A atividade 'Círculo dos Contadores de Histórias' é voltada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e tem como eixo central a promoção da oralidade, leitura, escuta ativa e escrita autônoma por meio de contos. Inicialmente, os alunos serão encorajados a selecionar um conto de sua preferência na biblioteca da escola, incentivando a autonomia e o interesse pela leitura. Posteriormente, organizar-se-ão em uma roda de leitura, onde terão a chance de compartilhar e debater sobre as histórias escolhidas, abordando pontos como personagens, cenários e mensagens principais. Esta dinâmica visa estimular a capacidade de argumentação, escuta ativa e a troca de interpretações pessoais. Consequentemente, cada aluno produzirá um breve texto sobre o conto que escolheu, praticando habilidades de escrita e análise linguística, com o apoio do professor em estruturar suas ideias. Esta atividade busca criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os estudantes podem se expressar, criar e participar ativamente do seu processo de aprendizagem.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de leitura e interpretação de textos, aprimorar a capacidade de expressão oral e escrita e promover a escuta ativa e o respeito pela opinião dos outros. Espera-se que, ao participarem do Círculo dos Contadores de Histórias, os alunos possam melhorar sua fluência leitora, expandir o vocabulário, assim como entender e apreciar diferentes tipos de narrativas. Além disso, o exercício de escrever sobre os contos lidos incentiva a prática da escrita criativa, ajudando os alunos a organizarem suas ideias de forma coerente e a explorarem elementos da língua portuguesa de maneira significativa.
Durante a realização da atividade 'Círculo dos Contadores de Histórias', os alunos serão expostos a diversas historias literárias, mediante a seleção e leitura autônoma de contos. Este conteúdo abrangente proporciona uma rica oportunidade para explorar diferentes elementos da narrativa (como personagens, ambientação e trama) e sua análise crítica. Além disso, a prática subsequente de escrever relatos sobre os contos lidos contribuirá para o desenvolvimento das habilidades de composição e reflexão escrita dos estudantes, enfatizando a importância da estrutura textual e coerência.
A metodologia aplicada será centrada na ativação da participação dos alunos através de roda de leituras e debates, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Inicialmente, os alunos terão a liberdade de escolher um conto que lhes interesse da biblioteca, encorajando a leitura autônoma. Posteriormente, na roda de leitura, serão incentivados a compartilhar suas impressões sobre a história escolhida, debatendo aspectos como personagens, cenário e moral da história. Essa interação será fundamental para estimular a argumentação, a escuta ativa e a empatia. Ao final, será proposta a atividade de escrita, onde os alunos deverão criar um relato sobre o conto, com orientação do professor para aprimorar a articulação de ideias e a coesão textual.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de 5 sessões de 240 minutos cada. A primeira sessão será destinada à escolha dos livros e introdução ao projeto. As três sessões seguintes focarão na leitura compartilhada, discussão em grupo e início da escrita dos relatos. Na última sessão, os alunos finalizarão seus escritos e haverá uma apresentação dos trabalhos, oportunizando a troca de feedback entre pares.
A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento e progresso dos alunos nas diferentes etapas da atividade. Avaliar-se-á a capacidade de leitura e interpretação dos contos, a participação ativa nas rodas de leitura e debates, assim como a qualidade e coerência dos relatos escritos. Será dada ênfase à originalidade das ideias, ao desenvolvimento do pensamento crítico e à habilidade de argumentação. Exemplos de desempenho esperado incluem: capacidade de resumir histórias, identificar elementos narrativeis, expressar opiniões fundamentadas e escrever relatos coesos e bem estruturados.
Para a realização da atividade, serão necessários acessos à biblioteca da escola, com uma variedade de contos à escolha dos alunos. Também serão utilizados cadernos ou fichas para anotações, lápis, borrachas e computadores ou tablets, caso disponíveis, para a finalização dos relatos. Recursos adicionais incluem quadro branco, marcadores para debate, e material de apoio pedagógico para orientações de escrita e argumentação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula