Bilhete Especial para o Papai

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita, Análise linguística e Produção de textos

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental vão explorar o gênero textual 'bilhete'. A proposta envolve três aulas distintas. Na primeira, será adotada a metodologia de Sala de Aula Invertida, onde os alunos vão investigar o que é um bilhete por meio de exemplos práticos ligados ao tema família. Na segunda aula, com a metodologia de Aula Expositiva, o professor ensinará a estrutura de um bilhete e incentivará a elaboração de mensagens curtas para os pais, focando na linguagem apropriada e na pontuação correta. Na terceira aula, utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, as crianças personalizarão cartões em formato de bilhete para presentear seus pais, promovendo a expressão dos sentimentos familiares e reforçando o carinho nas mensagens.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem a compreensão e a produção autônoma do gênero textual 'bilhete', levando em conta a situação comunicativa e a finalidade do texto. Alinhado às diretrizes da BNCC, busca-se que os alunos planejem e produzam bilhetes considerando o destinatário e a finalidade do texto, bem como utilizem a grafia correta e a pontuação adequada. Espera-se desenvolver nos alunos a capacidade de organização das ideias de forma clara e coerente ao criar mensagens significativas para seus pais.

  • Desenvolver a compreensão do gênero textual 'bilhete'.
  • Produzir bilhetes utilizando linguagem apropriada e pontuação correta.
  • Expressar sentimentos familiares por meio da escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na exploração do gênero textual 'bilhete', abordando aspectos de escrita e análise linguística. Nas aulas, os alunos serão incentivados a planejar e produzir bilhetes, respeitando a estrutura típica do gênero, como saudação, corpo do texto e despedida. Será promovido o uso correto da grafia e da pontuação, assim como a valorização da personalização de mensagens. As aulas visam fortalecer a habilidade de os alunos expressarem pensamentos e sentimentos de forma escrita e estruturada, conectando-se emocionalmente e socialmente com suas famílias.

  • Exploração do gênero textual 'bilhete'.
  • Planejamento e produção de bilhetes.
  • Uso da grafia correta e pontuação.
  • Expressão de sentimentos em mensagens escritas.

Metodologia

A sequência didática será conduzida através do uso de metodologias ativas que estimulam a participação e o protagonismo dos alunos. Inicialmente, a Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos investiguem e compartilhem ideias sobre o gênero 'bilhete', promovendo a compreensão inicial através de exemplos práticos. Em seguida, a Aula Expositiva ajudará a explicar a estrutura e o propósito dos bilhetes, orientando na produção. Por fim, a Atividade Mão-na-massa, onde os alunos personalizarão cartões, envolverá a prática criativa e afetiva da escrita, consolidando o aprendizado por meio do fazer.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Aula Expositiva.
  • Atividade Mão-na-massa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi organizado em três aulas distintas, de 50 minutos cada, utilizando metodologias específicas para enriquecer o aprendizado. Na primeira aula, os alunos explorarão o gênero 'bilhete', através da Sala de Aula Invertida, analisando exemplos relacionados à família. Na segunda aula, com a Aula Expositiva, os alunos vão aprender a estrutura dos bilhetes e criar mensagens curtas para os pais. A terceira aula será dedicada à Atividade Mão-na-massa, onde os alunos vão personalizar cartões bilhete, integrando criatividade e afetividade.

  • Aula 1: Investigação sobre bilhetes com exemplos ligados à família.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o gênero textual 'bilhete'. Explique que os bilhetes são mensagens curtas que usamos para deixar recados. Mostre alguns exemplos simples de bilhetes escritos por você, relacionados ao tema família (Opção 1: Simples e direta "Feliz Dia dos Pais, pai! Amo muito você. Obrigado por tudo." Opção 2: Agradecendo pelo apoio "Pai, obrigado por ser meu herói e por sempre me apoiar. Feliz Dia dos Pais!" Opção 3: Enfatizando o amor "Feliz Dia dos Pais, meu pai amado! Seu amor me guia e me faz feliz. Beijos!" Opção 4: Reconhecendo as qualidades do pai "Feliz Dia dos Pais! Admiro sua força e seu bom humor. Te amo muito!" Opção 5: Breve e divertida "Feliz Dia dos Pais! Você é o melhor pai do mundo (e o mais divertido!)." Opção 6: Para pais que estão longe "Pai, mesmo distante, meu coração está com você neste Dia dos Pais. Te amo!" Opção 7: Com um toque de humor "Feliz Dia dos Pais! Que a gente possa continuar comendo pizza e assistindo jogos juntos por muito tempo." Opção 8: Com um desejo "Feliz Dia dos Pais! Que seu dia seja repleto de alegria e coisas boas."). É importante que os alunos entendam o propósito dos bilhetes. Observe se os alunos conseguem identificar os diferentes propósitos destes bilhetes e incentive-os a fazer perguntas sobre o que perceberam.

    Momento 2: Observação e Discussão em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e entregue cópias de diferentes bilhetes. Permita que os alunos leiam e discutam entre si o que perceberam sobre os bilhetes: quem poderia ter escrito, por que foram escritos e para quem eram destinados. Circulando pela sala, ouça as discussões e intervenha, se necessário, com questões que estimulem reflexão, como Por que esse bilhete pode ser importante? ou Como você se sentiria se recebesse este bilhete? Avalie a participação dos alunos e a capacidade deles de expressarem suas opiniões de forma compreensível.

    Momento 3: Compartilhamento e Síntese Coletiva (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna a turma novamente para compartilhar as ideias discutidas em grupo. Peça que cada grupo explique um dos bilhetes observados e as conclusões a que chegaram. Anote no quadro as principais características identificadas nos bilhetes, como o tom carinhoso, a brevidade do texto e a importância do destinatário. É importante que você valide as contribuições dos alunos e complemente caso alguma característica relevante esteja faltando. Finalize o momento com uma síntese das funções dos bilhetes e como podem expressar carinho e atenção. A avaliação será feita através da observação da capacidade dos alunos em articular suas observações e conexões com o tema familiar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, permita intervalos curtos para movimento durante as atividades em grupos, isso pode ajudar a manter a concentração. Forneça instruções claras e, se necessário, individualizadas para evitar dispersão. Para os alunos com autismo nível 1, use exemplos visuais ao apresentar bilhetes e incentive os colegas a incluir esses alunos nas discussões, promovendo inclusão. Utilize comunicação clara e direta, sendo paciente para garantir que todos compreendam e se sintam à vontade para participar. Incentive os alunos a serem empáticos e ajudarem seus colegas que possam ter mais dificuldades.

  • Aula 2: Estrutura dos bilhetes e criação de mensagens para os pais.
  • Momento 1: Introdução à Estrutura do Bilhete (Estimativa: 10 minutos)
    Introduza a aula descrevendo brevemente a estrutura básica de um bilhete: saudação, corpo da mensagem e assinatura. Use exemplos de bilhetes apresentados na aula anterior para ilustrar essas partes. É importante que você destaque a linguagem apropriada e a importância da pontuação correta. Pergunte aos alunos se eles se lembram de exemplos de bilhetes discutidos anteriormente e como essas partes estavam presentes.

    Momento 2: Análise Coletiva de Exemplos de Bilhetes (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua uma folha com exemplos de bilhetes completos. Em grupos, permita que os alunos identifiquem as diferentes partes do bilhete. Circulando pela sala, ouça as discussões e intervenha com perguntas que incentivem a atenção aos detalhes, como Quais palavras mostram carinho? ou Como eles terminaram o bilhete? Avalie a capacidade dos alunos de identificar corretamente as partes dos bilhetes e de contribuir com o grupo.

    Momento 3: Construção Guiada de Bilhetes (Estimativa: 15 minutos)
    No quadro, elabore um bilhete coletivo usando sugestões dos alunos. Escreva parte por parte, começando com uma saudação apropriada, uma mensagem carinhosa e concluindo com uma despedida. Questione sempre as escolhas dos alunos, incentivando o uso de uma linguagem carinhosa e correta. Ofereça feedback sobre as sugestões, destacando o uso correto das estruturas e pontuações.

    Momento 4: Criação Individual de Bilhetes (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que escrevam seus próprios bilhetes para os pais, usando a estrutura aprendida. Explique que devem incluir uma saudação, uma mensagem carinhosa e uma despedida. Circule pela sala para dar orientações e feedback individualizado. Avalie a capacidade dos alunos em aplicar corretamente a estrutura e vocabulário ensinado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, permita pequenos intervalos para que possam se movimentar, se necessário. Para alunos com autismo nível 1, assegure que recebam instruções claras e visualmente apoiadas, quando possível. Para todos, mantenha uma linguagem clara e ofereça feedback positivo e encorajador. Encoraje os alunos a trabalharem juntos, apoiando quem tiver maiores dificuldades. Lembre-se de que sua paciência e apoio são essenciais para garantir que todos se sintam capazes e incluídos.

  • Aula 3: Personalização de cartões bilhete com criatividade e afetividade.
  • Momento 1: Introdução à Personalização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que, hoje, eles irão personalizar cartões em formato de bilhete para seus pais. Explique a importância da criatividade no desenvolvimento dos cartões e como a expressão dos sentimentos é fundamental. Mostre alguns exemplos visuais de cartões personalizados para inspirar os alunos. É importante que você destaque que o carinho e a sinceridade são mais valiosos que a aparência perfeita dos cartões. Pergunte se alguém já fez um cartão e como se sentiram ao fazê-lo.

    Momento 2: Planejamento do Cartão Bilhete (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que os alunos pensem em uma mensagem carinhosa e escrevam um rascunho do que gostariam de incluir no bilhete. Oriente os alunos a considerar o que gostariam de expressar e quais materiais podem ajudá-los a transmitir essa mensagem visualmente. Circulando pela sala, ofereça sugestões individuais sobre como melhorar a mensagem ou organização do texto. Avalie a habilidade dos alunos em planejar de forma criativa e significativa suas mensagens.

    Momento 3: Criação e Personalização (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua os materiais de papelaria, como papéis coloridos, adesivos, lápis de cor e canetas, e incentive os alunos a começarem a personalização de seus cartões. Permita que se expressem livremente, utilizando diferentes cores e formas. Durante o processo, ofereça feedback positivo sobre o que estão criando, destacando o valor do esforço e da criatividade. Avalie o envolvimento e a originalidade dos alunos ao criar, observando se conseguem refletir emoções através de suas personalizações.

    Momento 4: Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos alunos que compartilhem seus cartões com a turma, comentando sobre o que escolheram escrever e como decoraram. Crie um ambiente acolhedor para que eles mostrem suas criações, estimulando a troca de impressões entre eles. Conclua a aula com uma breve reflexão sobre a experiência e como pequenas ações podem fazer grande diferença nas relações familiares. Avalie a capacidade dos alunos de apresentar suas criações de maneira clara e segura.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, ofereça lembretes frequentes e encoraje intervalos curtos de movimento, se necessário. Para alunos com autismo nível 1, utilize instruções visuais ao explicar a atividade e certifique-se de que há um local tranquilo onde possam trabalhar, se preferirem. Incentive parcerias criativas e atividades em duplas para garantir que todos se sintam parte do grupo e recebam o apoio necessário. Mantenha-se disponível para auxílio individualizado e promova um ambiente de aceitação e incentivo à diversidade criativa.

Avaliação

O processo avaliativo deve ser diversificado e adaptável às necessidades dos alunos, combinando avaliações formativas e somativas. Avaliações práticas como a elaboração dos bilhetes e a personalização dos cartões permitirão que os alunos demonstrem suas habilidades de escrita e expressão de sentimentos. O professor deve observar critérios como a clareza da mensagem, a precisão da grafia e a pontuação, assim como a adequação ao gênero textual. Métodos avaliativos poderiam incluir a autoavaliação, incentivando os alunos a refletirem sobre seu processo de aprendizado, e o feedback formativo para apoiar o crescimento contínuo. Para atender aos alunos com necessidades específicas, pode-se adaptar critérios e fornecer apoio individualizado quando necessário, assegurando que todos possam demonstrar seu progresso no ritmo apropriado.

  • Autoavaliação sobre o processo de criação do bilhete.
  • Feedback formativo detalhado do professor.
  • Adaptação de critérios para necessidades específicas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade buscam promover uma aprendizagem prática e afetiva, sem a necessidade de recursos digitais. Serão utilizados exemplos impressos de bilhetes, materiais de papelaria para a criação dos cartões e um espaço adequado para a atividade criativa. Esses recursos visam facilitar a concretização do aprendizado e a expressão dos sentimentos de maneira significativa, promovendo uma interação direta com o conteúdo sem depender de tecnologias. Incentivar a utilização de materiais como papéis diversos, canetas coloridas e adesivos pode enriquecer ainda mais a experiência de personalização dos cartões e tornar o ambiente de aprendizagem motivador e acolhedor.

  • Exemplos impressos de bilhetes.
  • Materiais de papelaria para personalização dos cartões.
  • Espaço adequado para atividades criativas.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio diário enfrentado pelos professores na inclusão educacional. É crucial traçar estratégias específicas para alunos com condições como TDAH e autismo nível 1, sem sobrecarregar o profissional. Adaptações práticas incluem o uso de instruções claras e diretas, evita-se mudanças abruptas no ambiente para facilitar o foco. Estratégias visuais como cartazes com passos da atividade podem auxiliar na compreensão. Além disso, criar uma rotina estruturada e previsível nas aulas pode beneficiar todos os alunos, mas especialmente aqueles com TDAH e autismo. A comunicação deve sempre considerar as necessidades individuais e o apoio dos colegas mais próximos deve ser incentivado para promover a empatia e a colaboração. Fornecer um espaço tranquilo para alunos que necessitam se retirar momentaneamente ajuda na autorregulação emocional. A flexibilização de prazos e formatos pode ser necessária para que todos alcancem os objetivos traçados. Por fim, é relevante manter aberto o diálogo com as famílias para alinhar as estratégias de apoio e garantir uma aprendizagem significativa.

  • Instruções claras e diretas.
  • Uso de cartazes visuais para passos da atividade.
  • Rotina estruturada e previsível nas aulas.
  • Espaço tranquilo para autorregulação emocional.
  • Flexibilização de prazos e formatos.

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