Rimas Divertidas no Jardim

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identificação e Produção de Rimas

Nesta sequência de atividades, as crianças explorarão o mundo das rimas de maneira lúdica e interativa. A primeira aula introduzirá os alunos em uma roda de debate em que poemas e músicas com rimas serão apresentados, estimulando a identificação das sonoridades. Esto permitirá que os estudantes comecem a distinguir padrões sonoros comuns, associando rimas com sensações e emoções. Na segunda aula, essa investigação continuará com um jogo de palavras no qual os alunos vão encontrar rimas para palavras apresentadas no quadro, abordando a aprendizagem baseada em jogos. Durante a terceira aula, os alunos vão participar de uma atividade prática mão-na-massa, criando seus próprios poemas rimados. Isso irá ajudar a promover a autonomia e a criatividade na escrita. Finalmente, a última aula adotará a técnica de sala de aula invertida, onde o protagonismo estudantil será incentivado ao apresentar suas produções poéticas, refletir sobre suas experiências e discutir com os colegas as sensações e emoções associadas às rimas. Este plano de aula operacionaliza diferentes metodologias para integrar conhecimentos, habilidades cognitivas e sociais, com especial foco na oralidade e produção textual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se na familiarização e competentização dos alunos com o mundo das rimas. Inicialmente, almeja-se que os alunos reconheçam as sonoridades e padrões de rimas através de uma interação com poemas e músicas. Além disso, serão desafiados a aplicar esse reconhecimento em um contexto de jogo, reforçando a capacidade de observar e criar conexões entre palavras. A criação de poemas rimados não só promove o desenvolvimento da criatividade e habilidade escrita, mas também fortalece a autonomia e a expressão individual das crianças. Por último, ao apresentar suas criações, os alunos não só aperfeiçoam suas habilidades de comunicação e confiança, mas também aprendem a valorizar suas emoções e as dos outros, promovendo o respeito e a valorização da diversidade na sala de aula.

  • Reconhecer rimas e padrões sonoros em poemas e músicas.
  • Relacionar sonoridades rimadas com emoções e sensações.
  • Aplicar o conhecimento de rimas em jogos e brincadeiras.
  • Criar poemas rimados de forma autônoma e criativa.
  • Desenvolver confiança na apresentação de produções próprias.
  • Promover a interação e valorização das expressões e emoções alheias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula visa integrar teoria e prática no entendimento de rimas e sonoridades poéticas. Este conteúdo não só aborda a identificação de rimas em textos e músicas, mas também promove o julgamento e a criação ativa através de atividades práticas que envolvem escrita criativa. Estas abordagens permitem que os alunos façam conexões entre o conteúdo curricular de Língua Portuguesa e suas aplicações práticas, desenvolvendo a competência comunicativa de forma integrada. Ao construir um conteúdo que avança do reconhecimento passivo de rimas para a produção ativa de textos rimados, o plano busca promover um aprendizado multidimensional, envolvendo habilidades cognitivas, criatividade e emocionalidade.

  • Identificação de rimas em poemas e músicas.
  • Relacionamento entre sonoridades e emoções.
  • Aplicação de rimas em jogos de palavras.
  • Criação e apresentação de poemas rimados.
  • Valorização da escuta ativa e da expressividade.

Metodologia

As metodologias propostas para essa atividade foram cuidadosamente selecionadas para promover o engajamento ativo dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizagem dinâmica. A roda de debate será empregada na primeira aula para estimular a escuta ativa e a troca de ideias, enquanto a aprendizagem baseada em jogos na segunda aula se adequará à inclinação natural das crianças por brincadeiras, facilitando a compreensão de conceitos através da interação lúdica. Já a prática mão-na-massa na terceira aula proporcionará um espaço para a criatividade e a experimentação com as rimas, e a sala de aula invertida na quarta aula incentivará o protagonismo dos alunos ao assumirem o papel de apresentadores e críticos, fortalecendo a confiança e a autonomia. Esta diversidade metodológica assegura um ensino que integra teoria e prática, promovendo a vivência das rimas em múltiplas dimensões e traduzindo conceitos abstratos em experiências concretas.

  • Roda de debate para apresentar e discutir poemas e músicas.
  • Aprendizagem baseada em jogos para prática de rimas.
  • Atividade mão-na-massa para criar poemas.
  • Sala de aula invertida para apresentação das criações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi dividido em quatro aulas de 60 minutos, cada uma com sua proposta metodológica distinta para melhor acomodar as diferentes fases do processo de aprendizagem. A primeira aula centra-se na introdução e discussão sobre rimas e suas percepções emocionais. A segunda aula traz o conceito de diversão e desafio com jogos de palavras, aqui fomentando a competição saudável e colaboração entre os alunos. A terceira aula visa à expressão individual e à criatividade, sendo um momento importante para desenvolvimento da escrita. Finalmente, a quarta aula incentiva a reflexão e o feedback mediante a apresentação dos poemas, reforçando não apenas o domínio do conteúdo, mas também habilidades socioemocionais como empatia, respeito e cooperação.

  • Aula 1: Apresentação de poemas e músicas, discussão sobre rimas e sensações.
  • Momento 1: Introdução às Rimas (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula dando as boas-vindas aos alunos e introduza o conceito de rimas. Explique de maneira simples que rimas são palavras que soam semelhantes no final. Use exemplos simples e familiares, como casa e asa. É importante que você observe a reação dos alunos e permita que façam perguntas ou compartilhem palavras que eles acham que rimam.

    Momento 2: Apresentação de Poemas e Músicas (Estimativa: 20 minutos)
    Selecione dois ou três poemas e músicas simples que contenham rimas claras. Leia ou toque as músicas para a turma. Depois de cada apresentação, incentive os alunos a repetir as palavras que rimam e a discutir as sensações que cada poesia ou música transmite. Essa troca deve ser lúdica e estimulante. Observe se todos os alunos estão participando. Intervenha com perguntas como Que palavras vocês ouviram que rimam? ou Como essa música/poema faz vocês se sentirem?

    Momento 3: Dinâmica da Roda de Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Forme um círculo com todos os alunos. Pergunte qual poema ou música gostaram mais e por quê. Incentive-os a expressar suas emoções e sensações. Permita que os alunos tentem criar suas próprias combinações de palavras que soem bem juntas. É importante que você promova e modele a escuta ativa, assegurando que todos tenham a chance de falar. Avalie participações notando a confiança e envolvimento dos alunos. Reforce positivamente cada participação.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Para concluir a aula, peça que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre rimas e o que os surpreendeu. Faça anotações no quadro das principais descobertas do grupo e encoraje-os a usar essas ideias em casa. Ofereça espaço para que façam perguntas finais. Conclua com uma breve revisão, destacando o aprendizado da identificação das rimas e emoções associadas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar uma maior inclusão, crie um ambiente acolhedor, onde todos possam se sentir confiantes para participar. Use recursos visuais, como cartazes com imagens e palavras para ajudar na compreensão. Tenha sempre um ritmo de fala claro e pausado. Se algum aluno parecer tímido ou reticente, ofereça suporte extra, como repetir perguntas ou fornecer exemplos adicionais. Incentive pares de alunos a ajudar e apoiar uns aos outros durante as discussões. Sempre celebre as pequenas conquistas de participação para reforçar a confiança.

  • Aula 2: Jogo de palavras para encontrar rimas.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo de Rimas (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula relembrando brevemente os conceitos de rima aprendidos na aula anterior. Explique que hoje a turma participará de um jogo divertido para encontrar palavras que rimam. Apresente o jogo como uma oportunidade para explorar sons e incentivar a criatividade. É importante que você mantenha um tom de entusiasmo para motivar os alunos a participar.

    Momento 2: Formando as Duplas (Estimativa: 5 minutos)
    Pergunte aos alunos se eles têm um colega com quem gostariam de trabalhar e ajude-os a formar duplas para o jogo. Se preferir, faça o pareamento você mesmo, assegurando-se de equilibrar os níveis de habilidade. Observe se todas as crianças estão confortáveis com suas duplas e faça ajustes se necessário.

    Momento 3: Explicação das Regras do Jogo (Estimativa: 10 minutos)
    Explique as regras do jogo: cada dupla receberá um conjunto de cartões com palavras simples. A tarefa é encontrar e combinar palavras que rimam, por exemplo, sapato e pato. Estimule o trabalho colaborativo. É importante que você esclareça quaisquer dúvidas antes de começarem e demonstre com um exemplo. Observação e orientação durante o jogo são fundamentais para garantir que todos os alunos estão no caminho certo.

    Momento 4: Jogando - Encontre as Rimas (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua os cartões e permita que as duplas comecem o jogo. Circule pela sala para observar o progresso de cada dupla, oferecendo ajuda se necessário. Incentive a colaboração e a troca de ideias. Sugira perguntas como Que outras palavras poderiam rimar com esta? ou Como podemos descobrir se essas palavras rimam?. Use essa observação para avaliar o entendimento dos alunos na identificação de rimas.

    Momento 5: Compartilhamento e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Após o jogo, reúna a turma em um círculo e peça para que as duplas compartilhem algumas das rimas que encontraram. Incentive os alunos a discutirem o que mais gostaram do jogo e o que acharam desafiador. Utilize esse momento para reforçar o aprendizado e tirar dúvidas. Dê feedback positivo em relação ao esforço e resultados das duplas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Crie um ambiente acolhedor, ofereça diferentes formatos de cartões (com imagens e palavras) para atender a diferentes estilos de aprendizado. Use recursos visuais e auditivos para facilitar a compreensão do jogo. Dedique sua atenção aos alunos que precisarem de apoio adicional, incentivando o auxílio mútuo entre os alunos. Comemore cada pequena conquista e reforçe a autoconfiança dos alunos, independentemente do ritmo de aprendizado individual.

  • Aula 3: Criação de poemas rimados.
  • Momento 1: Introdução à Criação Poética (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula recordando rapidamente os conceitos de rima abordados anteriormente. Explique que hoje os alunos vão criar seus próprios poemas usando rimas. Utilize exemplos de poemas simples para demonstrar o que será feito. É importante que você transmita entusiasmo e encoraje os alunos a serem criativos e se expressarem livremente.

    Momento 2: Brainstorming de Palavras Rimadas (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em um grande círculo. Comece um brainstorming de palavras que rimam, incentivando os alunos a contribuir com ideias. Anote no quadro as sugestões para visualização. Permita que os alunos adicionem suas próprias palavras ao quadro e discutam por que certas palavras combinam bem. Observe se todos os alunos estão envolvidos e incentive aqueles que são mais tímidos.

    Momento 3: Oficina de Escrita – Criação de Poemas (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua papéis e canetas coloridas para que os alunos possam começar a criar seus poemas. Explique que eles podem utilizar as palavras rimadas do quadro para escrever seus próprios poemas rimados. Caminhe pela sala, oferecendo assistência e encorajamento conforme necessário. Estimule os alunos a pensar sobre as emoções que querem transmitir em seus poemas. Faça intervenções perguntando Que emoção você deseja expressar? ou Que imagem vem à sua mente?. Observe como os alunos utilizam as rimas e a criatividade.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos e forme um círculo. Convide-os a compartilhar seus poemas com a turma. É importante que crie um ambiente seguro e acolhedor para a apresentação. Depois de cada leitura, incentive os colegas a darem feedback positivo, concentrando-se nas rimas e emoções transmitidas. Conclua a atividade destacando as várias formas criativas como as rimas foram usadas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Crie um ambiente de suporte em sala de aula onde cada aluno se sinta valorizado. Ofereça assistência personalizada a alunos que possam precisar de mais apoio, seja na forma de explicações adicionais ou ajuda prática. Utilize recursos visuais como cartazes com exemplos de rimas para ajudar na compreensão. Encoraje a colaboração entre pares, incentivando alunos a se ajudarem e aprenderem juntos. Reforçe a confiança de cada aluno com elogios genuínos e encoraje a criatividade sem criticar erros. Assim, todos poderão participar dentro de suas capacidades, explorando seu potencial.

  • Aula 4: Apresentação das criações poéticas e discussão em grupo.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula preparando o ambiente de forma acolhedora. Organize as cadeiras em um semicírculo onde todos possam se ver. Explique brevemente como as apresentações funcionarão e reforce que o foco é compartilhar e apreciar a criatividade de todos. Incentive um ambiente de apoio lembrando aos alunos que todos terão a oportunidade de se expressar. É importante que você promova um ambiente seguro para a expressão.

    Momento 2: Apresentação Individual dos Poemas (Estimativa: 25 minutos)
    Peça para que cada aluno, por vez, vá à frente e apresente seu poema. Oriente os alunos a falar clara e pausadamente ao compartilhar suas criações. Durante as apresentações, esteja atento para fornecer apoio se algum aluno ficar nervoso ou precisar de ajuda para ler. Observe a confiança dos alunos, a expressividade e o uso das rimas apresentadas nos poemas. Aproveite para dar feedback positivo a cada participante, mencionando especificamente aspectos da entrega, como a clareza na leitura e a criatividade das rimas.

    Momento 3: Discussão em Grupo sobre os Poemas (Estimativa: 15 minutos)
    Após todas as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre as criações poéticas. Convide os alunos a compartilharem o que mais gostaram nos poemas dos colegas e quais emoções ou imagens foram evocadas. Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre eles mesmos criando esses poemas. Utilize as reflexões dos alunos para avaliar o impacto das atividades na compreensão de rimas e no desenvolvimento de confiança para se expressar. Estimule a troca de ideias e promova interações respeitosas, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas.

    Momento 4: Reflexão Final e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma reflexão sobre toda a experiência do projeto de rimas. Incentive os alunos a pensar sobre como as rimas podem ser usadas em outras áreas da vida e no respeito às emoções expressas nas apresentações dos colegas. Peça que compartilhem uma coisa nova que aprenderam ou que acharam mais interessante durante as atividades. Conclua fazendo uma revisão positiva do trabalho individual e coletivo, destacando a importância da criatividade e da colaboração na aprendizagem.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para promover maior inclusão, esteja ciente de que alguns alunos podem precisar de apoio extra durante as apresentações, como leitura em voz alta das suas próprias criações caso fiquem nervosos. Ofereça encorajamento constante e reforce que não existe uma maneira 'errada' de apresentar um poema. Crie um ambiente acolhedor, onde erros são vistos como oportunidades de aprendizado. Utilize elogios específicos e genuínos para fortalecer a autoconfiança. Se necessário, permita que alunos apresentem em duplas para aumentar a sensação de segurança. Assegure que todos os alunos, independentemente de suas capacidades, sintam-se valorizados por sua contribuição única ao grupo.

Avaliação

A avaliação será contínua e multifacetada, integrando diferentes métodos para compreender o desenvolvimento dos alunos ao longo das atividades. Primeiro, a observação direta será fundamental para avaliar a participação em discussões e jogos, onde o foco está na capacidade dos alunos de identificar e gerar rimas corretamente. Os critérios incluirão a correção no uso de rimas, a expressão verbal e a criatividade manifestada nas atividades. Em segundo lugar, a avaliação formativa incluirá feedback oral durante as sessões e reflexões escritas dos alunos sobre a experiência e seu aprendizado. Finalmente, a avaliação somativa acontecerá durante as apresentações na aula invertida, onde cada aluno será incentivado a compartilhar seu poema rimado com a turma, avaliando não apenas a sua composição mas também sua expressividade e capacidade de escuta ativa. Essa abordagem diversificada garante que o aprendizado dos alunos seja medido em uma variedade de formas, reconhecendo diferentes formas de expressão e habilidades.

  • Observação direta da participação nas atividades.
  • Feedback oral e reflexões escritas sobre aprendizado.
  • Apresentações e expressividade durante a aula invertida.

Materiais e ferramentas:

Os recursos didáticos previstos para esta atividade incluem elementos que estimulam a interação e a criatividade das crianças. Canetas coloridas, papéis de diferentes tamanhos e modelos de poemas servirão para inspirar e auxiliar os alunos na criação de seus próprios poemas. Além disso, músicas e poemas previamente selecionados serão utilizados como material de referência e estímulo durante as atividades. Tais recursos são acessíveis e permitem aplicação prática, reforçando a integração sensorial e emocional necessária para a identificação e produção de rimas. A ausência de recursos digitais torna as atividades mais tangíveis e colaborativas, promovendo um ambiente de aprendizagem que favorece a concentração e a interação social direta.

  • Canetas coloridas e papéis variados.
  • Modelos de poemas e listas de palavras rimadas.
  • Músicas e poemas para audição e análise.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a importância de considerar as necessidades de todos os alunos e a carga significativa de trabalho dos docentes, sendo assim, este plano contempla sugestões práticas de inclusão e acessibilidade que não onerem financeiramente nem demandem tempo excessivo. Embora não haja registro de necessidades especiais específicas nesta turma, é crucial manter um ambiente flexível e adaptável. Em termos de métodos de ensino, consideramos essencial promover discussões inclusivas e garantir que todos os alunos tenham a chance de participar ativamente, respeitando o ritmo individual de aprendizado. Além disso, orientações visuais claras e apoio verbal serão fornecidos a todos. Incentivamos também a promoção do respeito mútuo e do apoio entre os pares, para que cada aluno se sinta valorizado e engajado. Monitorar a interação dos alunos e oferecer feedback positivo ajudará a garantir a inclusão e participação efetiva de todos.

  • Promoção de discussões inclusivas e oportunidades de participação para todos.
  • Orientações visuais claras e apoio verbal durante as atividades.
  • Estimular respeito mútuo e apoio entre pares para valorização de todos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo