Caça-Palavras do Saber

Desenvolvida por: Jaynne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Caça-Palavras do Saber' é uma proposta pedagógica interativa visando estimular a leitura global, a decodificação e a memorização de palavras de uso frequente pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Transformando a sala de aula em um cenário de investigação linguística, a atividade utiliza cartões com palavras do vocabulário previamente estudado, que são espalhados pelo ambiente. Munidos de lentes de detetive, feitas de papel, os alunos têm a missão de localizar estas palavras. Ao encontrar cada palavra, o aluno deve lê-la em voz alta e usá-la em uma frase, contribuindo assim para a sua compreensão contextual. Essa mecânica promove uma experiência de aprendizado dinâmica e envolvente, facilitando o processo de aquisição lexical e estimulando a capacidade crítica e criativa dos estudantes ao construírem frases que fazem sentido em seu cotidiano, além de reforçar o trabalho em equipe e a atenção concentrada durante a busca.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é reforçar a leitura global e a memorização de palavras de uso frequente, fundamentais no processo de alfabetização inicial. Busca-se, por meio de uma dinâmica lúdica e interativa, estimular os alunos a lerem com precisão, reconhecendo palavras fora de um contexto textual estruturado, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades de decodificação. Além disso, o uso das palavras encontradas em novas frases reforça a compreensão do vocabulário e sua aplicação em contextos variados, promovendo a criatividade linguística e a capacidade de elaboração textual dos estudantes.

  • Promover a leitura global e a memorização de palavras de uso frequente.
  • Estimular a decodificação rápida e precisa de palavras.
  • Incentivar a aplicação do vocabulário encontrado em contextos diversos, por meio da construção de frases.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, atenção concentrada e criatividade.
  • Aprimorar a compreensão leitora e a produção textual dos estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

A atividade abrange aspectos essenciais do aprendizado da Língua Portuguesa no ensino fundamental, focando em habilidades de leitura, escrita e oralidade. Através de uma metodologia ativa, estimula-se a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, fomentando não apenas a memorização de palavras de uso frequente, mas também a compreensão de seus significados e usos em contextos variados. O aspecto social do aprendizado é valorizado, promovendo a colaboração entre os pares e a comunicação eficaz.

  • Leitura global de palavras
  • Memorização e decodificação de palavras
  • Construção de frases com palavras de uso frequente
  • Trabalho colaborativo e socialização das aprendizagens
  • Criatividade e expressão pessoal na elaboração de frases

Metodologia

A metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos' é implementada no Caça-Palavras do Saber para engajar os alunos em uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa. Os estudantes são colocados no centro do processo educacional, assumindo papéis ativos na busca por palavras, na leitura e na criação de frases, o que estimula sua autonomia e incentiva o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A interação com o ambiente e com os colegas proporciona um contexto rico para a aprendizagem significativa.

  • Uso de cartões com palavras de uso frequente espalhados pela sala
  • Criação de lentes de detetive em papel para a busca
  • Leitura em voz alta das palavras encontradas
  • Construção coletiva de frases utilizando as palavras achadas
  • Reflexão e discussão em grupo sobre as frases criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 3 horas, divididas em 3 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação da atividade e a produção das lentes de detetive. Na segunda, os alunos farão a busca das palavras pela sala e iniciarão a construção das frases. Na terceira e última aula, a atividade será concluída com a socialização e discussão das frases criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e criação das lentes de detetive.
  • Aula 2: Busca das palavras e início da criação de frases.
  • Aula 3: Conclusão da criação de frases e socialização das aprendizagens.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante todas as etapas da atividade. A capacidade de leitura das palavras de uso frequente, a criatividade e a coerência na construção das frases são critérios essenciais. A contribuição de cada estudante para o trabalho em equipe e a disposição para discutir e refletir sobre as frases também serão levadas em conta. Exemplos de frases bem construídas e inovadoras serão destacadas como forma de reconhecimento.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização da atividade incluem cartões de papel com palavras impressas, folhas de papel para a confecção das lentes de detetive, fita adesiva ou cola, e marcadores ou lápis de cor para a decoração. Esses recursos são de fácil acesso e baixo custo, permitindo uma implementação prática e eficiente da atividade na sala de aula.

  • Cartões de papel com palavras
  • Folhas de papel (para lentes de detetive)
  • Fita adesiva ou cola
  • Marcadores ou lápis de cor

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo