Contação de Histórias em Rodas de Conversa

Desenvolvida por: Rosane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade

Nesta atividade, os alunos participarão de uma roda de conversa onde cada um terá a oportunidade de contar uma história curta para os colegas. O objetivo é estimular a oralidade, ouvir os colegas e construir narrativas. A atividade promove a empatia e desenvolve a habilidade de escutar ativamente. Após todas as apresentações, a turma escolherá sua história favorita e discutirá os elementos que mais gostaram. A atividade busca integrar o desenvolvimento de habilidades orais com a prática de ouvir e interagir de maneira respeitosa e empática.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a habilidade de comunicação oral, permitindo que os alunos pratiquem a construção de narrativas de forma clara e coesa. Além de estimular a oralidade, espera-se que os alunos exercitem a escuta ativa, aprendendo a valorizar as histórias de seus colegas. A atividade também busca fomentar um ambiente de respeito e empatia entre os alunos, ao reconhecer e apreciar diferentes expressões de criatividade e storytelling.

  • Estimular a oralidade através da contação de histórias.
  • Desenvolver a habilidade de escuta ativa e empatia.
  • Promover o respeito e a apreciação das narrativas dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange elementos fundamentais da oralidade, como a clareza na fala, a estruturação de narrativas e a prática da escuta. A atividade também incorpora elementos de educação socioemocional, promovendo habilidades como empatia e respeito mútuo. A intenção é que os alunos não só melhorem suas habilidades de comunicação, mas também aprendam a valorizar e respeitar a diversidade de pensamentos e ideias apresentadas durante as rodadas de histórias.

  • Clareza na construção de narrativas.
  • Prática de escuta ativa e empatia.
  • Valorização da diversidade de ideias.

Metodologia

Operando sob uma abordagem de metodologia ativa, a atividade procura envolver os alunos em um processo de contação de histórias que exige participação ativa e colaboração. Ao se engajarem em um projeto como este, os alunos aprendem por meio da prática e da interação, reforçando suas habilidades de comunicação oral e de escuta. Esta metodologia é altamente eficaz para promover o aprendizado significativo, pois coloca os alunos no centro do processo educacional.

  • Abordagem de metodologia ativa.
  • Envolvimento em projeto de contação de histórias.
  • Interação e participação ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será desenvolvido em uma única aula de 60 minutos, o que permite um foco profundo em cada narrativa e discussão subsequente. Esta estrutura dá aos alunos a oportunidade de se expressarem e ouvirem, mantendo o engajamento ao longo de todo o processo. A discussão ao final da aula visa consolidar o aprendizado, reforçando os objetivos de comunicação e empatia pretendidos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e contação de histórias, seguida de discussão e escolha da narrativa favorita da turma.
  • Momento 1: Introdução à Contação de Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos a atividade de contação de histórias. Diga que cada um terá a chance de contar uma história curta. Pergunte aos alunos o que torna uma história interessante para eles. Permita que compartilhem exemplos de suas histórias favoritas. É importante que você incentive a participação de todos e estabeleça um ambiente acolhedor e encorajador.

    Momento 2: Planejamento da História (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua papel e lápis para os alunos fazerem anotações das ideias principais de suas histórias. Oriente-os a pensar nos elementos principais: personagens, início, meio e fim. Observe se algum aluno precisa de apoio adicional para organizar suas ideias e ofereça ajuda individualizada.

    Momento 3: Roda de Contação de Histórias (Estimativa: 25 minutos)
    Organize os alunos em uma roda de conversa. Comece você mesmo contando uma história curta para modelar o que espera deles. Permita que cada aluno, por vez, conte sua história aos colegas. É importante que mantenha um clima de respeito e atenção, incentivando os alunos a praticarem a escuta ativa e a elogiar os colegas após cada apresentação. Avalie a clareza da narrativa e a habilidade de escuta dos alunos durante as apresentações.

    Momento 4: Discussão e Escolha da História Favorita (Estimativa: 10 minutos)
    Abra uma discussão sobre as histórias contadas. Pergunte quais histórias foram mais cativantes e por quê. Registre os elementos destacados pelos alunos no quadro ou cartolina. Permita que a turma faça uma votação para escolher a história favorita, incentivando o respeito às opiniões diversas. Avalie a capacidade dos alunos de expressar suas preferências e apreciar as narrativas de seus colegas.

    Momento 5: Conclusão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a atividade elogiando o esforço dos alunos e destacando os pontos positivos de cada um. Pergunte se gostariam de repetir a atividade futuramente e se têm sugestões de melhorias. Avalie o envolvimento geral dos alunos e faça anotações para ajustes em atividades futuras.

Avaliação

A avaliação desta atividade consiste em observar a participação dos alunos no processo de contação de histórias e na escuta ativa. O professor deverá considerar critérios como clareza na constituição das narrativas, envolvimento na escuta das histórias dos colegas e a habilidade de expressar apreciação pelas narrativas alheias. Exemplos práticos de avaliação são registros de observação durante a atividade, feedbacks individuais e a autoavaliação dos alunos sobre seu próprio desempenho. Esta abordagem permite uma adaptação a diferentes necessidades e estilos, oferecendo um feedback formativo que foca no crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.

  • Clareza na constituição das narrativas.
  • Envolvimento na escuta ativa.
  • Expressão de apreciação pelas narrativas dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade são simples e acessíveis, garantindo que nenhum aluno seja excluído por falta de materiais. Será necessário um espaço adequado para a roda de conversa, onde todos possam se sentar confortavelmente e ter a atenção concentrada no colega. Além disso, papel e lápis podem ser fornecidos para que os alunos façam anotações ou pontos de referência para suas histórias, incentivando a organização de suas ideias antes da apresentação.

  • Espaço adequado para a roda de conversa.
  • Papel e lápis para anotações.
  • Cartolina ou quadro para registrar pontos destacados pelas histórias.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a importância de garantir que todas as atividades sejam acessíveis a todos os alunos, respeitando as diversidades presentes na sala de aula. Para esta atividade, ainda que não haja indicativo de condições específicas na turma, vale a pena considerar a utilização de estratégias que permitam a participação plena de todos, como a abertura para diferentes formas de expressão, permitindo uso de desenhos ou dramatizações para aqueles que têm dificuldade com a verbalização. Além disso, pode-se oferecer um ambiente inclusivo e acolhedor, destacando a importância do respeito à diversidade de ideias e formas de expressão.

  • Permitir a utilização de diferentes formas de expressão, como desenhos.
  • Criar um ambiente acolhedor e respeitoso.
  • Facilitar a interação entre todos os alunos, promovendo inclusão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo