Esta atividade pedagógica é desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver a expressão oral, a leitura, a compreensão textual e a criatividade através da construção de fantoches de dedo e da criação e apresentação de pequenas peças teatrais. Utilizando materiais diversos como papel, tecido e lã, os alunos serão incentivados a criar seus próprios personagens e histórias, ou basear-se em contos já conhecidos, com enfoque na estrutura narrativa clássica de início, meio e fim. A atividade será guiada pela metodologia ativa 'Mão-na-massa', promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Ao final, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas peças, praticando a narrativa oral e compartilhando suas criações com a turma, estimulando o respeito mútuo e a apreciação pelas expressões artísticas dos colegas.
O intuito desta atividade é fomentar habilidades ligadas à expressão oral, à narrativa, à leitura e interpretação de texto, bem como estimular a criatividade, a inovação e o trabalho em equipe dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através da criação de fantoches de dedo e do desenvolvimento de peças teatrais, pretende-se oferecer um ambiente onde os estudantes possam explorar diferentes formas de comunicação, aprimorar a capacidade de estruturar pensamentos e ideias de maneira coerente e desenvolver a expressão criativa.
A atividade englobará a prática de leitura e interpretação de textos, a expressão oral e o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas. Os alunos serão guiados no processo de criação de fantoches de dedo, desde a seleção de materiais até a finalização dos personagens. Posteriormente, aplicarão conceitos de estrutura narrativa no desenvolvimento de pequenas peças teatrais, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e engajante.
A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada, onde os alunos participarão ativamente na criação dos fantoches e na elaboração das peças teatrais. Esta abordagem prática incentiva a experimentação, a descoberta e o aprendizado através da ação direta. Serão promovidas atividades em grupo para estimular a colaboração e a troca de ideias, guiadas por instruções claras e objetivas do professor, moldando um ambiente educacional dinâmico e interativo.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Na primeira sessão, os alunos criarão os fantoches de dedo e iniciarão o desenvolvimento dos roteiros. Na segunda sessão, eles concluirão os roteiros e realizarão as apresentações das peças teatrais.
A avaliação será formativa, observando a participação e engajamento dos alunos em todas as etapas da atividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade empregada na criação dos fantoches e na elaboração dos roteiros, além da expressão oral durante as apresentações. Será dado feedback construtivo para estimular o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.
Os materiais necessários incluem papel colorido, tecidos, lã, cola, tesoura sem ponta e marcadores coloridos. Além disso, contar com um espaço adequado para as apresentações e dispositivos de áudio, se necessário, enriquecerá a experiência da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula