Aventura no Parque das Palavras

Desenvolvida por: Terezi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma aventura literária no Parque das Palavras. A atividade consiste em uma visita guiada a um local que pode ser um parque ou parte do ambiente escolar transformado em um parque temático da palavra. Placas contendo palavras-chave estarão dispersas pelo local. Os alunos, organizados em pequenos grupos, deverão coletar essas palavras e utilizá-las para criar uma história divertida. Durante a aula expositiva, serão apresentadas dicas sobre a organização do texto e a importância da cooperação. Esta atividade visa desenvolver a leitura, a escrita colaborativa e autônoma, a empatia, e o trabalho em equipe entre os alunos, integrando as competências socioemocionais ao processo de aprendizagem acadêmica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula incluem desenvolver a capacidade dos alunos de ler palavras novas com precisão, identificar palavras de uso frequente por memorização, selecionar e ler textos de forma compartilhada, e copiar textos breves mantendo suas características originais. O alinhamento com as habilidades da BNCC enfatiza a importância da leitura, da escrita e da cooperação entre os alunos, facilitando a compreensão e produção de textos de maneira lúdica e interativa. Esses objetivos visam aumentar o envolvimento dos alunos, promovendo um aprendizado significativo e colaborativo.

  • Desenvolver a habilidade de ler novas palavras de maneira precisa.
  • Estimular a memorização de palavras de uso frequente.
  • Promover a leitura compartilhada de textos.
  • Facilitar a cópia de textos curtos mantendo suas características originais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula está focado no desenvolvimento de competências ligadas à leitura e escrita. Inclui a identificação e memorização de palavras, a compreensão de textos curtos e simples e a prática da escrita de pequenos parágrafos. Além disso, abrange a produção de textos de modo colaborativo, o que incentiva a aprendizagem com os pares e o reforço da coexistência de modos expressivos diversos por meio da criação de histórias a partir de palavras selecionadas.

  • Leitura e decodificação de palavras novas.
  • Memorização de palavras frequentes.
  • Leitura compartilhada.
  • Cópia e revisão de textos breves.
  • Produção colaborativa de textos.

Metodologia

A metodologia da atividade é centrada na aprendizagem ativa por meio de uma abordagem interativa e colaborativa. A aula expositiva inicial fornecerá a base teórica necessária para a atividade prática, enquanto a visita ao Parque das Palavras permitirá aos alunos explorar e interagir com palavras em um ambiente físico. Essa metodologia não só promove o engajamento dos alunos, mas também encoraja a cooperação entre os pares. A prática reforça as habilidades cognitivas e socioemocionais, ao permitir que os alunos trabalhem juntos para criar narrativas, reforçando a compreensão oral e escrita de forma lúdica e significativa.

  • Aula expositiva para introdução dos conceitos.
  • Visita guiada ao 'Parque das Palavras'.
  • Trabalho em pequenos grupos.
  • Elaboração colaborativa de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado em uma aula de 60 minutos. Este tempo será dividido entre uma introdução teórica expositiva e a atividade prática no ambiente do 'Parque das Palavras'. A introdução ocupará os primeiros 15 minutos, onde as regras e objetivos serão esclarecidos. Em seguida, os alunos terão 30 minutos para explorar o parque, coletar palavras e discutir em grupos. Os últimos 15 minutos serão dedicados à criação das histórias e uma breve apresentação, promovendo a troca de ideias e o feedback coletivo.

  • Aula 1: Introdução teórica sobre organização textual e cooperação (15 minutos), visita ao parque e coleta de palavras (30 minutos), criação e apresentação das histórias (15 minutos).
  • Momento 1: Introdução teórica sobre organização textual e cooperação (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula com uma breve explicação sobre a importância da organização textual e da cooperação. Utilize um quadro, cartazes ou slides para exemplificar como um texto é estruturado com começo, meio e fim. Explique a importância da cooperação no desenvolvimento de atividades em grupo. Pergunte aos alunos o que entendem por cooperação e peça exemplos. É importante que envolva os alunos fazendo perguntas e incentivando-os a participar da discussão. Observe se os alunos compreendem os conceitos explanados.

    Momento 2: Visita ao Parque das Palavras e coleta de palavras (Estimativa: 30 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e explique como funcionará a atividade no 'Parque das Palavras'. Forneça aos grupos papéis para anotação e lápis ou canetas. Guie os grupos pelo parque, onde estarão placas com palavras-chave. Instrua-os a coletar as palavras que mais gostam ou acham interessantes. Enquanto percorrem o parque, observe as interações e intervenha quando necessário para promover a participação de todos os alunos. Observe se estão engajados na coleta das palavras e incentive a cooperação entre os membros do grupo.

    Momento 3: Criação e apresentação das histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos grupos que se sentem em círculo para iniciar a criação das histórias usando as palavras que coletaram. Cada grupo deve escrever uma história curta, incentivando a criatividade e o uso das palavras aprendidas. Após a escrita, cada grupo apresentará sua história para a turma. Permita que se ajudem na leitura, incentivando a confiança no trabalho em equipe. Avalie a atividade pela criatividade e pela clareza na apresentação oral, além de observar a participação ativa dos alunos na criação e apresentação das histórias.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e diversificada, com foco na participação coletiva e individual dos alunos. Métodos de avaliação incluem a observação direta das interações durante a atividade, avaliação das histórias criadas e autoavaliação. O objetivo principal é avaliar a compreensão de conceitos de leitura e escrita, bem como a capacidade de cooperação e criação coletiva. Serão considerados critérios como criatividade das histórias, coesão textual, respeito às regras do trabalho em grupo e participação ativa no processo de criação. Exemplos práticos de avaliação incluem observar como os alunos integram as palavras coletadas nas histórias e como elaboram suas narrativas. O feedback será contínuo, oferecendo aos alunos oportunidades para reflexão crítica sobre seu próprio aprendizado, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.

  • Observação direta das interações.
  • Avaliação das histórias criadas.
  • Autoavaliação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são projetados para apoiar tanto o engajamento quanto a aprendizagem dos alunos. Uma variedade de placas com palavras-chave será distribuída no parque ou ambiente escolar, promovendo a interação dos alunos com o conteúdo de uma forma visual e tátil. Materiais como papel e lápis estarão disponíveis para a escrita das histórias. O ambiente físico adaptado, possibilitando um espaço seguro e estimulante para a aprendizagem prática, também é considerado um recurso essencial. A estrutura de recursos deve incentivar a criatividade, a cooperação entre os alunos e a reflexão sobre o processo de criação textual.

  • Placas com palavras-chave.
  • Papéis para escrita.
  • Lápis ou canetas.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores, mas acreditamos na importância de promover estratégias de inclusão que não onerem financeiramente. Para a inclusão plena, asseguramos que nenhum aluno encontre barreiras à participação. O parque será desenhado de forma acessível, com placas dispostas a uma altura visível e materiais disponíveis em tamanho ampliado, se necessário. A comunicação será clara e objetiva, adaptada para uma compreensão ampla. Atividades práticas envolverão múltiplas formas de expressão, incentivando todos os alunos a interagirem e aprenderem juntos, sem comprometimento do objetivo pedagógico.

  • Parque acessível com placas à altura visível.
  • Materiais disponíveis em tamanhos ampliados.
  • Comunicação adaptada e clara.

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