Mini-Autores de Histórias

Desenvolvida por: Ana Ma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias

Nesta atividade pedagógica, temos como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da escrita e oralidade a partir da imaginação e interpretação. Os alunos, inicialmente, explorarão em casa um conjunto de imagens sequenciais que contam uma história não textual, ou seja, que estimula a imaginação por meio das ilustrações. Posteriormente, em sala de aula e agrupados em pequenos times, cada grupo de estudantes criará sua própria narrativa baseando-se nas imagens, exercitando assim a escrita autônoma e a criatividade. Após o processo de criação, os alunos serão convidados a desenhar suas versões das histórias para complementar a narrativa escrita. Concluída essa etapa, cada grupo compartilhará sua história, lendo em voz alta para a turma, o que fomentará não apenas a prática da oralidade como também a capacidade de escuta e análise de sequências narrativas. Esta metodologia ativa, conhecida como Sala de Aula Invertida, promove um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico, onde os alunos são os principais agentes de seu processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade pedagógica envolvem fomentar a autonomia dos alunos na construção textual, estimular a imaginação e a capacidade criativa, promover a interpretação e análise de sequências lógicas por meio de imagens, além de fortalecer as habilidades de escrita e oralidade. A atividade permite que os estudantes compartilhem suas próprias perspectivas e entendimentos, desenvolvendo não apenas suas habilidades individuais, mas também incentivando o trabalho em equipe, a escuta ativa e o respeito pelas ideias dos outros.

  • Estimular a capacidade criativa e a imaginação.
  • Praticar a escrita autônoma e a construção textual.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de imagens.
  • Fomentar a oralidade e a capacidade de ouvir atentamente.
  • Promover o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias alheias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP26 - Produzir pequenos textos a partir de propostas que envolvam imagens, oralidade e escrita.
  • EF15AR18 - Expressar-se e comunicar-se com colegas e professores por meio da elaboração e compartilhamento de seus produtos de artes visuais.

Conteúdo Programático

Através da metodologia Sala de Aula Invertida, este plano de aula objetiva desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos. A atividade central foca na criação de histórias com base em uma sequência de imagens, promovendo a integração entre imaginação, escrita e oralidade. Este conteúdo programático é alinhado à BNCC, trazendo aspectos cruciais para o desenvolvimento integral do aluno.

  • Interpretação de imagens
  • Escrita criativa
  • Narrativa visual
  • Leitura em voz alta
  • Compartilhamento de história

Metodologia

A metodologia proposta para essa atividade é a Sala de Aula Invertida, focada em um aprendizado ativo onde os alunos inicialmente entram em contato com o material em casa e, posteriormente, aplicam o conhecimento em sala. Esta abordagem promove uma aprendizagem baseada em projetos, onde a criação de histórias dá espaço para o desenvolvimento de competências linguísticas e colaborativas.

  • Exploração inicial em casa
  • Criação de história em grupo
  • Desenho das histórias
  • Apresentação e compartilhamento

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos trabalharão na criação de suas histórias e desenhos. A segunda aula será dedicada às apresentações e ao compartilhamento das histórias criadas.

  • Aula 1: Criação de histórias e desenhos
  • Aula 2: Apresentação e compartilhamento

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será formativa, focando no processo de aprendizagem dos alunos. Serão observados critérios como criatividade, coerência narrativa, participação individual e em grupo, respeito pelas ideias dos colegas, qualidade da apresentação oral, além da habilidade de interpretação e análise das sequências de imagens. A participação ativa de cada aluno durante a criação e compartilhamento das histórias será crucial. Feedbacks construtivos serão dados para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como folhas de papel, lápis de cor ou canetas hidrocor, conjuntos de imagens impressas ou digitais que serão usadas como base para as histórias e um espaço adequado que propicie a disposição dos alunos em pequenos grupos. Além disso, o uso de tecnologia pode ser considerado, por exemplo, para a apresentação das imagens ou mesmo para que os alunos criem suas histórias de forma digital.

  • Conjunto de imagens sequenciais
  • Folhas de papel
  • Lápis de cor ou canetas hidrocor
  • Espaço de aula colaborativo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo