Correio Animado: Trocando Cartas na Sala

Desenvolvida por: Marta … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Troca de Cartas no Contexto Antigo e Moderno

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão de uma troca de cartas entre os colegas dentro da sala de aula. No decorrer das aulas, os alunos vão explorar o que é uma carta e sua relevância antes da era digital, com uma roda de debate que fomentará a importância do intercâmbio de ideias por meio da escrita. Seguindo para uma aula expositiva que esclarecerá a estrutura de uma carta, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a escrita criativa e formal ao redigir suas próprias cartas. Na etapa final, através da leitura e partilha das cartas recebidas, será reforçada a importância da comunicação escrita e da empatia entre os colegas, promovendo a integração e solidariedade dentro da sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula visa proporcionar aos alunos a aquisição de habilidades de leitura e escrita, enfatizando a compreensão de textos e a estrutura de uma carta, um tipo de texto que, apesar de tradicional, carrega valor histórico e cultural significativo. Os objetivos estão delineados para alinhar-se com o desenvolvimento das competências determinadas pela BNCC, promovendo práticas de leitura crítica e escrita criativa. Trabalhando colaborativamente, os alunos não só aprimoram suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvem competências sociais como empatia, respeito e cooperação. Ao trocar cartas, os alunos praticam a escuta ativa e o respeito mútuo, enquanto exploram a estrutura narrativa, a coesão e a coerência textual, aliados a um olhar crítico sobre os hábitos de comunicação.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos.
  • Aprender a estrutura e finalidade de uma carta.
  • Melhorar a escrita criativa através da elaboração de cartas.
  • Fortalecer a comunicação e empatia entre colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se na prática da leitura e escrita, enfatizando o conhecimento e prática da estrutura de cartas. Inclui discussões sobre os elementos formais do gênero textual 'carta', bem como a exploração do contexto histórico e social do uso de cartas antes da tecnologia moderna. Essas discussões visam não apenas o desenvolvimento linguístico dos alunos, mas também a compreensão cultural e histórica do meio de comunicação, incentivando a crítica e o raciocínio lógico ao comparar formas de comunicação antigas e modernas. Este conteúdo é reforçado com atividades práticas de escrita e leitura, sustentadas pelo trabalho em grupo e a partilha de ideias, com o intuito de alcançar uma aprendizagem significativa e contextualizada.

  • Estrutura e composição de cartas.
  • Discussão sobre o papel histórico das cartas.
  • Prática de escrita e leitura de cartas.
  • Interação entre alunos para troca de cartas.

Metodologia

A adoção de metodologias ativas visa criar um ambiente de aprendizagem colaborativo e centrado no aluno. A roda de debate e a aula expositiva criam um espaço para a exploração e a contextualização dos conteúdos, enquanto a atividade prática de escrita promove o envolvimento direto dos alunos com o processo de aprendizagem. Essas estratégias são projetadas para estimular o protagonismo estudantil ao permitir que os alunos expressem suas ideias, compartilhem experiências e construam conhecimento de forma coletiva e significativa. A metodologia privilegia a escuta ativa, a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento, visando integrar as disciplinas e promovendo uma compreensão mais rica e contextualizada dos temas abordados.

  • Roda de debate para introdução do tema.
  • Aula expositiva sobre a estrutura das cartas.
  • Atividade prática de escrita de cartas.
  • Leitura e partilha de cartas para promover a escuta ativa e o respeito.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi desenhado para proporcionar um equilíbrio entre momentos teóricos e práticos, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para reflexão e aplicação dos conhecimentos. A aula inicial introduz o tema com uma roda de debate, incentivando os alunos a partilharem suas impressões sobre cartas. A segunda aula é expositiva, focada na transmissão do conteúdo teórico sobre a estrutura de cartas, seguida por uma atividade prática na terceira aula, onde os alunos colocam em prática suas habilidades de escrita. A atividade culmina em uma sessão de leitura e partilha de cartas, que além de demonstrar o aprendizado dos alunos, visa promover um ambiente de diálogo e empatia dentro da turma.

  • Aula 1: Debate sobre a história e importância das cartas.
  • Momento 1: Introdução ao tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando rapidamente a importância da comunicação ao longo da história. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre como as pessoas se comunicavam antes da invenção dos telefones e computadores. Permita que compartilhem suas ideias e experiências.

    Momento 2: Apresentação de exemplos reais de cartas (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua cópias de diferentes tipos de cartas para os alunos, como uma carta de um amigo, uma carta formal, ou uma carta de aniversário. Explique rapidamente cada tipo e peça que observem elementos em comum. Pergunte-lhes sobre o que acham que é importante em uma carta.

    Momento 3: Debate Estruturado (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em grupos pequenos. Instrua cada grupo a discutir os seguintes pontos: Por que as cartas eram importantes antigamente? Que sentimentos uma carta pode expressar? Depois, cada grupo deve apresentar seu pensamento ao restante da turma. Observe se todos os alunos estão participando e incentive os mais tímidos a contribuírem.

    Momento 4: Reflexão coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Convide todos os alunos a sentarem em círculo. Pergunte-lhes o que aprenderam e como se sentem em relação à escrita de cartas agora. Reforce a ideia de como é bonito e importante compartilhar seus sentimentos e pensamentos por meio de cartas. Finalize a atividade agradecendo a participação de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Se algum aluno tiver dificuldade em participar do debate, atribua a esse aluno o papel de registrador do grupo, permitindo que anote as ideias discutidas. Para alunos que possam ter dificuldades de leitura, ofereça suporte extra ao compartilhar exemplos de cartas, lendo em voz alta os trechos importantes. Reafirme que todas as contribuições são valiosas, incentivando a autoconfiança. É importante que os alunos entendam que suas perspectivas são únicas e enriquecem o debate coletivo.

  • Aula 2: Exposição sobre a estrutura de uma carta.
  • Momento 1: Introdução à Estrutura da Carta (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente a importância de uma boa estrutura na escrita de cartas. Diga aos alunos que hoje vão aprender como montar uma carta corretamente para que suas mensagens sejam claras e compreendidas.

    Momento 2: Apresentação Visual da Estrutura (Estimativa: 15 minutos)
    Utilize o quadro branco para desenhar um modelo de carta. Inclua partes como saudação, corpo do texto, conclusão e despedida. Explique cada parte enquanto escreve, dando exemplos simples e claros. Incentive os alunos a copiarem o modelo no caderno para consulta futura.

    Momento 3: Análise Coletiva de Exemplos (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua cópias de exemplos de cartas previamente selecionadas que possuam diferentes finalidades (amigáveis, formais, de agradecimento). Leia uma carta em voz alta para a turma e, em seguida, peça aos alunos que identifiquem as partes estruturais discutidas anteriormente. Oriente que levantem a mão para sinalizar quando identificarem uma parte específica.

    Momento 4: Atividade Prática de Identificação (Estimativa: 15 minutos)
    Forme duplas entre os alunos e entregue uma carta a cada dupla. A tarefa é que, juntos, sublinhem as diferentes partes estruturais da carta. Passe pelas duplas enquanto trabalham, oferecendo ajuda e feedback imediato. Encoraje os alunos a discutir entre si para concluir a tarefa.

    Momento 5: Discussão e Feedback Coletivo (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna toda a turma para discutir a atividade prática. Peça a algumas duplas para compartilharem suas observações. Aproveite para esclarecer dúvidas e reforçar o conhecimento sobre a estrutura de uma carta. Elogie o esforço e a participação de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de falar claramente e usar exemplos visuais para facilitar a compreensão dos alunos. Considere a formação de duplas que permitam colaboração equilibrada, promovendo o apoio mútuo entre os alunos. Caso algum aluno tenha dificuldade, forneça acompanhamento extra durante as atividades práticas e permita que anotem seus insights de forma alternativa, como por meio de desenhos. Reafirme a importância de cada contribuição e promova um ambiente inclusivo e de respeito mútuo.

  • Aula 3: Exercício prático de escrita de cartas.
  • Momento 1: Introdução à Escrita Criativa (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que escreverão suas próprias cartas nesta sessão. Reforce a importância de expressar pensamentos e sentimentos através da escrita. Apresente brevemente a função de uma carta e quais informações pessoais podem ser compartilhadas, incentivando a criatividade.

    Momento 2: Planejamento da Carta (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que pensem em um colega para quem gostariam de escrever. Oriente-os a anotar em seus cadernos três ideias principais que desejam compartilhar nessa carta, como algo interessante que aconteceu com eles, uma pergunta para o colega ou um desejo de amizade. Observe se todos estão engajados e ofereça sugestões se notar que algum aluno está com dificuldade para começar.

    Momento 3: Redação da Carta (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua papéis e canetas aos alunos e peça que comecem a escrever suas cartas, lembrando-os da estrutura aprendida anteriormente: saudação, corpo do texto, despedida e assinatura. Circule pela sala para oferecer apoio, encorajar ideias criativas e garantir que todos estejam progredindo. Ofereça feedback positivo e sugestões de melhoria de forma individualizada.

    Momento 4: Revisão e Melhorias (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a trocarem as cartas entre si em duplas para uma revisão. Peça que leiam a carta do colega silenciosamente e ofereçam uma sugestão de melhoria. Depois que todos tiverem revisado, permita que cada aluno implemente as correções e melhorias em suas próprias cartas.

    Momento 5: Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma em um círculo e convide alguns alunos a compartilharem o que escreveram ou como foi a experiência de recebimento e revisão de cartas dos colegas. Finalize a aula destacando a importância da escrita como ferramenta de comunicação e a empatia ao revisar o trabalho de outra pessoa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos tenham acesso igual aos materiais de escrita e estejam confortáveis com o espaço de trabalho. Ofereça assistência individualizada aos alunos que possam precisar de mais ajuda, especialmente durante a fase de revisão, para garantir que entendam as sugestões de melhorias. Considere trabalhar de perto com alunos que enfrentem dificuldades em expressar suas ideias no papel, talvez estruturando frases iniciais para eles, e reafirme o valor das contribuições individuais para fortalecer a confiança.

  • Aula 4: Leitura e troca de cartas entre os alunos.
  • Momento 1: Introdução ao Dia de Troca de Cartas (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula criando um clima de expectativa e entusiasmo. Explique aos alunos que hoje eles serão carteiros e destinatários, participando de uma experiência de troca de cartas. Reforce a importância de compartilhar e receber mensagens escritas, destacando como essa atividade contribui para a empatia e a amizade. Permita que expressem suas expectativas sobre a atividade.

    Momento 2: Preparação e Organização para a Leitura (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que organizem suas cartas em suas mesas. Explique que cada aluno terá a chance de ler cartas de diferentes colegas. Instrua-os sobre a forma de conduzir a leitura: com atenção, respeito e confidencialidade. Relembre as regras de escuta ativa e compartilhe alguns exemplos de perguntas que podem fazer após ler uma carta. Observe se todos os alunos têm suas cartas prontas e permita que os alunos comecem a leitura silenciosa.

    Momento 3: Leitura das Cartas (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua os alunos a iniciarem a leitura das cartas recebidas, uma de cada vez. Permita que leiam em seu próprio ritmo. Circule pela sala, observando as reações e oferecendo mediação em quaisquer dificuldades que possam surgir no processo, seja de leitura ou de compreensão. Encoraje os alunos a se colocarem no lugar do escritor, promovendo a empatia.

    Momento 4: Discussão em Pequenos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Forme pequenos grupos, incentivando os alunos a discutir o que leram e como se sentiram ao receber e ler as cartas. Permita que compartilhem seus sentimentos, enfatizando a importância de comunicar de forma aberta e honesta. Ofereça uma orientação sobre como dar feedback positivo e respeitoso.

    Momento 5: Reflexão Coletiva e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma para uma reflexão coletiva. Pergunte sobre as experiências de leitura e escuta, incentivando comentários sobre o impacto emocional positivo da atividade. Encerre agradecendo os alunos por participarem de forma tão empenhada e destacando a beleza da comunicação por meio da escrita.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Incentive um ambiente acolhedor onde cada aluno se sinta seguro para expressar seus sentimentos. Para alunos que enfrentam dificuldades de leitura, ofereça apoio extra e incentive colegas a ajudar de maneira colaborativa. Use incentivos positivos para motivar os alunos mais tímidos a participar das discussões em grupo, reconhecendo suas contribuições e reforçando a importância de diferentes perspectivas. Esteja atento às necessidades individuais dos alunos durante a leitura e ofereça adaptações, como pares de leitura, para garantir que todos possam participar plenamente da atividade.

Avaliação

O processo avaliativo foca tanto na aquisição de competências linguísticas quanto no desenvolvimento social dos alunos. A avaliação pode ser formativa, através da observação contínua e feedback individualizado, ou somativa, com análise dos textos produzidos pelos alunos. Esta abordagem permite ao professor adaptar a avaliação às necessidades específicas dos alunos. A criação de um checklist com critérios como clareza na escrita, uso correto da estrutura e criatividade pode guiar a correção das cartas. Além disso, a participação ativa nas discussões e o comportamento colaborativo durante as atividades serão avaliados para aferir habilidades interpessoais e de empatia. O feedback será usado como uma ferramenta para incentivar o aprimoramento contínuo e o engajamento dos alunos.

  • Observação e feedback contínuo durante atividades.
  • Avaliação dos textos escritos com base em critérios claros.
  • Participação em discussões e cooperação nas atividades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, apostaremos em recursos que complementem o processo de aprendizagem de forma acessível e prática, considerando a limitação de não utilização de tecnologias digitais. Os materiais incluem papel e caneta, além de cópias de exemplos de cartas para suporte visual. Esses recursos permitem que os alunos treinem habilidades motoras e de escrita, aprimorando sua caligrafia e expressão escrita. A criação de um ambiente acolhedor e inclusivo, utilizando recursos visuais e exemplos de diferentes estilos de cartas, promoverá a diversidade e criatividade dos alunos, respeitando suas individualidades e incentivando a participação prática.

  • Papéis e canetas para escrita de cartas.
  • Exemplos de cartas para referência.
  • Quadro branco para anotações e explicações visuais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos do desafio que é para o professor lidar com a sobrecarga de tarefas no dia a dia escolar. No entanto, garantir a inclusão leva a uma experiência enriquecedora para todos. Para essa atividade, ainda que sem alunos com deficiências específicas, recomenda-se adaptações que potencializem a aprendizagem coletiva. Uma abordagem verbal clara, uso de recursos visuais durante as explicações, e a flexibilidade na avaliação, permitindo que cada aluno expresse sua compreensão da forma que melhor lhe convém. É essencial criar um espaço onde a diversidade de ideias seja valorizada, permitindo que os alunos contribuam com suas perspectivas, promovendo um ambiente inclusivo e seguro.

  • Uso de recursos visuais para apoiar explicações.
  • Adaptação da linguagem de ensino para ser clara e acessível.
  • Promover um ambiente onde a diversidade de ideias seja valorizada.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo