Aventuras Narrativas: Recontando Fábulas

Desenvolvida por: Antôni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Geografia
Temática: Recontando Fábulas com Integração de Conhecimentos

Esta atividade interdisciplinar é desenhada para engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na leitura, interpretação e recriação de fábulas. Iniciando com uma sessão de leitura feita pelo professor, a turma ouvirá atentamente uma fábula escolhida. Posteriormente, em pequenos grupos, os alunos terão a tarefa de reimaginar e recontar a fábula, enriquecendo-a com elementos de Matemática e Geografia, apropriados ao conteúdo aprendido até o momento. Eles poderão adicionar informações sobre o local onde a história se passa, detalhando características geográficas, ou incluir problemas matemáticos simples relacionados a elementos da história, como quantidades de objetos. A culminância da atividade ocorre com uma Roda de Debate, na qual cada grupo partilha a sua versão da história, promovendo um diálogo construtivo sobre as diferentes interpretações e os conhecimentos integrados de cada área. A atividade busca fomentar não apenas a compreensão textual e criatividade, mas também habilidades de falar em público, trabalho em equipe, e aplicação prática de conceitos matemáticos e geográficos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma aprendizagem significativa por meio da interdisciplinaridade, desenvolvendo nos alunos a capacidade de interpretação de texto, criatividade, pensamento crítico, e habilidades de comunicação. Especificamente, busca-se aperfeiçoar a aptidão dos alunos para recontar histórias, integrando conhecimentos de Matemática e Geografia de forma criativa. Além disso, visa-se fortalecer as competências de trabalho em grupo e de discussão construtiva, essenciais para o desenvolvimento social e acadêmico dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de interpretação de texto e reconto.
  • Estimular a criatividade na integração de conhecimentos interdisciplinares.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e apresentação em público.
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação.
  • Aplicar conceitos básicos de Matemática e Geografia em contextos narrativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve a leitura e interpretação de fábulas, a narração e reconto de histórias, introdução a conceitos básicos de Geografia como paisagens, clima, fauna e flora, e conceitos iniciais de Matemática, como contar, somar e subtrair quantidades. Através da junção destes elementos, pretende-se criar uma experiência de aprendizagem rica e diversificada, que vá além da memorização, estimulando a aplicação prática e criativa dos conteúdos.

  • Leitura e interpretação de fábulas.
  • Reconto de histórias com elementos criativos.
  • Introdução a conceitos de Geografia relacionados às histórias.
  • Exploração de conceitos básicos de Matemática dentro do contexto narrativo.
  • Prática de debate e discussão em grupo.

Metodologia

A metodologia ativa empregada focará na Roda de Debate como estratégia central, promovendo a participação ativa dos alunos. Após a divisão em pequenos grupos para a recriação das fábulas, cada time terá a oportunidade de apresentar sua versão da história, incentivando o diálogo e a avaliação crítica entre os grupos. Esta metodologia visa desenvolver competências linguísticas, de raciocínio e sociais, através de um aprendizado dinâmico e participativo.

  • Leitura da fábula pelo professor.
  • Formação de grupos e brainstorm para recontar a fábula com novos elementos.
  • Elaboração da nova versão da história com base nos conhecimentos integrados.
  • Roda de Debate para apresentação dos recontos.
  • Discussão construtiva sobre as diferentes versões apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, ocorrerá a leitura da fábula e a formação dos grupos, seguida pelo início do trabalho de recriação das histórias. A segunda aula será dedicada à finalização dos recontos e à realização da Roda de Debate, permitindo a discussão e reflexão sobre os trabalhos de cada grupo.

  • Aula 1: Leitura da fábula e início do trabalho em grupo.
  • Aula 2: Finalização dos recontos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando nas habilidades de interpretação, criatividade, trabalho em equipe e apresentação. Serão avaliados a originalidade e integração de conhecimentos no reconto das fábulas, a participação individual e coletiva nos debates, e a habilidade de argumentar e construir significado de forma conjunta. Exemplos de bons trabalhos incluem narrativas que demonstrem uma compreensão profunda da fábula original, elementos geográficos e matemáticos bem integrados, e uma apresentação coesa e articulada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem cópias da fábula selecionada, materiais de escrita para os alunos (papel, lápis, borracha), equipamentos para reprodução de áudio (caso a leitura da história seja feita por meio de ferramentas digitais), e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Estes materiais contribuirão para um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Cópias da fábula selecionada.
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha).
  • Equipamento de áudio para reprodução da fábula.
  • Espaço físico adequado para o debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo