Brincando com as Rimas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cantigas e Quadrinhas

Nesta atividade educativa, focada na disciplina de Língua Portuguesa, especificamente no campo de Análise Linguística/Semiótica e Leitura/Escuta, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental vão imergir no universo das rimas através de cantigas e quadrinhas. Durante três aulas dinâmicas, iniciarão explorando músicas simples para identificar rimas e aliterações, o que auxilia na compreensão das sonoridades da língua e no enriquecimento do vocabulário. A atividade está estruturada para desenvolver habilidades de escuta, leitura e interpretação de textos curtos, além de incentivar a colaboração em grupo e reforçar a expressão oral. Na segunda etapa, divididos em pequenos grupos, os estudantes criarão suas próprias quadrinhas, exercitando a criatividade e utilizando instrumentos musicais para compor o ritmo e a melodia. Este processo não apenas fortalece as habilidades de escrita e ritmo como também promove o trabalho em equipe. Finalmente, cada grupo apresentará sua criação à classe, uma oportunidade para cada aluno expressar suas ideias e se envolver na prática de apresentação frente a um público, estimulando a confiança e habilidades comunicativas. A proposta visa não apenas integrar o conhecimento linguístico com experiências musicais, mas também criar um ambiente de aprendizagem cooperativa e divertida, onde a educação socioemocional é praticada por meio da empatia, apoio e respeito mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam fortalecer diversas competências dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, integrando habilidades linguísticas, sociais e cognitivas essenciais para esta fase. Inicialmente, pretende-se que os alunos compreendam e identifiquem rimas e aliterações em contextos musicais, desenvolvendo sua consciência fonológica. Além disso, ao criar suas próprias quadrinhas, eles exercitarão a escrita e a organização de ideias de forma estruturada, expandindo o vocabulário e aprimorando a expressão escrita. Trabalhar em grupos fomentará importantes habilidades sociais, como empatia, cooperação, respeito às opiniões alheias e a capacidade de oferecer e aceitar feedback. A apresentação final das quadrinhas permitirá que os alunos pratiquem a expressão oral em público, fundamental para a autoconfiança e comunicação eficaz. Estas tarefas são planejadas para serem inclusivas, considerando as particularidades de cada aluno.

  • Identificar rimas e aliterações em músicas simples.
  • Criar quadrinhas utilizando criatividade e senso rítmico.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Melhorar a capacidade de expressão oral através de apresentações em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está dedicado ao estudo das rimas e aliterações como aspectos linguísticos que enriquecem a compreensão da oralidade e da escrita. Iniciaremos com a análise e apreciação de cantigas e quadrinhas tradicionais, que servem como base para o estudo do ritmo e da métrica das palavras. Este conhecimento será expandido para a criação de quadrinhas, onde a criatividade do aluno é estimulada, permitindo a prática e desenvolvimento da expressão escrita e organização das ideias em versos. Além disso, o conteúdo se conecta com a prática da leitura e escuta crítica, promovendo uma reflexão sobre os efeitos estilísticos e sonoros das rimas. A conclusão da atividade com apresentações orais promove a relação entre escrita e performance oral, essencial para comunicação efetiva e capacidade de argumentação.

  • Estudo de cantigas e suas estruturas rítmicas.
  • Análise e identificação de rimas e aliterações.
  • Criação e produção de quadrinhas em grupo.
  • Apresentações orais e práticas de comunicação efetiva.

Metodologia

Para a condução desta atividade, iremos empregar uma abordagem colaborativa centrada no aluno, que promove a aprendizagem ativa através da descoberta e criação. Inicialmente, serão introduzidas músicas e cantigas como ferramenta educativa para engajar os alunos no estudo das rimas e aliterações. Utilizando a tecnologia e recursos de áudio, os alunos terão a oportunidade de ouvir e analisar canções, desvendando suas estruturas. Na fase de criação, pequenos grupos trabalharão para explorar suas próprias ideias, criando quadrinhas que unem ritmo e criatividade. Esta fase é deliberadamente aberta para permitir a expressão individual e coletiva, ao mesmo tempo que promove habilidades sociais. O uso de instrumentos musicais básicos auxiliará os alunos a compreenderem o ritmo de forma prática e sensorial. Para fechar, a atividade culmina em uma apresentação, promovendo o aprendizado peer-to-peer e uma validação pública da aprendizagem.

  • Utilização de cantigas para análise e compreensão prática.
  • Trabalho em pequenos grupos para criação colaborativa.
  • Integração de instrumentos musicais simples para acompanhar ritmo.
  • Sessões de apresentação para promover a expressão oral e feedback.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em três aulas sequenciais, cada uma com duração de 60 minutos, planejadas para proporcionar um desenvolvimento contínuo e coeso das habilidades linguísticas e sociais visadas. Estas aulas são projetadas para permitir aos alunos mergulharem progressivamente em atividades práticas que exploram rimas e aliterações. A primeira aula focaliza a introdução e imersão inicial nas cantigas, desenvolvendo a escuta crítica e identificação das estruturas sonoras. Na segunda aula, os alunos trabalham em grupos para criar quadrinhas, sendo incentivados a colaborar e a experimentar, o que contribui para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo. Finalmente, a terceira aula é dedicada às apresentações das obras criadas, proporcionando uma plataforma para o uso das habilidades desenvolvidas de forma prática e engajante, além de reforçar a autoconfiança e habilidades comunicativas dos alunos.

  • Aula 1: Introdução às cantigas e identificação de rimas e aliterações.
  • Momento 1: Abertura e Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos e explicando que irão aprender sobre rimas e aliterações através de cantigas. Faça uma breve explicação sobre o que são rimas e aliterações, utilizando exemplos simples. É importante que você mantenha as explicações claras e envolventes, utilizando um tom animado para captar o interesse das crianças. Avalie a compreensão inicial dos alunos através de perguntas como ‘Alguém sabe o que é uma rima?’ Registrando em quadros de participação.

    Momento 2: Audição de Cantigas (Estimativa: 15 minutos)
    Reproduza duas ou três cantigas conhecidas das crianças. Peça aos alunos que prestem muita atenção às palavras que rimam e às repetições sonoras. Após a audição, promova uma discussão guiada sobre as rimas e aliterações que conseguiram identificar, anotando no quadro as palavras destacadas pelos alunos. Reforce o incentivo à participação por meio de elogios a cada contribuição. Verifique através de respostas individuais se todos estão compreendendo, adaptando as explicações conforme necessário.

    Momento 3: Atividade em Grupo - Identificando Rimas (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e entregue uma lista com trechos curtos das cantigas ou de outras poesias infantis. Instrua os grupos a sublinharem as palavras que rimam ou que possuem sons iniciais semelhantes. Circule pela sala e ofereça suporte onde houver mais dificuldade, estimulando o trabalho colaborativo. Avalie esse momento observando a efetiva colaboração e envolvimento dos alunos, registrando esses aspectos em listas de verificação.

    Momento 4: Compartilhamento e Encerramento (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma em um círculo e permita que cada grupo compartilhe com a turma as rimas e aliterações que encontraram. Valorize cada apresentação, reforçando os conceitos abordados. Conclua a aula com uma rápida revisão do que foi aprendido e peça feedback dos alunos sobre a atividade, incentivando a autoexpressão. Registre quaisquer comentários significativos que possam indicar entendimento ou necessidade de revisão futura.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Nessa aula, procure oferecer materiais visuais com letras maiores e mais espaçadas para garantir que todas as crianças possam participar da leitura dos textos. Utilize gravações de áudio com boa qualidade sonora para a audição de cantigas, permitindo uma melhor experiência auditiva. Se algum aluno apresentar dificuldades na identificação de rimas, proponha apoio individual durante as atividades de grupo, destacando exemplos adicionais contextualizados para facilitar a compreensão. Cuide para criar um ambiente de respeito e motivação, valorizando cada contribuição independentemente do tipo ou qualidade. Não esqueça de ajustar a utilização dos instrumentos auditivos e visuais conforme as necessidades que possam surgir.

  • Aula 2: Trabalho em grupo para criação de quadrinhas com instrumentos musicais.
  • Momento 1: Revisão e Preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando os conceitos de rimas e aliterações tratados na aula anterior. Pergunte aos alunos se ainda se lembram de exemplos e incentive-os a compartilhar espontaneamente o que memorizam. Em seguida, explique que eles irão criar suas próprias quadrinhas e usar instrumentos musicais para acompanhá-las. Comente brevemente sobre a importância de expressarem sua criatividade e trabalharem em equipe.

    Momento 2: Planejamento em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em grupos pequenos, garantindo que todos se sintam confortáveis e que os grupos sejam equilibrados. Distribua materiais impressos com exemplos de quadrinhas e uma folha em branco para cada grupo. Oriente-os a discutir ideias para suas criações, considerando palavras que rimam e um tema em comum. Vá de grupo em grupo, oferecendo orientação e sugerindo ideias quando necessário. Observe se o grupo está colaborando e dividindo tarefas de maneira equitativa.

    Momento 3: Composição e Ensaios com Instrumentos (Estimativa: 20 minutos)
    Forneça instrumentos musicais simples, como tambores ou pandeiros, para que os grupos integrem ritmo à suas quadrinhas. Oriente cada grupo a repetir em voz alta suas criações e a praticar o ritmo usando os instrumentos. Auxilie os alunos incentivando a experimentação de diferentes batidas para encontrar a que melhor complementa as palavras. Verifique se todos têm a oportunidade de tocar os instrumentos e participe ativamente para manter o engajamento.

    Momento 4: Antecipação das Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula pedindo que cada grupo compartilhe rapidamente o tema de sua quadrinha com a turma, sem ainda apresentá-las completamente. Dê um espaço para que compartilhem suas ideias iniciais sobre o processo de criação, promovendo um ambiente de valorização e respeito pelas diferentes expressões. Agradeça as participações e marque o foco no progresso em vez do resultado, preparando-os para as apresentações finais na próxima aula.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos sejam incluídos nos grupos de forma a maximizarem suas capacidades e contribuírem com suas habilidades únicas. Disponibilize materiais de apoio visual com figuras que possam facilitar a compreensão do conceito de rima e aliteração. Incentive grupos a comporem quadrinhas que tenham temas inclusivos e que promovam empatia. Considere adaptar o ritmo dos instrumentos para alunos que possam ter dificuldades auditivas, talvez usando batidas visíveis ou sinais, e seja sensível à necessidade de alguns alunos em receber assistência individualizada.

  • Aula 3: Apresentações dos grupos e feedback da turma.
  • Momento 1: Preparação para a Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula organizando os alunos em seus grupos de trabalho formados na Aula 2. Explique que eles terão a oportunidade de apresentar suas quadrinhas e o ritmo criado com os instrumentos musicais. Dê alguns minutos para os grupos se reunirem e revisarem suas apresentações. É importante que você incentive os alunos a se concentrarem nos aspectos de colaboração e expressão. Avalie a preparação observando se cada grupo está confiante e pronto para se apresentar.

    Momento 2: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 30 minutos)
    Peça que cada grupo, de forma organizada, se dirija à frente da sala para apresentar sua quadrinha. Permita que eles expliquem brevemente o tema escolhido e como desenvolveram a criação. Durante as apresentações, observe atentamente a participação de todos os membros do grupo, a clareza na expressão oral e a integração do ritmo com a quadrinha. Elogie aspectos positivos de cada apresentação, como a criatividade, a colaboração e a coragem de falar em público. Anote pontos a serem discutidos posteriormente com a turma.

    Momento 3: Feedback Construtivo (Estimativa: 15 minutos)
    Abrigue uma sessão de feedback onde você, como professor, e os colegas possam comentar as apresentações. É importante que estabeleça um ambiente seguro e encorajador para que os alunos se sintam confortáveis em expressar suas opiniões. Incentive os alunos a oferecerem feedback construtivo, destacando o que mais gostaram e sugerindo possíveis melhorias. Promova uma discussão sobre o que cada grupo aprendeu com a experiência, sublinhando o valor do aprendizado colaborativo e da prática de comunicação.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula revisando os principais conceitos aprendidos durante o projeto, como a importância das rimas, aliterações e do trabalho em equipe. Peça aos alunos que compartilhem uma coisa nova que aprenderam ou uma habilidade que sentiram ter desenvolvido. Agradeça a participação de todos e estimule a continuação do uso da criatividade e da colaboração em futuras atividades. Registre em notas as impressões dos alunos para futuras avaliações de seus progressos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem efetivamente das apresentações e recebam feedback motivador, esteja atento a diferentes estilos de aprendizado e comunicação. Se um aluno estiver nervoso ou inseguro em se apresentar, permita que ele participe de uma maneira mais confortável, talvez auxiliando com os instrumentos ou narrando a quadrinha em conjunto com um colega. Incentive que os colegas ofereçam apoio e sejam gentis uns com os outros. Utilize também materiais visuais ou auditivos de apoio durante as apresentações, caso necessário, e esteja disponível para intervir em qualquer situação que possa criar desconforto ou ansiedade, garantindo uma experiência positiva e inclusiva para todos.

Avaliação

A avaliação desta atividade adota uma abordagem formativa e contínua, reconhecendo a variedade de competências e habilidades que os alunos desenvolvem ao longo do processo. O objetivo principal é avaliar o aprendizado linguístico, a cooperação em grupo e a capacidade comunicativa dos alunos. Diversas metodologias serão empregadas: uma avaliação informal durante as atividades permitirá monitorar o envolvimento dos alunos e a colaboração nas tarefas. A criação de quadrinhas será avaliada por meio de rubricas que analisam a criatividade, adesão ao tema, coesão dos versos e utilização de rimas. Durante as apresentações, o foco será na expressividade, clareza e interação com o público. O feedback fornecerá insights críticos que ajudam os alunos a refletirem sobre suas performances e pontos de melhoria. Todas as avaliações serão adaptadas para respeitar as necessidades individuais dos alunos e promover um ambiente inclusivo para todos.

  • Avaliação contínua e formativa baseada na participação nas atividades.
  • Rubricas específicas para avaliação das quadrinhas criadas.
  • Observação crítica durante as apresentações finais.
  • Feedback construtivo individualizado para o progresso contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são cuidadosamente selecionados para enriquecer o ambiente de aprendizagem e facilitar o desenvolvimento das competências visadas. No início da atividade, utilizaremos equipamentos de áudio, como caixas de som e dispositivos para reprodução de músicas, permitindo que os alunos ouçam e analisem cantigas reais. Será disponibilizado material impresso com letras de cantigas selecionadas, reforçando a leitura e conexão com os materiais de análise. Instrumentos musicais simples, como tambores de mão ou triângulos, serão introduzidos na criação de quadrinhas, estimulando a coordenação motora e a percepção rítmica. Estas ferramentas, juntamente com materiais didáticos visuais, criarão um ambiente dinamizado que oferece oportunidades aos alunos de aprender por meio da prática e interação. Além disso, elementos de tecnologia digital podem ser explorados, onde possível, para gravação e análise das performances.

  • Equipamentos de reprodução de áudio para tocar cantigas.
  • Material impresso com letras de cantigas e quadrinhas.
  • Instrumentos musicais simples para prática de ritmo.
  • Materiais visuais de apoio para estruturação de quadrinhas.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios que os professores enfrentam em tornar suas aulas inclusivas e acessíveis, e embora a atividade não exija adaptações significativas devido à ausência de condições específicas entre os alunos, sempre é possível aprofundar a inclusão. As práticas sugeridas não sobrecarregam o professor financeiramente e promovem um ambiente acolhedor para todos. Recomenda-se a utilização de materiais e instrumentos que sejam acessíveis e seguros, garantindo a cada aluno a oportunidade de participar plenamente. Monitoramento contínuo do envolvimento, comunicação clara, uso de recursos impressos de alta legibilidade, atenção às dinâmicas entre os alunos são algumas das práticas a serem adotadas para assegurar que todos os estudantes estejam engajados. O envolvimento da família na atividade também pode oferecer suporte adicional, auxiliando a conectar as experiências de aprendizagem na sala de aula ao ambiente familiar, promovendo um aprendizado inclusivo e continuado.

  • Utilização de materiais didáticos inclusivos e de fácil acesso.
  • Monitoramento do envolvimento dos alunos e mediação de interações.
  • Comunicação clara e acessível com diferentes recursos visuais.
  • Envolvimento da família para suporte adicional e envio de atividades.

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