Viagem ao Mundo das Letras

Desenvolvida por: Kamill… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

A atividade Viagem ao Mundo das Letras será desenvolvida com o intuito de promover a alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem prática e divertida, cada estudante trabalhará com cartões ilustrados referentes a objetos do cotidiano. Estes cartões serão distribuídos previamente e os alunos devem recortá-los como uma preparação antes da aula. A atividade começará com cada aluno apresentando seu cartão à turma, nomeando o objeto, a palavra relacionada e a letra inicial, o que vai estimular a ligação entre imagem e palavra. Tal processo visa facilitar o reconhecimento do sistema de escrita alfabética, identificação de fonemas e, consequentemente, a comunicação oral e escrita dos alunos. Esta atividade integra-se de maneira significativa ao cotidiano das crianças e cria contextos de aprendizagem onde o lúdico e o educacional caminham juntos, consolidando competências essenciais de forma atraente e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, busca-se alcançar o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação inicial da leitura e escrita nos alunos, atendendo às diretrizes da BNCC, especificamente as habilidades de reconhecer o sistema de escrita alfabética, identificar fonemas e nomear as letras do alfabeto. Através dessas atividades lúdicas e interativas, espera-se que os alunos desenvolvam uma relação significativa com o mundo das letras, promovendo um aprendizado que vai além do simples reconhecimento, mas se expande para uma compreensão mais ampla dos sons e da escrita. Este objetivo será atingido por meio da interação e da prática cooperativa em sala de aula, incentivando o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas relevantes para a faixa etária.

  • Estimular a identificação e nomeação das letras do alfabeto.
  • Desenvolver a capacidade de associar imagens a palavras e sons.
  • Fomentar o reconhecimento dos fonemas e suas representações gráficas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Viagem ao Mundo das Letras inclui práticas direcionadas para o reconhecimento e nomeação das letras do alfabeto, além de promover a associação entre imagens e palavras. Promove-se o entendimento das letras como representações gráficas dos sons e a organização do alfabeto como um sistema. O conteúdo programa também aborda a conscientização fonológica, vital para a aquisição das competências iniciais de leitura. Além disso, a atividade será estruturada de modo a integrar habilidades sociais, como apresentação em público, respeito às falas dos colegas e manejo positivo de expectativas, essencial para alunos do 1º ano.

  • Reconhecimento e nomeação das letras do alfabeto.
  • Associação de imagens com palavras e sons.
  • Organização das letras do alfabeto.
  • Desenvolvimento da consciência fonológica.

Metodologia

A metodologia proposta para Viagem ao Mundo das Letras é baseada na abordagem da sala de aula invertida, que busca engajar os estudantes através de atividades prévias que preparam para a aula participativa. Nesse modelo, os alunos recebem os cartões para recorte antes da aula, promovendo uma introdução autônoma ao conteúdo. Em sala, o aprendizado é consolidado por meio de apresentações individuais, permitindo que as crianças socializem suas descobertas e interajam diretamente com o conhecimento de forma prática. Além disso, utiliza-se a roda de conversa e atividades lúdicas, criando um ambiente dinâmico e acolhedor, propício para a construção de competências cognitivas e sociais fundamentais.

  • Sala de aula invertida para preparação prévia e engajamento.
  • Apresentações orais para socialização do conhecimento adquirido.
  • Atividades lúdicas associativas para estimular a aprendizagem.
  • Roda de conversa para fortalecimento de habilidades sociais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade Viagem ao Mundo das Letras está estruturado para ocorrer em uma única aula de 60 minutos. Durante esse período, as etapas são claramente definidas para garantir o máximo aproveitamento. Iniciaremos com uma breve introdução mediada pelo professor sobre o objetivo da atividade, seguida pela apresentação individual dos cartões por parte dos alunos. Após todas as apresentações, haverá um feedback coletivo, promovendo a reflexão sobre o que foi aprendido. Finalizaremos com uma roda de conversa para destacar sentimentos e as percepções dos alunos sobre o aprendizado. O cronograma é otimizado para que cada aluno possa compartilhar e interagir ativamente no tempo estipulado.

  • Aula 1: Introdução, apresentações dos cartões pelos alunos, feedback coletivo e roda de conversa.
  • Momento 1: Introdução e preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula saudando os alunos e explique que eles terão a oportunidade de compartilhar os cartões que prepararam. Reforce a importância de se respeitar e ouvir os colegas durante as apresentações. Permita que os alunos façam perguntas sobre a atividade e esclareça eventuais dúvidas.

    Momento 2: Apresentações dos cartões (Estimativa: 25 minutos)
    Organize os alunos em um círculo e peça que, um a um, apresentem seus cartões. Cada aluno deve nomear o objeto, falar a palavra correspondente e a letra inicial do cartão. Enquanto cada aluno apresenta, estimule que os outros ouçam atentamente. Faça intervenções pontuais para orientar sobre como projetar a voz e tom correto. Avalie se os alunos conseguem relacionar corretamente as imagens com as palavras e fonemas.

    Momento 3: Feedback coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Agradeça a participação de todos e inicie um feedback coletivo. Pergunte aos alunos como se sentiram ao apresentar e se aprenderam algo novo. É importante que elogie a participação de todos, destacando esforços e conquistas. Promova um ambiente onde os alunos sintam-se seguros para expressar opiniões. Verifique se os alunos conseguem reconhecer a importância de compartilhar conhecimentos.

    Momento 4: Roda de conversa (Estimativa: 10 minutos)
    Incentive os alunos a se sentarem em círculo novamente e explique que eles terão a chance de discutir e compartilhar experiências ou realizar perguntas. Oriente-os a esperarem sua vez de falar e a respeitarem o que os colegas dizem. Estimule o uso de expressões como 'Eu acho que...' ou 'Na minha experiência...'. Observação: essa atividade fortalece as habilidades de comunicação em grupo e respeito ao próximo.

Avaliação

Para avaliar o aprendizado dos alunos durante a atividade, será utilizado um método de avaliação formativa e observacional, colocando ênfase na participação das crianças e seu envolvimento com a tarefa proposta. O objetivo é avaliar o reconhecimento de sons e letras, bem como a capacidade de interação e expressão verbal. Os critérios de avaliação incluem a clareza na associação entre imagem e palavra, a assertividade na nomeação das letras e a participação ativa durante as apresentações. Um exemplo prático consiste em observar como cada aluno apresenta seu cartão e responde às perguntas feitas pela turma e pelo professor, adaptando os critérios para alunos que necessitem de suporte adicional, como intérpretes. Oferecer feedback construtivo ao final de cada apresentação ajuda no desenvolvimento contínuo da habilidade e autoconfiança da criança. Assim, a avaliação considera tanto o desempenho acadêmico quanto o desenvolvimento socioemocional, refletindo a aprendizagem de forma integral.

  • Participação ativa e engajamento.
  • Clareza e assertividade na nomeação de letras.
  • Capacidade de associar imagem e palavra.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para a execução da atividade são simples e efetivos para atingir os objetivos educacionais. Optou-se por materiais didáticos de fácil acesso, que dispensam recursos digitais, sendo possível aproveitar elementos táteis e visuais que são fundamentais na aprendizagem inicial das crianças. Os cartões ilustrados são o principal recurso, pois permitem a interação direta com o alfabeto de maneira concreta. Canetas coloridas e papéis para recorte servem para personalizar o aprendizado, além de estimular a coordenação motora fina. O uso de um quadro para as apresentações facilita a construção coletiva do conhecimento ao proporcionar um visual claro e um espaço participativo para introduzir novas letras e palavras. Assim, os recursos selecionados enriquecem o ambiente de aprendizagem e tornam o conteúdo acessível e agradável para todos os alunos.

  • Cartões ilustrados.
  • Canetas coloridas e material para recorte.
  • Quadro para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os desafios da inclusão e acessibilidade são constantes na vida docente, e esforços para atender a todas as necessidades são essenciais para promover um ambiente educativo inclusivo. Para alunos com deficiência auditiva, a presença de um intérprete de LIBRAS se torna fundamental, juntamente com a utilização de recursos visuais claros. Estratégias como sentar esses alunos em lugares estratégicos, de onde o intérprete possa ser facilmente visto, são recomendadas. Para os alunos com transtornos de ansiedade, encoraja-se a prática de intervalos maiores entre as apresentações e a disponibilização de um espaço seguro para que possam expressar suas preocupações e sentimentos. O professor deve observar sinais de desconforto e buscar intervenções rápidas para ajustá-los, mantendo o diálogo constante com as famílias para adaptar os materiais avaliativos e garantir que todas as adaptações necessárias sejam eficazes. Assim, o monitoramento contínuo e adaptável permite que todos os alunos se sintam acolhidos, valorizados e capazes de progredir de maneira significativa.

  • Disponibilização de intérprete de LIBRAS e assentos preferenciais.
  • Estratégias de manejo de ansiedade com intervalos maiores e espaços seguros.
  • Monitoramento constante e comunicação com as famílias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo