Vamos Descobrir Nossas Emoções

Desenvolvida por: Joelic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: O que cabe no meu mundo

Nesta atividade de Língua Portuguesa, os alunos do 1º ano serão incentivados a explorar e expressar suas emoções por meio de desenhos e pequenas histórias, adaptando-se à faixa etária de 6 a 7 anos. Inicialmente, cada criança receberá uma folha contendo diversos rostos que ilustram diferentes emoções como alegria, tristeza e surpresa. Os alunos serão orientados a escolher um rosto e criar um desenho representando uma situação pessoal em que sentiram aquela emoção. Em seguida, eles serão encorajados a compartilhar suas histórias e desenhos com o restante da turma. Essa dinâmica não só promove o reconhecimento de emoções em si mesmos e nos colegas, mas também favorece o desenvolvimento da empatia entre as crianças. Ao possibilitar a identificação de situações que geram determinadas emoções, a atividade almeja fortalecer o autoconhecimento e o respeito pelas experiências dos outros.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é auxiliar as crianças no reconhecimento e expressão de emoções, ao mesmo tempo desenvolvendo habilidades linguísticas através de narrativas simples. Além de integrar aspectos cognitivos vinculados à escrita e oralidade, a proposta está alinhada ao desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia e autorregulação. Ao engajar cada aluno na construção de sua própria narrativa emocional, a prática visa promover o autoconhecimento e o respeito pelo espaço de expressão dos colegas.

  • Reconhecer e expressar emoções por meio de desenhos e narrativas curtas.
  • Desenvolver empatia e respeito pelas emoções dos outros.
  • Estimular o autoconhecimento ao partilhar experiências pessoais.
  • Fortalecer habilidades linguísticas e sociais por meio do compartilhamento de histórias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Participar de interações ora na posição de orador, ora de ouvinte, mantendo a atenção no tema/assunto tratado, nas solicitações de compreensão e nas perguntas do interlocutor.
  • EF01LP11: Reconhecer e associar o som às letras alfabéticas, promovendo a prática da leitura e escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade destaca-se pela integração de competências linguísticas com habilidades socioemocionais essenciais para os alunos do 1º ano, com idades entre 6 e 7 anos. Enquanto os alunos aprendem a relacionar imagens a palavras simples, também exercitam a escrita por meio de frases curtas e a verbalização de suas próprias experiências. Isso resulta em uma aprendizagem holística que abrange aspectos cognitivos e emocionais, facilitando a transição dos alunos para contextos mais complexos de interação pessoal e acadêmica.

  • Expressão de emoções por meio de desenhos.
  • Criação e compartilhamento de narrativas curtas.
  • A criação e compartilhamento de narrativas curtas na atividade proposta para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental é um componente central para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais. Nesse processo, os alunos são incentivados a transformar suas experiências emocionais em pequenas histórias que refletem seus sentimentos e a situação vivida. Para facilitar essa tarefa, é importante que os estudantes sejam primeiramente orientados a identificar os elementos básicos de uma narrativa, como o início, meio e fim, ajudando-os a estruturar suas ideias de forma clara e sequencial. Além disso, o uso de perguntas orientadoras como 'O que aconteceu para você se sentir dessa forma?' e 'Quem estava com você naquele momento?' pode auxiliar os alunos a enriquecerem suas histórias com detalhes significativos.

    O compartilhamento dessas histórias curtas é igualmente essencial, pois promove a comunicação e a empatia entre os alunos. É crucial que o ambiente de sala de aula seja acolhedor e respeitoso, permitindo que as crianças se sintam seguras para expressar suas experiências sem medo de julgamento. Para isso, a formação de círculos de partilha pode ser uma estratégia eficaz, onde cada aluno tenha a oportunidade de contar sua história enquanto os colegas escutam ativamente. Durante essas sessões de compartilhamento, o professor deve atuar como mediador, garantindo que o tempo de fala de cada aluno seja respeitado e incentivando outros alunos a fazerem perguntas ou comentários pertinentes, o que pode gerar conexões emocionais autênticas e fomentar o respeito às diferentes vivências emocionais.

  • Reconhecimento e verbalização de emoções básicas.
  • Fortalecimento de habilidades e competências linguísticas e sociais.

Metodologia

A atividade será desenvolvida utilizando metodologias ativas, promovendo a participação ativa e significativa dos alunos. O uso da 'mão-na-massa' permite que as crianças explorem suas emoções através de expressões artísticas e compartilhem suas experiências em um ambiente seguro. Este método foca no protagonismo estudantil, estimulando os alunos a tomarem decisões significativas sobre suas produções e relatos, o que é essencial para um aprendizado mais profundo e significativo.

  • Exploração artística de emoções.
  • Compartilhamento de histórias pessoais.
  • Participação ativa e interativa.
  • Envolvimento seguro e positivo no ambiente escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade será concentrado em uma única aula de 60 minutos, o que é ideal para manter a atenção e o engajamento dos alunos da faixa etária de 6 a 7 anos. Durante esse período, o professor orientará os alunos na interpretação das imagens de expressões emocionais, apoiará a criação de desenhos e histórias, e mediará o compartilhamento das experiências. Essa aula única é suficiente para alcançar os objetivos de aprendizagem, estimulando tanto o reconhecimento emocional quanto o desenvolvimento de habilidades linguísticas.

  • Aula 1: Introdução ao tema das emoções com desenhos e narrações, seguida de partilha e reflexões em grupo.
  • Momento 1: Introdução às Emoções (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando boas-vindas aos alunos e apresente o tema do dia: Emoções. Utilize expressões faciais e desenhos simples no quadro para exemplificar emoções como alegria, tristeza e surpresa. É importante que os alunos se sintam à vontade para compartilhar emoções que conhecem. Pergunte: 'Alguém sabe uma emoção diferente dessas?' Incentive a participação ativa.

    Momento 2: Exploração Artística de Emoções (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua as folhas impressas com rostos que expressam diferentes emoções. Oriente cada aluno a escolher um rosto e criar um desenho de uma situação em que sentiram a emoção escolhida. Enquanto desenham, circule pela sala, faça perguntas estimulantes como 'O que aconteceu para você se sentir assim?' e 'Quais cores você acha que combinam com essa emoção?'. Observe e anote progresso e engajamento.

    Momento 3: Preparação das Narrativas Curtas (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os alunos a pensarem em uma pequena história sobre os desenhos que fizeram. Reforce a importância de incluir o quê ou quem os fez sentir-se daquela forma. Permita que contem histórias curtas em duplas para ensaiarem e ganharem confiança. Ajude os alunos que podem ter dificuldade em expressar suas emoções em palavras, guiando com perguntas abertas.

    Momento 4: Compartilhamento e Reflexão em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Forme um círculo com os alunos e convide cada um a compartilhar seus desenhos e histórias brevemente. Oriente a turma a ouvir atentamente e a respeitar quando os colegas estiverem falando. Pergunte 'Como vocês se sentiram ouvindo as histórias de seus amigos?'. Promova uma discussão curta sobre semelhanças e diferenças nas emoções. Anote as reflexões e como os alunos se comunicam e respeitam durante a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso algum aluno apresente dificuldade em reconhecer ou verbalizar emoções, reserve um tempo extra para trabalhar individualmente com ele, usando exemplos concretos e perguntas guiadas para auxiliá-lo. Adapte as atividades de desenho para incluir materiais mais táteis ou tridimensionais, como massas de modelar, caso algum estudante tenha dificuldades motoras. Confirme que todos os alunos estão confortáveis e percebendo suas emoções corretamente. Ao final, reafirme a importância do respeito à diversidade emocional e permita que cada aluno compartilhe em seu próprio ritmo.

Avaliação

A avaliação será diversificada e adaptativa, focando no processo e no desenvolvimento emocional dos alunos. Será realizada através da observação contínua do envolvimento dos alunos durante a atividade. O objetivo é avaliar não apenas a expressão criativa e narrativa, mas também o desenvolvimento da empatia e da autorregulação emocional. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade de representar emoções graficamente, participar ativamente e respeitar os turnos de fala. Um exemplo prático é o registro das interações e feedbacks dos alunos feito pelo professor, garantindo que a avaliação seja inclusiva e formativa, apoiando assim o progresso contínuo.

  • Capacidade de representar emoções por meio de desenhos.
  • Participação ativa nas interações e compartilhamento responsável de turnos de fala.
  • Desenvolvimento da empatia através da escuta e respeito pelos colegas.
  • Observação contínua durante a realização da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para esta atividade são simples, mas efetivos para garantir o engajamento dos alunos. O uso de folhas com rostos emocionais impressos serve como um incentivo inicial para a expressão artística. Além dessas, os alunos precisarão de materiais de desenho, como lápis de cor, canetinhas e papel, que fornecem uma abordagem tátil ao aprendizado. Tais recursos foram escolhidos por seu baixo custo e por facilitarem a participação de todos os alunos, independentemente de suas condições socioeconômicas, garantido inclusão e acesso igualitário ao aprendizado.

  • Folhas impressas com rostos emocionais.
  • Para acessar as folhas impressas com rostos emocionais, você pode criá-las utilizando programas de edição de imagens disponíveis em computadores, como o Adobe Photoshop ou o Microsoft Paint, onde desenhará ou colará rostos expressivos de diferentes emoções. Caso prefira algo mais prático, existem sites online que oferecem modelos gratuitos ou pagos de rostos emocionais que podem ser baixados e impressos. Alternativamente, você pode entrar em contato com a coordenação pedagógica ou o setor de informática da escola, que pode já ter esse recurso disponível ou pode colaborar no desenvolvimento e impressão das folhas. Também é possível adquirir livros didáticos e materiais pedagógicos que ofereçam esse recurso em suas páginas para uso em atividades educacionais.

  • Materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, papel).
  • Quadro e pincel para mediação das apresentações.
  • Diário do professor para observação e registro de desempenho.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores é muitas vezes desafiadora, mas é importante garantir que todas as atividades incluam estratégias de inclusão e acessibilidade para promover um ambiente acolhedor e equitativo. As estratégias de inclusão propostas para esta atividade focam em promover a interação entre todos os alunos, através de adaptações que privilegiam o engajamento ativo e colaborativo de todos. Exemplo disso é a organização de grupos heterogêneos para o compartilhamento das histórias, incentivando o sentimento de coletividade enquanto cada um contribui com sua perspectiva única. O uso de linguagem acessível e adaptável pelo professor durante as instruções também é fundamental para garantir que todos acompanhem a atividade plenamente.

  • Formação de grupos heterogêneos para estimular a interação e o respeito mútuo.
  • Instruções claras e adaptáveis por parte do professor, atendendo diferentes ritmos de aprendizagem.
  • Apoio e feedback construtivo direcionado às necessidades individuais de cada aluno.
  • Criação de um ambiente acolhedor e respeitoso para todas as crianças, sem exceções.

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