Caderninho de Histórias Compartilhadas

Desenvolvida por: Josele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita compartilhada e autônoma

A atividade propõe a criação de um caderno especial de histórias curtas, no qual cada aluno inicia uma narrativa que é continuada por colegas de grupo. Tal prática visa estimular a escrita compartilhada, fomentar a criatividade e a cooperação entre os alunos. Os estudantes desenvolverão a habilidade de compreender e aplicar os elementos básicos de uma narrativa, promovendo também a leitura e escuta ativas, pois no final da aula as histórias serão apresentadas para a turma. A ausência de dispositivos digitais durante a atividade incentiva o foco na expressão escrita tradicional e no desenvolvimento social dos alunos ao trabalharem coletivamente, sendo um exercício que também atende às capacidades de leitura, escrita e oralidade conforme as habilidades do 2º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são proporcionar aos alunos uma experiência prática no desenvolvimento da escrita e na compreensão de elementos narrativos. Ao interagir com colegas de turma, os alunos serão encorajados a criar e expandir histórias curtas em um caderno especial, estimulando não apenas suas habilidades linguísticas, mas também socioemocionais. Exemplos incluem a prática de ouvir atentamente as contribuições de outros membros do grupo e incorporar essas ideias em suas partes das histórias, engajando-se em um processo de tomada de decisão colaborativa. Este objetivo visa desenvolver sua habilidade de leitura e escrita enquanto solidifica as normas de cooperação e empatia entre pares.

  • Estimular a escrita criativa e a habilidade de continuar narrativas começadas por outros.
  • Fomentar a compreensão dos elementos básicos de uma narrativa.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Incentivar a leitura e escuta de histórias criadas por colegas.
  • Desenvolver habilidades de escrita e compreensão por meio de interações sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca na escrita criativa e na capacidade de formar narrativas coesas e contextualizadas. Os alunos trabalharão coletivamente para desenvolver histórias escritas em grupo, inicialmente introduzindo temas e personagens e, em seguida, passando suas criações para outros alunos continuarem. Este processo não apenas ajuda os alunos a entenderem a estrutura de uma narrativa, mas também promove importantes competências de escuta e análise crítica, pois precisam avaliar e expandir narrativas baseadas nas ideias dos colegas. A prática atende às competências básicas de leitura e escrita e amplia a capacidade dos alunos de se expressarem de maneiras inovadoras e colaborativas.

  • Introdução de elementos narrativos: cenário, personagem, enredo.
  • Desenvolvimento de habilidades de escrita criativa em grupo.
  • Práticas de escuta ativa e compreensão em situações de troca de ideias.
  • Promoção da leitura e análise coletiva de textos.
  • Exercícios de escrita autônoma e colaborativa.

Metodologia

A metodologia para esta atividade baseia-se na escrita colaborativa e autônoma, integrando práticas de ensino que valorizam a cooperação e a criatividade entre os alunos. Os participantes trabalharão em pequenos grupos para estimular a interação social e promover a aprendizagem colaborativa. A dinâmica de continuar histórias iniciadas por colegas força os alunos a aplicar conceitos de narrativa de formas inovadoras, enquanto frequentam momentos de discussão coletiva e leitura em voz alta, reforçando habilidades de comunicação e cooperação social. O professor atuará como mediador, proporcionando orientações e feedbacks conforme necessário, mas incentivando a autonomia e a autogestão dos grupos.

  • Trabalho em grupo e interações sociais para a realização de tarefas.
  • Criação e desenvolvimento de narrativas escritas de forma colaborativa.
  • Leituras compartilhadas e discussões em grupo sobre as narrativas criadas.
  • Estímulo à criatividade e autonomia na continuidade das histórias.
  • Proporcionar feedbacks construtivos que promovam a autorreflexão nos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um único encontro de 60 minutos, permitindo a completa experiência de criação, troca e apresentação das narrativas pelos alunos. O cronograma planeja tempo suficiente para que cada etapa da atividade seja desenvolvida adequadamente, desde a introdução inicial do conceito até a realização das leituras finais em grupo. A aula é planejada de maneira a manter o engajamento dos alunos do começo ao fim, oferecendo uma estrutura clara e concisa, que permite flexibilidade na condução de atividades extras se o tempo permitir, como exercícios de reflexão pós-atividades ou discussão sobre dificuldades encontradas no processo.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão de grupos (10 minutos), início da escrita das histórias (10 minutos), troca de cadernos para continuação (30 minutos), apresentação das histórias finalizadas pelos grupos (10 minutos).
  • Momento 1: Apresentação da atividade e divisão de grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos a atividade 'Caderninho de Histórias Compartilhadas', destacando a importância da colaboração e criatividade. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. É importante que cada grupo receba um caderno. Observe se todos entenderam as instruções e a formação dos grupos. Facilite a reorganização das duplas, visando conforto e comunicação.

    Momento 2: Início da escrita das histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua cada aluno a iniciar uma história curta, incluindo elementos como cenários e personagens. Estimule-os a começar narrativas intrigantes e claras em seus cadernos. Incentive a criatividade e apoie os que tiverem dificuldades com sugestões ou exemplos práticos. Observe o engajamento dos alunos e promova um ambiente calmo e incentivador.

    Momento 3: Troca de cadernos para continuação (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente que, após a escrita inicial, os alunos passem seus cadernos dentro do grupo para que os colegas continuem a história. Estabeleça intervalos regulares (a cada 7-8 minutos) para troca, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de contribuir em todas as histórias do grupo. Promova o respeito às ideias dos colegas e a continuidade lógica das narrativas. Observe a interação nos grupos e faça intervenções motivacionais para manter o foco. Utilize questionamentos que estimulem a reflexão sobre a forma narrativa.

    Momento 4: Apresentação das histórias finalizadas pelos grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Solicite que os grupos escolham um membro para ler as histórias criadas para toda a turma. Estimule a atenção e escuta ativa de todos. É importante que os alunos parabenizem uns aos outros pelas narrativas concluídas. Sugira que cada grupo mencione um ponto positivo em suas histórias. Proporcione uma avaliação livre e formativa, observando a capacidade de continuar narrativas de colegas e a colaboração durante a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora esta atividade não envolva alunos com deficiências específicas, considere práticas que também promovam a inclusão para toda a turma. Encoraje a participação, mesmo de alunos mais tímidos, oferecendo apoio adicional quando necessário. Para alunos que possam ter dificuldades na escrita, considere permitir que eles desenhem partes das histórias ou ofereça suporte do professor para facilitar a escrita. Mantenha o ambiente acolhedor e incentive a diversidade de ideias, promovendo o respeito mútuo e valorizando as diferentes contribuições dos alunos. Lembre-se de que a colaboração é essencial e que todos têm algo a acrescentar ao trabalho dos colegas.

Avaliação

Os processos de avaliação nesta atividade são estruturados para garantir um entendimento abrangente das habilidades desenvolvidas pelos alunos em suas criações narrativas. As avaliações serão contínuas e orientadas pelo feedback, possibilitando a adaptação da metodologia para atender às necessidades únicas de cada aluno. Três métodos principais são enfatizados: avaliação por observação, questionários de autoavaliação e discussões em grupo. Cada abordagem tem critérios específicos para avaliação, como a coerência narrativa, engajamento colaborativo e criatividade na continuidade das histórias. Por exemplo, a observação irá focar no envolvimento de cada aluno no grupo e na capacidade de integrar ideias alheias. Os questionários de autoavaliação permitirão que os alunos reflitam sobre sua contribuição e cooperação no grupo. Discussões em grupo servirão para avaliar habilidades de comunicação e trabalho em equipe. As adaptações podem incluir comunicação mais aberta com famílias e ajustes nos critérios de avaliação baseados nas necessidades específicas dos alunos.

  • Observação do envolvimento e interação dos alunos durante a atividade e participação ativa.
  • Questionários que promovem a autoavaliação das contribuições dos alunos.
  • Discussões em grupo que avaliem a comunicação, colaboração e finalização das narrativas.
  • Feedback formativo e adaptável que considere as dificuldades e progressos dos alunos.
  • Estratégias para ajustes específicos na avaliação conforme as necessidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são desenhados para sustentar uma escrita criativa e colaborativa, sem a necessidade de dispositivos eletrônicos. Materiais simples como cadernos e canetas são essenciais, bem como recursos de papelaria para personalização e decoração dos cadernos de histórias, estimulando o incentivo à criatividade. Além disso, as orientações do professor e uma lista de sugestões de temas ou palavras podem ser utilizadas para facilitar o início das histórias e orientar sessões de revisão ou reflexão. No que diz respeito aos espaços, a sala de aula deve ser organizada para facilitar a interação, permitindo a formação de grupos adequados e mantendo um ambiente que propicie a concentração e a troca produtiva de ideias entre os alunos.

  • Cadernos especiais ou cadernos comuns dedicados para a escrita de histórias.
  • Canetas, lápis e recursos de papelaria para personalização e escrita.
  • Lista de sugestões de temas ou palavras de incentivo a narrativas, quando necessário.
  • Espaço físico organizado para interação coletiva e troca de cadernos.
  • Orientação e apoio do professor para guiar a atividade e fornecer feedback.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos das multifacetadas demandas que o cotidiano escolar impõe aos professores, e por isso buscamos oferecer estratégias que não onerem desnecessariamente o seu tempo e recursos enquanto asseguram a acessibilidade e inclusão efetivas. Mesmo sem alunos com condições especiais nesta turma, é importante mantermos práticas de acessibilidade padronizadas para garantir que, caso ocorra uma necessidade, adaptações se fazerem rapidamente. Para tanto, recomendamos o uso de instruções claras e pausas frequentes, permitindo que os estudantes com diferentes ritmos de aprendizado consigam acompanhar. Incentive a formação de duplas ou grupos heterogêneos, de forma que todos possuam uma interação enriquecedora uns com os outros. Diversifique abordagens e esclareça por meio de exemplos visuais ou narrações coletivas, fortalecendo a comunicação inclusiva e participativa.

  • Instruções claras e pausas frequentes para clareza e assimilação.
  • Formação de grupos heterogêneos para promover a inclusão e interação entre diferentes perfis de alunos.
  • Diversificação de abordagens com exemplos visuais ou narrações coletivas.
  • Flexibilidade no acompanhamento das atividades, respeitando diferentes ritmos de aprendizagem.
  • Apoio contínuo do professor e dos colegas para estimular um ambiente colaborativo e acessível.

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