Nesta atividade pedagógica, temos como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da escrita e oralidade a partir da imaginação e interpretação. Os alunos, inicialmente, explorarão em casa um conjunto de imagens sequenciais que contam uma história não textual, ou seja, que estimula a imaginação por meio das ilustrações. Posteriormente, em sala de aula e agrupados em pequenos times, cada grupo de estudantes criará sua própria narrativa baseando-se nas imagens, exercitando assim a escrita autônoma e a criatividade. Após o processo de criação, os alunos serão convidados a desenhar suas versões das histórias para complementar a narrativa escrita. Concluída essa etapa, cada grupo compartilhará sua história, lendo em voz alta para a turma, o que fomentará não apenas a prática da oralidade como também a capacidade de escuta e análise de sequências narrativas. Esta metodologia ativa, conhecida como Sala de Aula Invertida, promove um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico, onde os alunos são os principais agentes de seu processo educativo.
Os principais objetivos desta atividade pedagógica envolvem fomentar a autonomia dos alunos na construção textual, estimular a imaginação e a capacidade criativa, promover a interpretação e análise de sequências lógicas por meio de imagens, além de fortalecer as habilidades de escrita e oralidade. A atividade permite que os estudantes compartilhem suas próprias perspectivas e entendimentos, desenvolvendo não apenas suas habilidades individuais, mas também incentivando o trabalho em equipe, a escuta ativa e o respeito pelas ideias dos outros.
Através da metodologia Sala de Aula Invertida, este plano de aula objetiva desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos. A atividade central foca na criação de histórias com base em uma sequência de imagens, promovendo a integração entre imaginação, escrita e oralidade. Este conteúdo programático é alinhado à BNCC, trazendo aspectos cruciais para o desenvolvimento integral do aluno.
A metodologia proposta para essa atividade é a Sala de Aula Invertida, focada em um aprendizado ativo onde os alunos inicialmente entram em contato com o material em casa e, posteriormente, aplicam o conhecimento em sala. Esta abordagem promove uma aprendizagem baseada em projetos, onde a criação de histórias dá espaço para o desenvolvimento de competências linguísticas e colaborativas.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos trabalharão na criação de suas histórias e desenhos. A segunda aula será dedicada às apresentações e ao compartilhamento das histórias criadas.
A avaliação desta atividade pedagógica será formativa, focando no processo de aprendizagem dos alunos. Serão observados critérios como criatividade, coerência narrativa, participação individual e em grupo, respeito pelas ideias dos colegas, qualidade da apresentação oral, além da habilidade de interpretação e análise das sequências de imagens. A participação ativa de cada aluno durante a criação e compartilhamento das histórias será crucial. Feedbacks construtivos serão dados para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como folhas de papel, lápis de cor ou canetas hidrocor, conjuntos de imagens impressas ou digitais que serão usadas como base para as histórias e um espaço adequado que propicie a disposição dos alunos em pequenos grupos. Além disso, o uso de tecnologia pode ser considerado, por exemplo, para a apresentação das imagens ou mesmo para que os alunos criem suas histórias de forma digital.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula