Caça-palavras gigante

Desenvolvida por: Inaiar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita compartilhada e leitura

A atividade propõe transformar a sala de aula em um grande tabuleiro de caça-palavras, promovendo uma experiência lúdica e educativa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e desafiados a encontrar palavras relacionadas a temas previamente estudados, como animais, frutas e profissões, integradas ao espaço físico. Essa busca colaborativa será conduzida com o auxílio de pistas e coordenadas dentro da sala. Após a identificação das palavras, os estudantes deverão criar frases ou pequenos textos a partir das palavras encontradas, visando a prática da escrita autônoma e criativa. Esta estratégia pedagógica visa estimular não apenas a leitura e escrita, mas também o trabalho em equipe, atenção e a capacidade de associar palavras a contextos, ampliando o vocabulário e a compreensão leitora.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Caça-palavras gigante tem como principal objetivo estimular nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental habilidades de leitura, escrita e compreensão leitora, de maneira lúdica e interativa. Ao trabalharem em grupo, os alunos desenvolverão também habilidades sociais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos, essenciais para o aprendizado coletivo. Espera-se que, ao criarem frases e textos a partir das palavras encontradas, os estudantes exercitem a criatividade, estruturas gramaticais e coerência textual, fomentando a construção de um aprendizado significativo.

  • Estimular a leitura e a escrita por meio de uma atividade lúdica.
  • Desenvolver o trabalho em equipe e habilidades sociais.
  • Ampliar o vocabulário relacionado a temas específicos como animais, frutas e profissões.
  • Praticar a criação de frases e pequenos textos, fomentando a criatividade e compreensão textual.
  • Promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP02: Em cooperação, planejar e produzir, com autonomia, conforme orientação do professor, textos escritos, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo de gênero.
  • EF02LP03: Reler e revisar os próprios textos, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para torná-los compreensíveis para os leitores.

Conteúdo Programático

A proposta integrará temas diversos à prática da leitura e escrita, oferecendo uma experiência abrangente que engloba diferentes áreas do conhecimento. Os alunos serão levados a explorar e expandir seu vocabulário, assim como a compreender indicadores espaciais durante a 'caçada' as palavras, linkando esta prática à necessidade de interpretação de contextos para a construção de frases e textos significativos.

  • Leitura e interpretação de pistas para encontrar as palavras.
  • Formação de grupo para promoção da aprendizagem colaborativa.
  • Escrita criativa baseada nas palavras encontradas.

Metodologia

A metodologia escolhida considera a ativa participação dos alunos por meio de atividades mão-na-massa, fomentando a aprendizagem colaborativa. A Roda de Debate servirá como meio para que os alunos compartilhem suas descobertas e ideias, enquanto a Aprendizagem Baseada em Projetos e Jogos garantirá o engajamento e proporcionará um ambiente estimulante para a exploração dos conteúdos trabalhados.

  • Atividade Mão-na-massa para a busca de palavras.
  • Roda de Debate para compartilhamento das palavras encontradas.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para a criação de frases e textos.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para engajamento e diversão durante a atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça-palavras gigante' será realizada no decorrer de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a explicação do jogo, a divisão dos grupos e a busca pelas palavras. Na segunda aula, os alunos dedicarão o tempo para a criação de frases e textos, compartilhamento das criações e a avaliação generalizada da experiência.

  • 1ª aula: Introdução à atividade, divisão dos grupos e início da busca pelas palavras.
  • 2ª aula: Criação de frases e textos a partir das palavras encontradas e compartilhamento.

Avaliação

A avaliação será qualitativa, considerando a participação, colaboração entre os membros do grupo, criatividade e uso adequado das palavras na criação de frases e textos. Será observado, além da correção gramatical, a capacidade dos alunos de trabalharem juntos para alcançarem um objetivo comum, e a habilidade de cada um em expressar ideias de forma coerente e criativa. Exemplos de critérios a serem avaliados incluem a originalidade dos textos criados, o envolvimento durante a atividade e a qualidade da interação com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário organizar o espaço da sala de aula de modo que se transforme em um tabuleiro de jogo. Isso inclui a preparação prévia das pistas, disposição das palavras pelo ambiente e materiais para que os alunos escrevam as palavras encontradas e as frases ou textos criados. Além disso, será importante ter um meio para que todas as contribuições possam ser compartilhadas ao final, fomentando a discussão e avaliação conjunta do processo.

  • Pistas impressas com coordenadas das palavras escondidas.
  • Cartões ou etiquetas com as palavras relacionadas aos temas.
  • Papel e lápis ou canetas para anotações dos alunos.
  • Quadro ou painel para compartilhamento das frases e textos criados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo