Teatro dos Sentimentos

Desenvolvida por: Arilen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Expressão de Emoções através de Gestos e Expressões Corporais

Neste plano de aula, a atividade 'Teatro dos Sentimentos' é focada em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, visando promover o desenvolvimento da habilidade de expressar e reconhecer emoções por meio de gestos, expressões faciais e corporais, sem o uso da fala. Os alunos serão agrupados e a cada um será designada uma emoção diferente, demonstrada através de cartões (alegria, tristeza, surpresa, entre outros). Após a preparação, cada grupo realizará uma pequena apresentação teatral representando a emoção designada apenas com a linguagem corporal. Os espectadores, por sua vez, tentarão adivinhar qual emoção está sendo representada. Esta atividade incorpora a metodologia ativa, onde os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem por meio de experiências práticas. Este processo permite um maior envolvimento e compreensão dos alunos acerca da complexidade das emoções e do papel dos aspectos não linguísticos da comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a competência dos alunos em reconhecer e expressar emoções sem a necessidade de utilizar palavras, focando em aspetos não linguísticos como expressões faciais, gestos e outros movimentos corporais. Além disso, mira-se aperfeiçoar a habilidade de observação dos alunos, incentivando-os a notar e interpretar detalhes importantes na comunicação não verbal de seus colegas. Com isso, espera-se que os alunos ampliem sua sensibilidade e empatia, reconhecendo emoções e sentimentos nos outros e em si próprios.

  • Reconhecer e expressar emoções utilizando gestos e expressões corporais.
  • Desenvolver habilidades de observação e interpretação da comunicação não verbal.
  • Estimular a empatia e a compreensão sobre a complexidade das emoções.
  • Promover a expressão criativa e a colaboração entre os alunos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a expressão e reconhecimento de emoções, com ênfase na comunicação não verbal. Através do teatro mime, explora-se o potencial educativo de gestos, expressões faciais e movimentos corporais como meios de comunicação. A atividade estimula os alunos a expressarem emoções de forma criativa, observarem e interpretarem as emoções dos outros, promovendo a conscientização sobre as várias formas de expressão humana.

  • Comunicação não verbal: gestos e expressões corporais.
  • Teatro sem palavras: técnicas de mimica.
  • Reconhecimento de emoções.
  • Trabalho em grupo e colaboração.

Metodologia

Através da metodologia ativa, os alunos serão colocados no centro do processo de aprendizado, atuando diretamente na construção do conhecimento. Serão organizados em pequenos grupos, onde cada um terá a chance de expressar uma emoção escolhida aleatoriamente. Essa metodologia proporciona uma aula dinâmica e interativa, onde os alunos aprendem fazendo, explorando emoções e habilidades de comunicação não-verbal, favorecendo assim o desenvolvimento de habilidades sociais e expressão pessoal.

  • Dinâmica de grupo para a exploração de emoções.
  • Preparação e execução de cenas teatrais sem uso de palavras.
  • Atividades de adivinhação das emoções representadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema, explicação da atividade e divisão dos grupos, seguido da preparação das cenas. Na segunda aula, os grupos realizarão as apresentações e os alunos tentarão adivinhar as emoções representadas.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão dos grupos e preparação das cenas.
  • Aula 2: Apresentação das cenas e atividade de adivinhação.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação, envolvimento e dedicação dos alunos durante todo o processo. Será avaliada a capacidade dos alunos de expressarem emocionalmente sem usar palavras, bem como a sua habilidade em adivinhar e compreender as emoções dos colegas. O feedback será dado em forma de apreciação construtiva, garantindo que todos os alunos se sintam valorizados e motivados a melhorar.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões contendo diferentes emoções escritas, espaços adequados para a realização das apresentações teatrais e materiais para a criação de cenários simples por parte dos alunos, se desejarem. Esses materiais facilitam a execução das cenas, além de estimular a criatividade e o envolvimento dos alunos com a atividade proposta.

  • Cartões com emoções
  • Espaço para apresentação das cenas
  • Material para cenários (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo