Aventura dos Bilhetinhos

Desenvolvida por: Cacild… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita e leitura de bilhetes

A atividade 'Aventura dos Bilhetinhos' é uma dinâmica interativa e lúdica ideal para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Esta prática pedagógica busca desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio da criação de uma gincana de bilhetes. Os alunos, individualmente ou em duplas, serão encarregados de escrever pequenos bilhetes com mensagens positivas ou instruções simples para seus colegas. Para adicionar uma camada de interatividade, a sala de aula será equipada com um 'correio' improvisado, onde os estudantes podem depositar e coletar os bilhetes destinados a eles. Ao longo da atividade, os alunos terão a oportunidade de praticar a arte de compor bilhetes, notando as particularidades de sua estrutura e formatação. Além disso, esta atividade visa promover uma interação social respeitosa entre os alunos, fortalecendo laços de companheirismo e praticando a empatia através de escritas incentivadoras.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal fortalecer as habilidades de escrita e leitura dos alunos, focando na capacidade de expressar ideias de forma clara e concisa através de bilhetes. Os estudantes aprenderão sobre a importância da estrutura e da formatação específicas dos bilhetes, entendendo como esses aspectos contribuem para a clareza da mensagem. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades sociais e emocionais, incentivando a interação positiva e respeitosa entre os colegas. Ao estimular a troca de mensagens positivas, espera-se que os alunos pratiquem a empatia e o respeito mútuo.

  • Desenvolver habilidades de escrita focadas na clareza da mensagem.
  • Estudar a estrutura e formatação de bilhetes.
  • Praticar leitura e interpretação de mensagens.
  • Incentivar a interação social positiva entre os alunos.
  • Promover o respeito mútuo e a empatia através de mensagens construtivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF02LP16: Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

Conteúdo Programático

Nesse contexto, o conteúdo programático abrange o estudo detalhado dos bilhetes como gênero textual, contemplando elementos como sua estrutura, formatação e linguagem apropriada para diferentes contextos. Os alunos serão estimulados a analisar exemplos de bilhetes, identificando características essenciais e aprenderão a aplicar essas características em suas próprias escritas.

  • Análise da estrutura de bilhetes
  • Formatação específica de bilhetes
  • Linguagem e tom adequados para escrita de bilhetes
  • Prática de escrita e leitura de bilhetes

Metodologia

A metodologia da 'Aventura dos Bilhetinhos' baseia-se na aprendizagem ativa, onde os alunos terão participação direta no processo de descoberta e aprendizado através da prática. Esta atividade fomenta a interação, colaboração e criatividade, uma vez que os alunos serão incentivados a escrever bilhetes com mensagens e instruções variadas, utilizando um 'correio' como meio de troca. O ambiente de aprendizagem ser-lhes-á seguro e inclusivo, motivando a expressão livre e respeitosa.

  • Escrita individual e em duplas de bilhetes
  • Criação de um 'correio' na sala para troca de bilhetes
  • Leitura e interpretação de bilhetes recebidos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 1 hora, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com uma breve discussão sobre a importância da comunicação escrita, seguido pela explicação das regras da gincana. A maior parte do tempo será dedicada à prática de escrita, troca e leitura dos bilhetes. A atividade será concluída com uma reflexão coletiva sobre as experiências vividas durante a gincana.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da gincana
  • Aula 2: Continuação da gincana e reflexão final

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, centrada na participação ativa dos alunos e na qualidade dos bilhetes produzidos. Será dada atenção especial à clareza da mensagem, ao respeito demonstrado nas interações e à criatividade nas mensagens. A capacidade dos alunos de trabalhar colaborativamente, respeitando os colegas e seguindo as instruções, também será avaliada. Feedback individualizado será fornecido para encorajar a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Aventura dos Bilhetinhos' incluem papel colorido ou cartolina para a confecção dos bilhetes, envelopes, caixas ou cestos para serem usados como 'correio', canetas coloridas e marcadores. Além disso, será útil dispor de exemplos de bilhetes para inspiração e referência dos alunos durante a atividade.

  • Papel colorido ou cartolina
  • Envelopes
  • Caixas ou cestos para 'correio'
  • Canetas e marcadores coloridos
  • Exemplos de bilhetes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo