Caça-Fake News: Detetives da Verdade

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identificação de Notícias Falsas

Nesta atividade, os alunos se transformarão em detetives em busca de notícias falsas ou fake news. O objetivo é desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão de textos através do reconhecimento de informações verdadeiras e falsas. Durante quatro aulas, as crianças serão introduzidas ao conceito de fake news, discutirão experiências pessoais relacionadas, analisarão exemplos práticos e criarão materiais de conscientização. A atividade promoverá habilidades de cooperação, permitindo que os alunos trabalhem em grupos para discutir e criar cartazes e vídeos educativos sobre o tema, além de incentivar a empatia e o respeito mútuo durante partilhas e produções em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para não apenas desenvolver habilidades de leitura e escrita, mas também para promover o pensamento crítico e a capacidade de diferenciar informações verdadeiras de falsas. Os alunos aprenderão a identificar sinais que indicam uma notícia falsa, o que aumentará sua literacia digital em tempos de excesso de informação. Além disso, estimulará o trabalho colaborativo, essencial para o sucesso cognitivo e social nesta faixa etária, bem como o uso ético e responsável da informação.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica.
  • Promover a compreensão de textos e o reconhecimento de informações verdadeiras e falsas.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a empatia entre os colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é estruturado para que os alunos desenvolvam uma base sólida em habilidades de leitura e análise crítica, essenciais para a identificação de fake news. Começando com a introdução ao conceito e características de notícias falsas, o programa propõe atividades que estimulam a discussão e análise de conteúdos, combinando prática de leitura com produção criativa em grupos. À medida que os alunos progridem nesta sequência, são incentivados a aplicar o que aprenderam em projetos práticos, como a criação de cartazes e vídeos, para consolidar e mostrar seus aprendizados em um contexto real.

  • Introdução ao conceito de fake news e suas características.
  • Leitura e análise crítica de textos.
  • Discussão em grupo sobre experiências pessoais relacionadas a fake news.
  • Criação de cartazes e vídeos educativos.

Metodologia

Nesta atividade, empregamos uma abordagem integrativa e colaborativa, centrada na aprendizagem ativa e interativa. Os alunos são incentivados a participar de discussões em grupos pequenos para trocar experiências e ideias, o que não apenas reforça o entendimento do conteúdo, mas também desenvolve habilidades sociais. A metodologia foca tanto no individual quanto no coletivo, permitindo que os alunos pratiquem leitura crítica e desenvolvam materiais de conscientização como grupo. Essa prática proporciona um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, valorizando a contribuição e o ritmo de cada aluno.

  • Discussões em grupos pequenos.
  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Leituras guiadas e compartilhadas pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em quatro aulas, cada uma com um foco específico para garantir um aprendizado progressivo e envolvente. A primeira aula introduz o conceito de fake news, seguida por discussões em grupos na segunda aula. A terceira aula é dedicada à leitura e análise crítica de exemplos práticos, enquanto a última aula é destinada à criação e apresentação de cartazes e vídeos educativos pelos alunos. Esta estrutura em várias etapas ajuda a consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de maneira prática e colaborativa.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de fake news.
  • Momento 1: Início da Aula e Quebra-Gelo (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve explicação do que são fake news de forma simples e acessível. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar de 'notícias falsas' ou 'fake news' e o que isso significa para eles. Incentive-os a compartilhar suas ideias em pequenos grupos e, depois, trazer algumas dessas ideias para a discussão da turma.

    Momento 2: Apresentação do Conceito de Fake News (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente um vídeo curto ou uma história em quadrinhos que explique de forma ilustrativa o que são fake news e como elas podem ser percebidas. Utilize exemplos apropriados para a idade dos alunos. Discuta as principais características das fake news, como títulos sensacionalistas e fontes duvidosas. Utilize cartazes ou o quadro para visualizar algumas das características mencionadas.

    Momento 3: Atividade de Análise Coletiva (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua algumas notícias (verdadeiras e falsas) impressas ou projetadas na lousa. Divida a turma em pequenos grupos e peça que, em conjunto, identifiquem qual das notícias apresentadas parece ser falsa e justifiquem suas escolhas. O professor deve circular pela sala para auxiliar os grupos e incentivá-los a pensar criticamente sobre os elementos presentes em cada notícia.

    Momento 4: Discussão e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos novamente e convide-os a compartilhar as conclusões de seus grupos em uma roda de conversa. Pergunte como se sentiram ao descobrir relatos verdadeiros e falsos e deixe que expressem suas opiniões. Finalize explicando a importância de verificar informações antes de acreditar ou compartilhar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ofereça explicações visuais e multimídia, que podem ser bastante úteis para alunos com deficiência intelectual. Utilize materiais visíveis e táteis para facilitar o entendimento. Forneça um ambiente acolhedor e encorajador, especialmente para alunos com ansiedade, permitindo que participem das discussões no seu tempo. Considere adaptações como fornecer textos com menos informações ou frases de apoio para aqueles que enfrentam desafios na compreensão de leitura. Permita que todos os alunos contribuam de acordo com suas habilidades e ofereça apoio onde necessário.

  • Aula 2: Discussão em grupos sobre experiências pessoais.
  • Momento 1: Introdução e Quebra-Gelo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os conceitos discutidos na aula anterior sobre fake news. Promova uma rápida atividade de quebra-gelo onde cada aluno compartilha, em poucas palavras, uma situação divertida ou curiosa que vivenciou recentemente - pode ou não estar relacionada a notícias. Isso ajudará a criar um ambiente descontraído e estimular a participação.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Definição das Regras (Estimativa: 10 minutos)
    Organize a turma em pequenos grupos, garantindo que haja diversidade em cada um. Explique claramente as regras para as discussões em grupo, enfatizando a importância do respeito e da escuta ativa. Forneça a cada grupo um papel com sugestões de perguntas a serem debatidas, por exemplo: Você já recebeu uma notícia que achou engraçada mas depois descobriu que não era verdadeira?. Circule pela sala para garantir que todos estejam confortáveis e entendendo a proposta.

    Momento 3: Discussão em Grupos sobre Experiências Pessoais (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que cada grupo escolha um coordenador responsável por estimular a participação de todos e anotar ideias principais. Durante as discussões, observe se as crianças estão conseguindo distinguir entre fatos e opiniões pessoais. Este é um bom momento para intervir discretamente, se necessário, para guiar as conversas de maneira produtiva. Lembre-se de incentivar debates respeitosos e construtivos. Ofereça apoio aos grupos que tiverem dificuldades.

    Momento 4: Apresentação das Observações (Estimativa: 15 minutos)
    Conclua reunindo a turma para que cada grupo apresente suas principais observações ou histórias discutidas. Incentive comentários e reflexões sobre as diferentes experiências compartilhadas, perguntando, por exemplo, como cada um se sentiu ao compartilhar sua história ou ouvir o relato de colegas. Valorize a empatia e o respeito demonstrados durante as apresentações.

    Momento 5: Conclusão e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula agradecendo a participação de todos e destacando a importância de questionar as informações que recebemos diariamente. Pergunte aos alunos o que aprenderam com as histórias dos colegas e como pretendem aplicar esses aprendizados no cotidiano. Reforce a ideia de que desconfiar de informações duvidosas é um passo importante para se tornar um Detetive da Verdade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência intelectual, ofereça apoio direto, ajustando perguntas e auxiliando na compreensão por meio de explicações mais simplificadas. Utilize recursos visuais, como imagens ou diagramas, que ajudem a contextualizar as histórias. Alunos com transtornos de ansiedade podem se beneficiar de tempo extra para se sentirem preparados antes de falar, portanto, informe-os sobre o que virá a seguir com antecedência. Crie um ambiente acolhedor onde a participação é incentivada mas nunca forçada, possibilitando resposta em pares ou por escrito se for mais confortável. Lembre-se que adaptar atividades para atender diversas necessidades também beneficia o aprendizado coletivo e fortalece a solidariedade da turma.

  • Aula 3: Leitura e análise de pequenas notícias.
  • Momento 1: Início da Aula e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma rápida revisão do que foi discutido nas aulas anteriores sobre fake news. Utilize uma notícia curta e simples como exemplo e discuta brevemente com a turma algumas questões: O que vocês acham que torna essa notícia confiável ou não?. Estimule a curiosidade dos alunos e apresente o objetivo da aula: ler e analisar pequenas notícias para identificar características que indiquem sua veracidade ou falsidade.

    Momento 2: Leitura Guiada de Notícias (Estimativa: 15 minutos)
    Selecione duas ou três notícias curtas (verdadeiras e falsas) e distribua aos pares de alunos. Oriente os alunos a lerem em voz alta e discutirem entre si. Durante a leitura, sugira que circulem palavras ou frases que consideram suspeitas ou confusas. Enquanto os alunos trabalham, circule pela sala para ouvir as discussões e oferecer apoio. É importante que o professor esteja atento para verificar se os alunos estão identificando corretamente as pistas em cada texto.

    Momento 3: Análise Colaborativa de Notícias (Estimativa: 20 minutos)
    Forme pequenos grupos com os pares de alunos e peça que discutam suas observações em conjunto. Forneça critérios simples para guiar a análise, como verificar a fonte da notícia, identificar se o título é sensacionalista e conferir se a informação está presente em outros veículos. Estimule-os a anotar conclusões sobre a possível veracidade de cada notícia. Durante as discussões, facilite o processo de análise e intervenha se perceber que os grupos estão tendo dificuldades em distinguir esses elementos.

    Momento 4: Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma em círculo e convide cada grupo a compartilhar suas conclusões de forma breve. Promova uma discussão aberta sobre as diferentes percepções dos alunos e incentive todos a participarem. Questione o que aprenderam sobre identificar notícias verdadeiras e falsas e como a experiência pode ser aplicada fora da sala de aula. Finalize reforçando a importância da leitura crítica na era digital.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência intelectual, ofereça textos simplificados e resuma os passos da análise em um cartão de apoio visual. Para alunos com transtornos de ansiedade, permita que escolham se preferem trabalhar em duplas ou individuais, e ofereça a opção de participar de discussões de forma escrita em vez de oral. Crie um ambiente tranquilo onde a participação seja incentivada mas não obrigatória. Ofereça feedback positivo e suporte individual quando necessário. Adapte o ritmo da aula conforme as necessidades apresentadas pelos alunos para reforçar um ambiente inclusivo e colaborativo.

  • Aula 4: Criação e apresentação de cartazes e vídeos educativos.
  • Momento 1: Introdução e Planejamento de Cartazes e Vídeos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os principais conceitos discutidos acerca das fake news e a importância de conscientizar os outros. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique a tarefa de criação de cartazes ou pequenos vídeos educativos. Permita que cada grupo escolha seu tema específico relacionado ao combate de fake news. Incentive-os a compartilhar ideias e a planejar os materiais necessários para a execução do projeto.

    Momento 2: Desenvolvimento dos Materiais Educativos (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os grupos a começar a produção dos cartazes ou vídeos. Distribua materiais de papelaria e, se disponível, dispositivos digitais para aqueles que optaram pelos vídeos. Passeie pela sala, oferecendo suporte, incentivando a criatividade e lembrando-os de usar informações corretas e visuais atraentes. Avalie a coerência e a criatividade das ideias com base em desenhos e roteiros criados pelos alunos.

    Momento 3: Revisão e Ajustes Finais (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que cada grupo revise seu trabalho e faça ajustes conforme necessário. Incentive os alunos a trocar grupos e observar os trabalhos dos colegas, oferecendo sugestões construtivas de melhoria. Estimule o respeito e o incentivo mútuos durante essa etapa. Compare as percepções dos alunos sobre os materiais dos colegas para promover o aprendizado crítico.

    Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma em um espaço onde todos possam ver as apresentações dos grupos. Cada equipe apresenta seu cartaz ou vídeo em até 2 minutos. Após cada apresentação, permita breves elogios e perguntas da turma. Conclua discutindo em roda sobre a importância da produção criativa de materiais educativos e como podem ser aplicados fora da escola para informar a comunidade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ofereça recursos visuais e ferramentas multimídia para alunos com deficiência intelectual, permitindo adaptação e compreensão do material. Dê tempo extra para alunos com transtornos de ansiedade para completarem suas partes dos projetos. Encoraje a colaboração respeitosa, garantindo que todos tenham voz no grupo. Ofereça apoio individualizado para aqueles que precisem de assistência adicional. Incentive um ambiente de apoio, destacando a importância de pequenas contribuições e esforço dos alunos.

Avaliação

A avaliação nesta atividade é diversificada para englobar diferentes aspectos da aprendizagem. Para avaliar a compreensão conceitual, utiliza-se a observação e registros das discussões em grupo, focando na capacidade dos alunos em identificar características de fake news e contribuir para debates coletivos. A avaliação de produtos criativos, como cartazes e vídeos, aborda critérios como coerência, criatividade e trabalho em equipe, proporcionando feedback construtivo e incentivando revisões e melhorias. Em termos de inclusão, os critérios de avaliação são ajustados com suporte extra para alunos com necessidades específicas, promovendo uma avaliação justa e equitativa para todos.

  • Observação e registros das discussões em grupo.
  • Análise de cartazes e vídeos com base em critérios de coerência e criatividade.
  • Feedback formativo com foco em revisões e melhorias contínuas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são escolhidos para serem acessíveis e eficazes, envolvendo no mínimo uso de materiais de fácil obtenção, como papel, canetas e dispositivos digitais básicos. Estes materiais apoiam atividades de leitura e a produção de cartazes e vídeos, enquanto o uso de ferramentas tecnológicas, como tablets ou computadores, facilita a parte prática da criação de vídeos. A preparação de um ambiente tecnológico seguro e controlado possibilita o uso de recursos digitais com tranquilidade, alinhando-se com as normas de privacidade e segurança digital.

  • Materiais de papelaria (papel, canetas).
  • Dispositivos digitais (tablets, computadores).
  • Exemplos impressos ou digitais de notícias falsas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos o quanto pode ser desafiador para o professor conciliar uma rotina já exigente com a necessidade de garantir a inclusão e a acessibilidade para todos os alunos. No entanto, é essencial propor estratégias que assegurem um ambiente de aprendizado justo e participativo. Para alunos com deficiência intelectual, sugerimos simplificações de conteúdo e suporte individualizado, quando possível. Já para alunos com transtornos de ansiedade, proponemos a criação de rotinas previsíveis e um ambiente de sala de aula acolhedor para mitigar estresse e promover um aprendizado mais confortável. Pequenas adaptações, como modificar o tempo de algumas atividades e oferecer feedback positivo constante e encorajador, são valiosas e podem ser implementadas sem grandes custos.

  • Simplificação de conteúdo e suporte individualizado para alunos com deficiência intelectual.
  • Ambiente previsível e acolhedor para alunos com transtornos de ansiedade.
  • Adaptação do tempo de atividades e oferta de feedback positivo.

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