando na aplicabilidade desses conceitos em atividades do cotidiano, como o planejamento de um piquenique, para dar sentido e propósito ao aprendizado.
A metodologia proposta busca integrar teoria e prática através de uma abordagem lúdica e significativa. Ao utilizar metodologias ativas como a atividade mão-na-massa e roda de debate, incentivamos a participação ativa dos alunos, permitindo que construam o conhecimento de forma coletiva e colaborativa. Essa estratégia pedagógica visa não apenas o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, mas também o fortalecimento de competências socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
A atividade será desenvolvida ao longo de 5 horas, divididas em 10 aulas de 30 minutos cada. Inicialmente, focaremos na imersão na temática através da contação de histórias e discussões em grupo, seguindo-se pela parte prática de recorte e colagem, e finalizando com as apresentações dos grupos e reflexões sobre o aprendizado.
A avaliação da atividade será processual e formativa, considerando a participação dos alunos em todas as etapas, o envolvimento na produção da lista de compras visual, a colaboração no grupo, a capacidade de reconhecimento e escrita dos nomes dos alimentos e a reflexão sobre o processo. Será dada especial atenção ao progresso individual no contexto da atividade, valorizando o esforço e a evolução das habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos simples e acessíveis, como revistas, folhetos de supermercado, tesouras, cola, grandes folhas de papel para a confecção das listas de compras e diferentes materiais de escrita para a anotação dos itens. Além disso, será feito uso do espaço da sala de aula para a realização da roda de conversa, proporcionando um ambiente acolhedor e propício ao debate e à criatividade coletiva.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula