Caça ao Tesouro das Palavras Conectoras

Desenvolvida por: Edina … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Coesão Textual

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras Conectoras' tem como objetivo estimular os alunos a compreenderem a importância das palavras conectoras na construção de um texto coeso e fluente. Através de uma dinâmica de caça ao tesouro, os alunos, divididos em equipes, irão procurar por pistas na sala de aula, cada uma contendo uma palavra conectora que deverá ser usada para completar um texto curto e previamente incompleto fornecido pelo professor. Após a conclusão da atividade, cada equipe discutirá o impacto das palavras escolhidas na ligação das ideias do texto, promovendo assim uma reflexão sobre a importância destas palavras para a clareza e continuidade das ideias em um texto. A equipe que completar o texto de forma correta primeiro será premiada com um pequeno brinde, incentivando o engajamento e a cooperação entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em desenvolver nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma compreensão clara sobre o papel das palavras conectoras na formação de um texto coeso. Através da exploração ativa e engajadora, os estudantes poderão internalizar o uso funcional dessas palavras, aprimorando suas habilidades de leitura e escrita. Ao participarem de um projeto colaborativo, aprenderão a aplicar conceitos em situações práticas e reais, fortalecendo também suas competências de resolução de problemas dentro de um ambiente colaborativo.

  • Compreender o papel das palavras conectoras na construção de um texto coeso.
  • Aprimorar habilidades de leitura e escrita através da aplicação prática de conceitos gramaticais.
  • Fortalecer competências de trabalho em equipe e resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP13: Localizar informações explícitas em textos orais de diferentes gêneros, como, por exemplo, acontecimentos informativos cotidianos e textos instrucionais.
  • EF12LP15: Identificar e compreender o valor semântico dos conectores em textos de diferentes gêneros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade envolve uma exploração detalhada do uso de palavras conectoras e sua funcionalidade dentro do texto. Ao desconstruir e reconstruir textos curtos, os alunos aplicarão conhecimentos sobre conectores, praticando a leitura com compreensão e a habilidade de identificar padrões de coesão. Este conteúdo não apenas reforça as competências de leitura e escrita, mas também incentiva a discussão em grupo sobre as escolhas linguísticas e seus efeitos nos textos criados.

  • Identificação e uso de palavras conectoras em textos.
  • Reconhecimento de padrões de coesão em textos curtos.
  • Discussões sobre a influência das palavras conectoras na fluidez do texto.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade integra abordagens ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e Atividade Mão-na-massa para proporcionar uma experiência engajadora e prática aos alunos. A divisão da turma em equipes estimula o trabalho colaborativo e a resolução conjunta de problemas, enquanto a caça ao tesouro desenvolve habilidades motoras e cognitivas em um contexto divertido. Esta abordagem permite que os alunos sejam participantes ativos em seu processo de aprendizagem, construindo conhecimento de forma prática e significativa.

  • Atividade Mão-na-massa com caça ao tesouro.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos incentivando trabalho em equipe.
  • Experiências práticas para aplicar conceitos de gramática.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada para ser executada em uma aula de 50 minutos, maximizando o tempo para garantir que os alunos possam explorar completamente o conteúdo proposto. Durante a aula, haverá tempo para introdução ao tema, execução da atividade e discussão final. Esta estrutura permite um fluxo organizado, estimulando a participação e o engajamento de todos os alunos em cada etapa do processo.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão em equipes, execução da atividade de caça ao tesouro das palavras conectoras, discussão sobre os resultados e reflexões coletivas.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Divisão em Equipes (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o que são palavras conectoras e a importância delas para a coesão textual. Explique que, ao final da atividade, todos terão a oportunidade de refletir sobre o papel dessas palavras nos textos. Em seguida, divida a turma em equipes, explicando a importância do trabalho em conjunto e como cada um terá um papel fundamental na atividade.

    Momento 2: Atividade Caça ao Tesouro das Palavras Conectoras (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua para cada equipe um texto curto impresso com lacunas. Dê a largada para a caça ao tesouro, incentivando os alunos a procurar as pistas pela sala. Cada pista contém uma palavra conectora que deverá ser utilizada para completar o texto. É importante que o professor circule pela sala, incentivando o engajamento e orientando quando necessário. Observe se todos os alunos estão envolvidos e ajude aqueles que possam estar com dificuldades.

    Momento 3: Discussão e Reflexão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Após a finalização da atividade, reúna os alunos no centro da sala para discutir as respostas. Permita que cada equipe apresente o texto completo, explicando por que escolheram determinadas palavras. Facilite uma reflexão coletiva sobre como as palavras conectoras ajudaram a tornar o texto mais claro e fluido. É importante que incentive o reconhecimento de padrões de coesão e promova a discussão sobre o impacto das palavras na fluidez das ideias. Avalie oralmente as contribuições e reflexões dos alunos, complementando onde necessário.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com necessidades específicas na turma, considere diversas formas de expressão e participação. Utilize materiais visuais, como cartazes ou imagens que representem palavras conectoras, para ajudar na compreensão. Para garantir que todos os alunos se sintam incluídos, permita que os alunos escolham funções nas equipes que se alinhem com suas habilidades e motivem a sua participação. Ofereça apoio individualizado quando necessário e celebre as pequenas vitórias de cada equipe, garantindo um ambiente acolhedor e colaborativo.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, incorporando avaliações formativas e somativas que alinhem com os objetivos de aprendizagem. A avaliação formativa ocorrerá ao longo da aula, através da observação e feedback contínuo aos alunos sobre o uso de palavras conectoras e colaboração em equipe. A avaliação somativa incluirá a revisão final dos textos completos, verificando a correção e fluência; além disso, reflexões escritas sobre a importância dos conectores também podem ser solicitadas. Opções de avaliação incluem ajustes para alunos que demonstrem dificuldades, assegurando a oportunidade de feedback construtivo que apoie o aprendizado contínuo.

  • Avaliação formativa durante a execução da atividade pela observação do envolvimento dos alunos.
  • Avaliação somativa através da revisão e correção dos textos completos.
  • Reflexões escritas individuais para autoavaliação do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade foram cuidadosamente selecionados para enriquecer o processo educativo, minimizando custos e maximizando a eficácia pedagógica. Utilizaremos materiais impressos, como folhas com textos incompletos e listas de conectores, e implementaremos tecnologias simples como vídeos educativos sobre coesão textual. Esses recursos suportam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e criativas, facilitando o trabalho colaborativo e o engajamento ativo dos alunos.

  • Textos curtos impressos com lacunas para preencher.
  • Listas de palavras conectoras preparadas para a atividade.
  • Cartelas de pistas escondidas pela sala de aula.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a importância de promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível para todos os alunos. Nesta atividade, apesar da ausência de condições específicas dos alunos atuais, sugerimos práticas gerais de inclusão, como o equilíbrio entre atividades orais e escritas para atender a diferentes estilos de aprendizagem. Alterações no ambiente físico, como o posicionamento cuidadoso das pistas para garantir que todos os alunos possam participar igualmente, também são consideradas. É vital promover o trabalho em equipe de forma que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas, proporcionando suporte onde necessário e monitorando constantemente o progresso dos alunos para ajustes contínuos.

  • Equilíbrio entre atividades orais e escritas.
  • Uso de técnicas que atendam a diferentes estilos de aprendizagem.
  • Adaptações leves no espaço para maximizar participação e alcance.

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