Esta atividade, desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, emprega a metodologia de Sala de Aula Invertida, incentivando-os a criar um 'livro' coletivo com quadrinhas ou parlendas que retratam a vida cotidiana. Antes da aula, os alunos deverão, com o auxílio dos pais, recolher exemplos de quadrinhas ou parlendas que dialoguem com esta temática. Durante a aula, essa coleção de textos será organizada em um grande mural, categorizada por temas específicos. Cada estudante então selecionará uma quadrinha ou parlenda para ler em voz alta para a turma, facilitando a leitura compartilhada e estimulando discussões sobre a organização textual e suas intenções. Esta atividade não apenas enriquece o vocabulário e compreensão textual dos alunos, mas também promove a apreciação pela diversidade linguística e cultural intrínseca às formas tradicionais de expressão.
O objetivo desta atividade é promover nos alunos do 1º ano a habilidade de reconhecer e interpretar diferentes formas de textos, como quadrinhas e parlendas, aplicando este conhecimento na leitura e na escrita. Busca-se também estimular a colaboração, a comunicação oral e a apreciação literária entre os estudantes. Através da metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a participar ativamente em sua própria aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes e aplicando-as em um contexto coletivo de criatividade e partilha.
O conteúdo programático envolverá o estudo de quadrinhas e parlendas como expressões culturais da linguagem, explorando suas estruturas, temas, e finalidades. Além disso, a prática da leitura e expressão oral serão focos principais, buscando desenvolver nos alunos a fluidez na leitura e a capacidade de apresentar ideias de forma clara e confiante. A colaboração para a criação de um produto coletivo, o livro, estimulará a percepção dos alunos sobre a importância da contribuição individual para o sucesso de projetos coletivos.
A metodologia ativa será conduzida através de Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e Jogos, permitindo que os alunos assumam papel central em seu processo de aprendizagem. A coleta de quadrinhas e parlendas em casa envolverá a família no processo educativo, e a organização destas em um mural colaborativo facilitará o reconhecimento de temas e estruturas textuais. A leitura em voz alta e a discussão em grupo promoverão a prática oral e a reflexão crítica sobre os textos.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação do projeto, discussão inicial e início da organização do mural. Na segunda aula, os alunos finalizarão o mural, realizarão as leituras em voz alta e darão os toques finais no livro coletivo.
A avaliação será formativa, considerando a participação dos alunos na pesquisa prévia, na organização do mural, na leitura em voz alta e nas discussões em classe. Observará-se o engajamento do aluno com a atividade, a capacidade de trabalhar em grupo, a fluência na leitura e na expressão oral, assim como a compreensão dos temas trabalhados. Feedbacks construtivos serão dados ao longo do projeto, visando o desenvolvimento contínuo do estudante.
Para a realização desta atividade serão necessários: mural ou quadro grande para a montagem do painel de quadrinhas e parlendas, papéis coloridos, marcadores, fita adesiva, exemplares de livros de quadrinhas e parlendas para inspiração, e acesso a internet para pesquisa adicional. Além disso, a colaboração dos pais no processo de pesquisa em casa é um recurso valioso.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula