Esta atividade interdisciplinar é desenhada para engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na leitura, interpretação e recriação de fábulas. Iniciando com uma sessão de leitura feita pelo professor, a turma ouvirá atentamente uma fábula escolhida. Posteriormente, em pequenos grupos, os alunos terão a tarefa de reimaginar e recontar a fábula, enriquecendo-a com elementos de Matemática e Geografia, apropriados ao conteúdo aprendido até o momento. Eles poderão adicionar informações sobre o local onde a história se passa, detalhando características geográficas, ou incluir problemas matemáticos simples relacionados a elementos da história, como quantidades de objetos. A culminância da atividade ocorre com uma Roda de Debate, na qual cada grupo partilha a sua versão da história, promovendo um diálogo construtivo sobre as diferentes interpretações e os conhecimentos integrados de cada área. A atividade busca fomentar não apenas a compreensão textual e criatividade, mas também habilidades de falar em público, trabalho em equipe, e aplicação prática de conceitos matemáticos e geográficos.
O principal objetivo desta atividade é promover uma aprendizagem significativa por meio da interdisciplinaridade, desenvolvendo nos alunos a capacidade de interpretação de texto, criatividade, pensamento crítico, e habilidades de comunicação. Especificamente, busca-se aperfeiçoar a aptidão dos alunos para recontar histórias, integrando conhecimentos de Matemática e Geografia de forma criativa. Além disso, visa-se fortalecer as competências de trabalho em grupo e de discussão construtiva, essenciais para o desenvolvimento social e acadêmico dos alunos.
O conteúdo programático envolve a leitura e interpretação de fábulas, a narração e reconto de histórias, introdução a conceitos básicos de Geografia como paisagens, clima, fauna e flora, e conceitos iniciais de Matemática, como contar, somar e subtrair quantidades. Através da junção destes elementos, pretende-se criar uma experiência de aprendizagem rica e diversificada, que vá além da memorização, estimulando a aplicação prática e criativa dos conteúdos.
A metodologia ativa empregada focará na Roda de Debate como estratégia central, promovendo a participação ativa dos alunos. Após a divisão em pequenos grupos para a recriação das fábulas, cada time terá a oportunidade de apresentar sua versão da história, incentivando o diálogo e a avaliação crítica entre os grupos. Esta metodologia visa desenvolver competências linguísticas, de raciocínio e sociais, através de um aprendizado dinâmico e participativo.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, ocorrerá a leitura da fábula e a formação dos grupos, seguida pelo início do trabalho de recriação das histórias. A segunda aula será dedicada à finalização dos recontos e à realização da Roda de Debate, permitindo a discussão e reflexão sobre os trabalhos de cada grupo.
A avaliação será formativa, focando nas habilidades de interpretação, criatividade, trabalho em equipe e apresentação. Serão avaliados a originalidade e integração de conhecimentos no reconto das fábulas, a participação individual e coletiva nos debates, e a habilidade de argumentar e construir significado de forma conjunta. Exemplos de bons trabalhos incluem narrativas que demonstrem uma compreensão profunda da fábula original, elementos geográficos e matemáticos bem integrados, e uma apresentação coesa e articulada.
Os recursos necessários para a atividade incluem cópias da fábula selecionada, materiais de escrita para os alunos (papel, lápis, borracha), equipamentos para reprodução de áudio (caso a leitura da história seja feita por meio de ferramentas digitais), e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Estes materiais contribuirão para um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
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