As Aventuras da Leitura Encantada

Desenvolvida por: Katyen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração da Leitura através de atividades práticas

Esta sequência de aulas explora a leitura compartilhada e autônoma através de livros ilustrados. Na primeira aula, os alunos criarão um marcador de página personalizado, incentivando a criatividade e a expressão pessoal. Na segunda aula, ocorrerá uma leitura expositiva com foco na identificação de personagens e cenários, fortalecendo a compreensão textual. No terceiro encontro, os alunos participarão de jogos de leitura com desafios baseados em trechos dos livros, promovendo o pensamento crítico e a interação colaborativa. A quarta aula será dedicada a um projeto de produção de um pequeno livro em grupos, estimulando a cooperação, a estruturação de narrativas e a escrita compartilhada. Para finalizar, os alunos farão uma visita à biblioteca local, onde terão a oportunidade de explorar uma variedade de livros, incentivando a autonomia e o interesse contínuo pela leitura.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover um ambiente de educação integral, onde os alunos são estimulados a desenvolver suas habilidades de leitura de maneira interativa e divertida. O desenvolvimento da competência leitora apoia-se na identificação de personagens e cenários, interpretação e compreensão de textos, habilidades essenciais para o aprimoramento do pensamento crítico. Além disso, a escrita colaborativa e a produção textual conduzem ao fortalecimento das habilidades de comunicação e expressão escrita, enquanto a visita à biblioteca local estimula a curiosidade e o interesse contínuo pela literatura. A atividade também é projetada para envolver os alunos em práticas que desenvolvem habilidades sociais e emocionais, essenciais para seu desenvolvimento integral.

  • Desenvolver a compreensão leitora através da identificação de personagens e cenários.
  • Estimular a produção e a expressão escrita por meio de atividades práticas.
  • Fomentar o interesse contínuo pela leitura e pela exploração de diferentes gêneros literários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta sequência de aulas é cuidadosamente estruturado para atender às necessidades educacionais do 2º ano do ensino fundamental, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais em leitura e escrita. As atividades propostas são desenhadas para explorar tanto a leitura quanto a escrita de forma integrada, alinhando-se aos objetivos traçados pela BNCC. A sequência inclui o reconhecimento e análise de elementos literários como personagens e cenários, jogos de palavras, além de enfatizar a produção textual criativa e colaborativa. Visitas à biblioteca e criação de marcadores personalizam a experiência do aluno, propiciando um ambiente educativo engajador e significativo.

  • Identificação de personagens e cenários em leituras compartilhadas.
  • Jogos de leitura focados em rimas e sonoridades.
  • Produção de textos em grupo e criação de material ilustrado.
  • Visita à biblioteca para exploração autônoma de livros.

Metodologia

A metodologia empregada nesta sequência de aulas é fortemente baseada em abordagens ativas e participativas, que favorecem o protagonismo dos alunos. A atividade mão-na-massa inicial permite que os alunos personalizem seus materiais de leitura, promovendo a integração entre artes visuais e expressão literária. A aula expositiva envolve a mediação do professor para identificar e interpretar personagens e cenários, enquanto a aprendizagem baseada em jogos utiliza desafios lúdicos para reforçar habilidades críticas. A aprendizagem baseada em projetos durante a produção de livros em grupo encoraja a colaboração e a resolução de problemas criativos. Finalmente, a saída de campo para a biblioteca serve como um catalisador para a exploração autodirigida de novas leituras, incentivando a responsabilidade e a autonomia no aprendizado do aluno.

  • Atividade mão-na-massa para criar marcadores de páginas.
  • Leitura expositiva com foco em personagens e cenários.
  • Desafios de leitura através de jogos interativos.
  • Produção colaborativa de um livro em pequenos grupos.
  • Visita para exploração autodirigida na biblioteca local.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades está organizado em cinco aulas, cada uma com 120 minutos de duração, utilizando metodologias ativas para engajar os alunos de maneira significativa. Na primeira aula, os alunos participarão da criação de marcadores de página personalizados. A segunda aula será uma leitura expositiva, onde serão explorados os personagens e os cenários dos livros ilustrados. A terceira aula introduz os jogos de leitura, onde os alunos enfrentarão desafios lúdicos baseados em textos previamente selecionados. No quarto encontro, os alunos trabalharão em grupos para a produção de um livro, fomentando a criatividade e a cooperação. A sequência se conclui com uma visita à biblioteca local, onde os alunos terão a oportunidade de escolher e explorar livros livremente, consolidando o aprendizado e cultivando o prazer pela leitura.

  • Aula 1: Criação de marcadores de páginas personalizados.
  • Momento 1: Introdução e Motivação (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com uma breve discussão sobre o que são marcadores de páginas e sua utilidade. É importante que você apresente exemplos de marcadores e faça perguntas para despertar o interesse dos alunos: 'Vocês já usaram um marcador de páginas? Como eram?'. Provoque a imaginação dos alunos perguntando quais temas eles gostariam de explorar em seus marcadores personalizados.

    Momento 2: Planejamento do Marcador (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a planejar o que gostariam de criar. Forneça papel de rascunho e lápis para que possam desenhar esboços. Permita que compartilhem ideias com o colega ao lado e ofereça assistência se necessário. É importante que o professor observe se todos estão envolvidos e incentive aqueles que mostram dificuldade em começar. Utilize elogios para motivar.

    Momento 3: Criação dos Marcadores (Estimativa: 50 minutos)
    Distribua os materiais de arte (papel colorido, tintas, tesoura, cola) e instrua que cada aluno crie seu marcador de acordo com o planejamento. Durante a atividade, circula pela sala para oferecer incentivo e suporte. Permita que os alunos utilizem sua criatividade, mas oriente quanto ao uso seguro dos materiais. Observe o processo criativo e faça anotações sobre como cada aluno aborda a tarefa, identificando a criatividade e o envolvimento.

    Momento 4: Socialização e Feedback (Estimativa: 20 minutos)
    Convide os alunos a apresentarem seus marcadores para a turma, compartilhando o que fizeram e como se sentiram durante o processo. Isso ajuda a desenvolver habilidades de oralidade e aumenta a confiança coletiva. É importante que o professor coordene a atividade para garantir que todos tenham a oportunidade de falar. Dê feedback positivo, destacando aspectos criativos e o empenho demonstrado pelos alunos.

    Momento 5: Avaliação e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma atividade de autoavaliação. Pergunte: 'O que você mais gostou de criar seu marcador?', 'O que você faria de diferente na próxima vez?'. Essa reflexão ajuda os alunos a pensarem sobre seu processo de aprendizado e desenvolvimento.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos, incluindo aqueles que podem ter necessidades especiais, participem plenamente, considere o seguinte: ofereça materiais adaptados, como tesouras com cabo ergonômico ou lápis com empunhadura. Faça parcerias estratégicas entre alunos para apoiar a colaboração e o aprendizado. Como professor, esteja atento às necessidades individuais, oferecendo encorajamento e ajustes conforme necessário. É sempre inspirador ver como um toque de criatividade pode transformar o aprendizado e a participação de todos!

  • Aula 2: Leitura expositiva com foco em personagens e cenários.
  • Momento 1: Introdução e Motivação (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula com um breve bate-papo para despertar o interesse sobre o que são personagens e cenários em uma história. Peça aos alunos para compartilharem exemplos de histórias que conhecem e que personagens e cenários aparecem nelas. É importante que o professor utilize imagens para ilustrar e ajudar na compreensão. Incentive a participação de todos fazendo perguntas diretas para alunos mais reservados.

    Momento 2: Leitura Expositiva (Estimativa: 40 minutos)
    Escolha um livro ilustrado apropriado para a idade dos alunos. Faça a leitura pausadamente, destacando os personagens e cenários durante a narrativa. Permita que os alunos façam perguntas durante a leitura e incentive-os a preverem acontecimentos baseados em pistas visuais e contextuais. Utilize expressões faciais e variações de voz para dar vida aos personagens e mantenha um ritmo que permita a compreensão. Observe se todos estão acompanhando e ofereça breves explicações quando necessário.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 30 minutos)
    Após a leitura, divida os alunos em pequenos grupos para discutir sobre os personagens e cenários da história. Forneça perguntas-guia como 'Quem era o personagem principal?', 'Onde a história aconteceu?'. Durante a discussão, circule entre os grupos, oferecendo suporte e incentivo. É importante que cada grupo tenha um relator para compartilhar um resumo das discussões, promovendo oralidade e escuta ativa.

    Momento 4: Atividade Prática (Estimativa: 25 minutos)
    Peça aos alunos que, individualmente, desenhem seu personagem ou cenário favorito da história lida. Permita que usem papel e materiais de colorir. Após o desenho, incentive que compartilhem suas criações com a turma, explicando o que fizeram e por quê. Observe a criatividade e o envolvimento, oferecendo feedback positivo.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma breve reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e gostaram na identificação de personagens e cenários. Permita que expressem suas opiniões e partilhem suas experiências. Fazer uma autoavaliação rápida sobre o entendimento. Isso ajudará a formar uma ideia sobre quais aspectos da aula foram mais efetivos.

  • Aula 3: Jogos de leitura com desafios literários.
  • Momento 1: Introdução e Motivação (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando a ideia de jogos de leitura como uma forma divertida de aprender. Explique brevemente o que serão os desafios literários e destaque como eles podem ajudar a entender melhor as histórias. Mostre exemplos de desafios e convide os alunos a fazerem perguntas sobre a atividade.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Explicação das Regras (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e explique as regras do jogo de leitura. É importante que o professor certifique-se de que todos compreenderam os desafios. Demonstre um exemplo prático de um desafio literário e como ele pode ser resolvido. Estimule a cooperação entre os membros do grupo, garantindo que todos participem ativamente.

    Momento 3: Realização dos Jogos de Leitura (Estimativa: 60 minutos)
    Inicie os jogos de leitura, apresentando os cartões de desafios que cada grupo deverá completar. Durante a atividade, circule entre os grupos para oferecer assistência e incentivo. Promova um ambiente de competição saudável, lembrando os alunos sobre a importância da colaboração e respeito mútuo. Observe como os alunos abordam os desafios e tome nota de suas estratégias e criatividade.

    Momento 4: Socialização dos Resultados (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada grupo compartilhe com a turma os desafios que enfrentaram e como resolveram cada um. Permita que os alunos façam perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas. Isso incentiva a troca de ideias e promove o aprendizado colaborativo.

    Momento 5: Avaliação e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula convidando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam com os jogos de leitura. Pergunte o que eles acharam mais desafiador e como poderiam usar essas habilidades em outras leituras. Proponha uma autoavaliação sobre o trabalho em equipe e a participação individual nos jogos.

  • Aula 4: Produção de um pequeno livro em grupos.
  • Momento 1: Introdução ao Projeto (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo do projeto: criar um pequeno livro em grupos. Discuta brevemente sobre as partes de um livro, como capa, páginas internas com texto e ilustrações. É importante que você mostre exemplos de pequenos livros para ilustrar a tarefa, incentivando a curiosidade e a imaginação dos alunos. Pergunte sobre histórias de que eles gostam e como gostariam de replicá-las em seus próprios livros.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Planejamento (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos de 3 a 4 alunos. Cada grupo deve planejar o tema e o enredo do seu livro. Forneça papel de rascunho para que possam anotar ideias e fazer rascunhos iniciais. Incentive que todos os membros do grupo contribuam com ideias e discutam para chegar a um consenso sobre a história a ser desenvolvida. Ofereça suporte à medida que circula pela sala, estimulando a participação ativa de todos.

    Momento 3: Desenvolvimento do Enredo e Texto (Estimativa: 30 minutos)
    Instrua os grupos a começar a escrever suas histórias. Eles devem definir os personagens, o cenário e a sequência dos eventos em suas narrativas. Ajude os alunos a organizarem suas ideias, sugerindo o uso de uma sequência linear para facilitar a construção do enredo. É importante que você avalie se há colaboração entre os membros do grupo e intervém para apoiar grupos que estejam enfrentando dificuldades, fazendo perguntas que os auxiliem a avançar.

    Momento 4: Ilustração e Design (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua materiais de arte (lápis de cor, canetinhas, papel) para os alunos ilustrarem suas histórias. Oriente que pensem na coesão entre o texto e as imagens de modo que elas ajudem a contar a história. Ofereça dicas sobre como fazer desenhos que representem de forma clara cenas e personagens. Incentive que compartilhem parte do seu progresso com outros grupos como forma de obter feedback e inspirações.

    Momento 5: Finalização e Compartilhamento (Estimativa: 20 minutos)
    Ajude os grupos a montar seu livro, cuidando para que as páginas estejam na ordem correta e que a capa esteja atraente. Em seguida, organize um momento em que os grupos compartilhem suas criações com a turma. Permita que cada grupo apresente sua história brevemente e mostrem suas ilustrações. Avalie o engajamento dos alunos e a maneira como apresentam seu trabalho, oferecendo feedback positivo e destacando a criatividade demonstrada.

    Momento 6: Reflexão e Avaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma reflexão breve com a turma sobre o que aprenderam com a atividade de criação do livro. Pergunte sobre o que acharam mais desafiador e como sentiram ao trabalhar em equipe. Incentive os alunos a refletirem sobre sua experiência de escrita e ilustração e como podem melhorar em futuras atividades. Esse momento de autoavaliação é fundamental para consolidar o aprendizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem plenamente, considere o seguinte: forneça materiais adaptados caso necessário, como papel com linhas mais espessas para alunos que possam ter dificuldades visuais. Promova pares ou grupos de apoio, onde alunos mais seguros em suas habilidades possam ajudar aqueles com mais dificuldades, incentivando a colaboração mútua. Assegure-se de que todos, independentemente de sua habilidade, tenham uma função no grupo que os permita contribuir de forma significativa e sinta-se livre para adaptar a atividade conforme a necessidade individual de cada aluno. É importante dar atenção especial ao ritmo de cada um, oferecendo mais tempo, se necessário, para completar suas partes no projeto.

  • Aula 5: Visita à biblioteca local para exploração de leituras.
  • Momento 1: Preparação para a Visita (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula na escola, discutindo a atividade planejada para a visita à biblioteca. Explique a importância da biblioteca e as diferentes seções que os alunos encontrarão nela. É importante que você reforce regras de comportamento e segurança durante a visita. Providencie crachás de identificação para a turma e organize os alunos em pequenos grupos, cada um sendo acompanhado por um adulto responsável.

    Momento 2: Chegada e Introdução à Biblioteca (Estimativa: 15 minutos)
    Ao chegar na biblioteca, reúna os alunos no espaço de leitura ou auditório. Receba a equipe da biblioteca, que poderá oferecer uma breve introdução sobre os serviços disponíveis e como os alunos podem explorar o espaço de maneira eficaz. Permita que os alunos façam perguntas e expressem suas expectativas sobre a visita.

    Momento 3: Exploração Guiada (Estimativa: 40 minutos)
    Divida os grupos pela biblioteca para explorar diferentes seções: infantil, quadrinhos, revistas, etc. Incentive que cada aluno escolha pelo menos um livro para folhear. É importante que você monitore o tempo em cada seção, garantindo que todos tenham a chance de explorar. Observe quais tipos de livros atraem mais a turma e incentive os alunos a discutirem suas escolhas entre si.

    Momento 4: Atividade de Leitura Coletiva (Estimativa: 25 minutos)
    Escolha um livro ilustrado e reúna os alunos para uma leitura coletiva. Você pode fazer a leitura, incentivando os alunos a participar lendo partes em voz alta ou dramatizando personagens. Observe a compreensão e o envolvimento dos alunos, e faça pausas para discutir a história, personagens e cenários.

    Momento 5: Feedback e Retorno à Escola (Estimativa: 20 minutos)
    Antes de retornar à escola, reúna os alunos para uma breve avaliação da visita. Pergunte o que cada um mais gostou e se encontraram algum livro interessante para ler posteriormente. Permita que os alunos façam anotações sobre os livros de que gostaram. Na volta à escola, discuta brevemente sobre como a experiência pode estimular a leitura no dia a dia.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Durante a visita à biblioteca, certifique-se de que há uma rota acessível e que todos os espaços estejam preparados para receber alunos com mobilidade reduzida. Ofereça materiais adaptados, como lupas ou fones de ouvido se houver livros em áudio disponíveis. Caso algum aluno tenha preferência por livros em Braille ou em formato digital, verifique se a biblioteca possui essa oferta. Mesmo que nenhum aluno apresente necessidades específicas identificadas, a preparação para acessibilidade universal enriquece a experiência para todos.

Avaliação

A avaliação será contínua e diversificada, adaptando-se aos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos. O objetivo é observar e registrar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, bem como a participação e interação social dos alunos. Os critérios de avaliação incluem a compreensão dos textos, criatividade na produção escrita e cooperação em atividades de grupo. Os alunos serão encorajados a refletir sobre seu próprio progresso através de feedback formativo. Exemplo prático: Durante a produção do livro em grupo, cada aluno será responsável por uma parte do texto, cuja criatividade e coesão serão analisadas, enquanto a capacidade de trabalhar em equipe será observada e discutida em sala. Adaptações serão feitas para colaborar com o progresso individual e garantir que as necessidades específicas dos alunos sejam atendidas, usando feedback construtivo para fomentar o aprendizado contínuo.

  • Observação contínua do desenvolvimento da compreensão leitora.
  • Análise da criatividade e coesão na produção escrita.
  • Participação ativa e cooperação nas atividades em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta sequência de aulas, será necessário um conjunto variado de materiais que propiciem experiências enriquecedoras. Serão utilizados livros ilustrados que atendam à faixa etária dos alunos, materiais de arte para a criação dos marcadores de página, e recursos tecnológicos como tablets ou computadores nas atividades de leitura interativa. Outros recursos incluem cartões de desafio para os jogos de leitura e papel e material de escrita para a produção do livro em grupo. Estes recursos têm o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem mais envolvente e garantir que os alunos adquiram habilidades práticas e conhecimento de forma prazerosa.

  • Livros ilustrados adequados à faixa etária.
  • Materiais de arte (papel, tinta, tesoura, etc.).
  • Recursos tecnológicos (tablets, computadores).
  • Cartões de desafio para jogos.
  • Papel e material de escrita para produção textual.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a sobrecarga de trabalho dos professores e, por isso, oferecemos sugestões práticas e de fácil implementação para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos. É vital criar um ambiente de aprendizagem que respeite as diferenças e ofereça recursos adaptativos, visando um ensino eficaz para todos. Nesta atividade, consideram-se estratégias como a diversificação dos métodos de ensino (visuais, auditivos e cinestésicos) para atender diferentes estilos de aprendizagem. O espaço da sala de aula pode ser organizado para facilitar a interação entre os alunos, e o uso de tecnologia assistiva, como aplicativos de leitura em voz alta, pode auxiliar na compreensão textual. Também recomendamos a comunicação regular com as famílias, reforçando a parceria escola-comunidade no processo educativo, e a observação ativa das respostas dos alunos para ajustar o ensino de acordo com suas necessidades emergentes.

  • Diversificação dos métodos para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Organização do espaço para facilitar a interação.
  • Uso de tecnologias assistivas como aplicativos de leitura.
  • Comunicação e engajamento com as famílias.
  • Observação ativa e ajustes conforme necessidades dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo