Oficina de Alfabeto Vivo

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A Oficina de Alfabeto Vivo é uma atividade dinâmica e interativa desenhada para engajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem das letras do alfabeto e sua correlação com os sons da fala. Inicialmente, os estudantes usam massinha de modelar para criar cada letra do alfabeto. Esta parte da oficina permite que eles explorem as características físicas de cada letra através de uma experiência tátil. Após a criação das letras, a atividade se transforma em um exercício de teatro, onde os alunos têm a oportunidade de trazer as letras à vida. Pequenas palavras são formadas com as massinhas, e em seguida, os estudantes usam seus próprios corpos para representar as letras, trabalhando em equipe para formar palavras. Este método de ensino mão-na-massa facilita o aprendizado ativo, promovendo uma melhor compreensão dos conceitos de fonética e alfabetização através de uma experiência motora e sensorial.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa oficina são: proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão sólida das letras do alfabeto e de seu papel como representantes dos sons da fala, de forma lúdica e interativa. Ao manipular a massinha para formar letras e ao usar seus próprios corpos para representar cada caracter, os estudantes desenvolvem uma relação mais profunda e significativa com o alfabeto. A atividade também tem como meta estimular a colaboração entre os alunos, a coordenação motora e a habilidade para resolver problemas de forma criativa, qualidades essenciais para o aprendizado eficaz.

  • Desenvolver a identificação visual e tátil das letras do alfabeto.
  • Promover a compreensão da correspondência entre letras e sons.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe para formar palavras.
  • Favorecer o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo da Oficina de Alfabeto Vivo cobre a introdução ao alfabeto, enfatizando a identificação e distinção de letras, bem como a associação destas com os respectivos fonemas. Através da construção de letras com massinha e da dramatização, os alunos são introduzidos à noção de que a escrita é uma representação sistemática dos sons da fala, conhecimento fundamental para o processo de alfabetização.

  • Conhecimento das letras do alfabeto.
  • Correspondência fonema-grafema.
  • Formação de palavras simples.
  • Atividade mão-na-massa e aprendizado experiencial.

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será o alicerce desta oficina, facilitando o aprendizado através da interação direta dos alunos com o conteúdo. A construção de letras com massinha de modelar serve como ponto de partida para os alunos explorarem de forma sensorial, enquanto a dramatização das letras e palavras com seus corpos estimula o aprendizado kinestésico. Esta abordagem promove um ambiente educativo ativo, possibilitando que os alunos experimentem, observem e participem diretamente do processo de aprendizado.

  • Construção de letras do alfabeto com massinha de modelar.
  • Atividade de teatro para dramatização das letras e palavras.
  • Trabalho em equipe para formação de palavras utilizando o corpo.
  • Discussão reflexiva sobre as letras, os sons que representam e seu uso para formar palavras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a construção de letras com massinha de modelar. Na segunda aula, os alunos participarão da atividade de teatro, utilizando as letras formadas anteriormente e seus próprios corpos para representar e formar palavras.

  • Aula 1: Construção de letras com massinha de modelar.
  • Aula 2: Atividade de dramatização e formação de palavras.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação e engajamento dos alunos durante as atividades. Observações serão feitas quanto à habilidade de trabalhar em equipe, à compreensão da correspondência entre letras e sons, e à capacidade de usar criativamente as letras e o corpo para formar palavras. Exemplos de comportamentos positivos incluem o uso correto da massinha para formar letras reconhecíveis e a colaboração efetiva para criar palavras durante a atividade de teatro.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina, serão necessários recursos simples e acessíveis, como massinha de modelar de diversas cores, esteiras ou tapetes para as atividades no chão e espaços amplos que permitam movimentação livre dos alunos. Estes materiais suportam o aprendizado prático e colaborativo, essencial para a abordagem mão-na-massa.

  • Massinha de modelar de várias cores.
  • Esteiras ou tapetes para atividades no chão.
  • Espaço amplo para movimentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo