Nessa atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental são introduzidos ao exercício da escrita jornalística através da criação de cartas noticiosas, inspirando-se no gênero carta de leitor. Escolherão eventos recentes da escola ou da comunidade para elaborar suas cartas, focando na importância da formatação e da diagramação específicas desse gênero textual. Adicionalmente, agregando fotos dos eventos com legendas explicativas, os alunos desempenharão uma função dual: de jornalistas e fotógrafos, praticando a habilidade de identificar e reproduzir a estrutura de fotolegendas. Esta atividade prática e interativa facilita o aprendizado da produção escrita, compreensão de diferentes formatos textuais e estimula a expressão criativa, ao mesmo tempo em que promove a observação atenta e a reportagem de acontecimentos ao seu redor.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos no processo de produção escrita, aplicando seus conhecimentos sobre as correspondências entre letras e fonemas, e na compreensão e elaboração de diferentes gêneros textuais, focando na carta de leitor. Além disso, pretende-se desenvolver a habilidade de identificar e reproduzir a formatação e diagramação específicas de gêneros textuais como as fotolegendas, fomentando a atenção aos detalhes visuais e textuais. A atividade também visa estimular a observação dos eventos da comunidade escolar e local, promovendo uma maior interação com o ambiente ao redor e aguçando o senso crítico jornalístico.
A estruturação da atividade abordará elementos essenciais da produção de uma carta do leitor, enfocando na seleção de eventos, escrita reflexiva, uso correto de correspondências fonéticas, além do aspecto visual envolvendo a fotografia e sua legenda. Incentiva-se a prática da atenção aos detalhes na formatação e diagramação, bem como o desenvolvimento da habilidade de narrar acontecimentos de forma coesa e envolvente.
Utilizando metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão primeiramente guiados pela teoria acerca do gênero carta de leitor e elementos da escrita jornalística. Posteriormente, participarão de uma exploração prática, selecionando eventos, capturando fotos e redigindo suas cartas noticiosas. Esta abordagem, centrada no aluno, favorece a experiência direta com o processo de criação, incentivando a autonomia, a criatividade e a interação com a realidade imediata.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos passarão pelas fases de planejamento, criação, revisão e compartilhamento.
A avaliação será realizada considerando a participação, o envolvimento e a conclusão das etapas propostas na atividade. Serão avaliados especificamente a adequação ao gênero textual da carta noticiosa, a correta aplicação das correspondências fonéticas, a criatividade na produção das fotolegendas e a habilidade em descrever os eventos escolhidos de maneira clara e interessante. Feedback construtivo será fornecido, visando não apenas recompensar o resultado final, mas também o processo de aprendizagem e aprimoramento individual.
Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, canetas, lápis, acesso à câmera fotográfica ou smartphones para captura de imagens e computadores com software de edição de texto para a produção das cartas.
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