A atividade 'Repórteres Mirins' é projetada para transformar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em pequenos repórteres de suas próprias férias. Neste exercício interativo, eles serão divididos em duplas e entrevistarão um ao outro sobre suas experiências de férias, utilizando um conjunto de perguntas preparadas em colaboração com o professor. Esta abordagem prática visa desenvolver habilidades de escuta ativa e formulação de perguntas significativas, ao mesmo tempo em que motiva os alunos a articular e compartilhar suas vivências. Após a etapa de entrevista, cada estudante será encorajado a escrever um breve texto, semelhante a uma reportagem, sobre as férias do colega. Esta parte da atividade enfoca a escrita com propósito, ajudando-os a organizar e expressar informações de maneira clara e estruturada. Os textos produzidos serão então compartilhados com toda a turma, por meio de uma leitura coletiva ou uma exposição em sala de aula, permitindo um momento de apreciação do trabalho de cada um e promovendo a interação social. Este exercício não apenas fomenta o desenvolvimento de competências linguísticas, mas também estimula a empatia e o interesse pelas experiências do outro.
Esta atividade pedagógica tem como principais objetivos fomentar a expressão oral e escrita dos alunos, desenvolver habilidades de escuta ativa e compreensão, além de estimular a habilidade de formular perguntas pertinentes. É importante que, ao final desta prática, os alunos sejam capazes de organizar ideias para construir textos coerentes sobre os relatos de férias dos colegas, bem como apresentar suas reportagens de forma clara. Este exercício também visa promover a interação social entre os alunos, incentivando o respeito mútuo, a empatia e a valorização das experiências alheias.
O conteúdo programático focará na prática de entrevista como ferramenta para coleta de informações, e na elaboração de texto jornalístico para relatar experiências. Serão abordados conceitos básicos sobre o gênero textual 'reportagem': elementos estruturais, linguagem apropriada e a importância do público-alvo. Além disso, serão trabalhadas estratégias para o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa e formulação de perguntas, componentes essenciais no processo de entrevista.
A metodologia ativa será o alicerce desta atividade, incentivando os alunos a serem protagonistas do processo de aprendizagem. Inicialmente, será realizada uma conversa orientada sobre o que são reportagens e a importância das perguntas para conhecer as experiências dos colegas. Em seguida, os alunos, em duplas, participarão de uma dinâmica de entrevista, onde cada um terá o papel de repórter e entrevistado alternadamente. A elaboração dos textos será guiada, com o professor disponibilizando um roteiro básico para ajudar na organização das ideias. Por fim, a partilha dos textos promove a valorização do trabalho individual e coletivo, além de possibilitar a prática da leitura e oratória.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação do tema, discussão sobre reportagens e a preparação para as entrevistas. Na segunda aula, os alunos realizarão as entrevistas, escreverão seus textos e, ao final, compartilharão suas reportagens com a turma.
A avaliação será processual e focará na participação ativa, capacidade de escuta, qualidade das perguntas formuladas, organização das ideias no texto e capacidade de relatar as experiências do colega de forma clara e interessante. Será dada atenção especial à progressão dos alunos na escrita e na apresentação oral. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando o esforço individual e o desenvolvimento das habilidades propostas. A avaliação também considerará o envolvimento dos alunos nas discussões e na atividade de entrevista, reconhecendo a importância da interação social e do respeito pelas ideias alheias.
Para a realização desta atividade serão necessários notebooks ou tablets para pesquisa (se disponível), papel, lápis, borracha, questionários pré-elaborados para as entrevistas e roteiros para a estrutura do texto. A sala de aula deverá estar organizada de maneira que facilite a interação entre as duplas durante as entrevistas, podendo ser reorganizada em círculos ou duplas espalhadas pela sala. Serão utilizados também recursos audiovisuais para apresentação de exemplos de reportagens e, se possível, gravação das entrevistas para posterior análise.
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