Caça-Palavras Ecológico

Desenvolvida por: Cinthi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências da Natureza
Temática: Conscientização Ambiental e Alfabetização

A atividade 'Caça-Palavras Ecológico' foi pensada para aliar o aprendizado da língua portuguesa à conscientização ambiental. Inicia-se com um passeio guiado ao ar livre, onde os alunos terão a oportunidade de observar o ambiente ao redor, notando a fauna, a flora e qualquer outro elemento relacionado ao meio ambiente. Este passeio servirá como inspiração para a tarefa subsequente em sala de aula, onde os alunos serão divididos em grupos e receberão cartas com letras. Com essas letras, eles deverão formar palavras que remetem ao meio ambiente. Esta estratégia não apenas facilita o processo de alfabetização, mas também promove a conscientização ambiental, pois enquanto montam as palavras, os alunos refletirão sobre seus significados e importância. O desafio culmina com a apresentação e discussão das palavras formadas, permitindo que os alunos compartilhem o que aprenderam e conheçam novos vocábulos. Esta atividade, rica em aprendizado interativo e reflexivo, é essencial para desenvolver habilidades de leitura, escrita e conscientização ecológica nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos, dentro do contexto do meio ambiente, beneficiando-se do uso de metodologias ativas como atividades mão-na-massa e aprendizagem baseada em projetos. Almeja-se que os alunos consigam identificar e formar palavras a partir de letras disponibilizadas, aplicando seus conhecimentos prévios e os adquiridos durante o passeio, sobre elementos da natureza. Espera-se também que, ao discutir o significado e a importância das palavras formadas, os alunos desenvolvam uma maior conscientização ambiental, compreendendo o papel que cada elemento desempenha no meio ambiente e a importância de preservá-lo, promovendo assim a educação ambiental integrada à alfabetização.

  • Identificar elementos da natureza durante o passeio e discutir suas características e importância.
  • Formar palavras relacionadas ao meio ambiente a partir de um conjunto de letras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através da prática de montar palavras.
  • Promover discussões que levem à compreensão da importância da preservação ambiental.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo de formação das palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP03 - Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF02LP12 - Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e sons.
  • EF02LP02 - Ler palavras com sílabas complexas.
  • EF02CI01 - Explorar e identificar elementos da natureza e seus usos conhecendo suas funções.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático de 'Caça-Palavras Ecológico', destaca-se a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, considerando a alfabetização e a responsabilidade ambiental. Os estudantes serão incentivados a explorar o mundo natural e, a partir dessa vivência, aplicarão seus conhecimentos na formação de palavras e na conscientização sobre a conservação ambiental. Esse conteúdo fomenta não apenas o desenvolvimento cognitivo e linguístico, como também estimula uma consciência e responsabilidade ambiental, fundamentais na formação do cidadão.

  • Elementos da natureza e biodiversidade.
  • Formação de palavras e estruturas básicas da Língua Portuguesa.
  • Conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

Metodologia

A metodologia desta atividade inclui um passeio ao ar livre como estratégia de aprendizagem baseada em projeto, seguida da aplicação de atividades mão-na-massa em sala de aula. Durante o passeio, os estudantes terão a oportunidade de explorar o ambiente, promovendo uma aprendizagem experiencial. Posteriormente, em sala de aula, os alunos serão convidados a formar palavras relacionadas ao meio ambiente utilizando cartas com letras, fomentando seu desenvolvimento linguístico e cognitivo. Esta metodologia ativa enfatiza a participação do aluno, estimulando o trabalho em equipe e a reflexão crítica sobre a importância da preservação ambiental.

  • Passeio ao ar livre para observação e exploração do ambiente.
  • Atividade de formação de palavras com cartas com letras em sala de aula.
  • Discussão em grupo sobre as palavras formadas e sua importância ambiental.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade contempla uma aula de 90 minutos. Inicia-se com um passeio de 30 minutos ao ar livre, seguido por 45 minutos de atividade em sala de aula para a montagem das palavras e discussões em grupo. Os últimos 15 minutos serão destinados às apresentações dos grupos e ao fechamento da atividade.

  • Aula 1: Passeio ao ar livre e desenvolvimento da atividade Caça-Palavras Ecológico.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma processual e qualitativa, considerando a participação, interesse e envolvimento dos alunos durante o passeio e a realização da atividade em grupo. Será avaliada a capacidade de colaboração e trabalho em equipe, assim como a habilidade de relacionar letras para formar palavras. A correta identificação e aplicação dos conceitos observados no passeio ao formar as palavras e durante a discussão sobre suas importâncias ambientais também serão critérios de avaliação. Exemplos de desempenho poderão ser dados mediante a criação correcta e explicação detalhada de palavras, evidenciando compreensão e reflexão sobre os temas abordados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: espaço ao ar livre seguro para a realização do passeio, cartas com letras suficientes para a formação de palavras, cadernos ou folhas para registro das observações feitas durante o passeio e, opcionalmente, câmeras ou tablets para registro fotográfico. A disponibilidade de um ambiente natural próximo é indispensável para a realização efetiva do passeio.

  • Espaço ao ar livre para passeio.
  • Cartas com letras.
  • Cadernos ou folhas para registros.
  • Câmeras ou tablets para registro fotográfico (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo