Teatro de Fantoches de Dedo

Desenvolvida por: Cleide… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Expressão Oral e Compreensão Textual

Esta atividade pedagógica é desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver a expressão oral, a leitura, a compreensão textual e a criatividade através da construção de fantoches de dedo e da criação e apresentação de pequenas peças teatrais. Utilizando materiais diversos como papel, tecido e lã, os alunos serão incentivados a criar seus próprios personagens e histórias, ou basear-se em contos já conhecidos, com enfoque na estrutura narrativa clássica de início, meio e fim. A atividade será guiada pela metodologia ativa 'Mão-na-massa', promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Ao final, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas peças, praticando a narrativa oral e compartilhando suas criações com a turma, estimulando o respeito mútuo e a apreciação pelas expressões artísticas dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é fomentar habilidades ligadas à expressão oral, à narrativa, à leitura e interpretação de texto, bem como estimular a criatividade, a inovação e o trabalho em equipe dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através da criação de fantoches de dedo e do desenvolvimento de peças teatrais, pretende-se oferecer um ambiente onde os estudantes possam explorar diferentes formas de comunicação, aprimorar a capacidade de estruturar pensamentos e ideias de maneira coerente e desenvolver a expressão criativa.

  • Desenvolver a expressão oral e a narrativa.
  • Estimular a leitura e a compreensão de texto.
  • Fomentar a criatividade e a imaginação.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Praticar a estruturação de ideias em uma narrativa (início, meio e fim).

Conteúdo Programático

A atividade englobará a prática de leitura e interpretação de textos, a expressão oral e o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas. Os alunos serão guiados no processo de criação de fantoches de dedo, desde a seleção de materiais até a finalização dos personagens. Posteriormente, aplicarão conceitos de estrutura narrativa no desenvolvimento de pequenas peças teatrais, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e engajante.

  • Leitura e interpretação de textos.
  • Expressão oral e construção de narrativas.
  • Criação de fantoches de dedo com diversos materiais.
  • Desenvolvimento de pequenas peças teatrais.
  • Apresentação das peças criadas para a turma.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada, onde os alunos participarão ativamente na criação dos fantoches e na elaboração das peças teatrais. Esta abordagem prática incentiva a experimentação, a descoberta e o aprendizado através da ação direta. Serão promovidas atividades em grupo para estimular a colaboração e a troca de ideias, guiadas por instruções claras e objetivas do professor, moldando um ambiente educacional dinâmico e interativo.

  • Criação de fantoches de dedo utilizando metodologia ativa.
  • Brainstorming em grupo para o desenvolvimento das histórias.
  • Montagem das peças teatrais em equipe.
  • Apresentação das peças para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Na primeira sessão, os alunos criarão os fantoches de dedo e iniciarão o desenvolvimento dos roteiros. Na segunda sessão, eles concluirão os roteiros e realizarão as apresentações das peças teatrais.

  • Aula 1: Criação de fantoches e início do desenvolvimento dos roteiros.
  • Aula 2: Conclusão dos roteiros e apresentação das peças teatrais.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação e engajamento dos alunos em todas as etapas da atividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade empregada na criação dos fantoches e na elaboração dos roteiros, além da expressão oral durante as apresentações. Será dado feedback construtivo para estimular o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem papel colorido, tecidos, lã, cola, tesoura sem ponta e marcadores coloridos. Além disso, contar com um espaço adequado para as apresentações e dispositivos de áudio, se necessário, enriquecerá a experiência da atividade.

  • Papel colorido, tecido e lã
  • Cola, tesoura sem ponta e marcadores coloridos
  • Espaço adequado para as apresentações
  • Dispositivos de áudio (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo