Criação de Cartas Noticiosas

Desenvolvida por: Cínthi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Textuais - Carta do Leitor

Nessa atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental são introduzidos ao exercício da escrita jornalística através da criação de cartas noticiosas, inspirando-se no gênero carta de leitor. Escolherão eventos recentes da escola ou da comunidade para elaborar suas cartas, focando na importância da formatação e da diagramação específicas desse gênero textual. Adicionalmente, agregando fotos dos eventos com legendas explicativas, os alunos desempenharão uma função dual: de jornalistas e fotógrafos, praticando a habilidade de identificar e reproduzir a estrutura de fotolegendas. Esta atividade prática e interativa facilita o aprendizado da produção escrita, compreensão de diferentes formatos textuais e estimula a expressão criativa, ao mesmo tempo em que promove a observação atenta e a reportagem de acontecimentos ao seu redor.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos no processo de produção escrita, aplicando seus conhecimentos sobre as correspondências entre letras e fonemas, e na compreensão e elaboração de diferentes gêneros textuais, focando na carta de leitor. Além disso, pretende-se desenvolver a habilidade de identificar e reproduzir a formatação e diagramação específicas de gêneros textuais como as fotolegendas, fomentando a atenção aos detalhes visuais e textuais. A atividade também visa estimular a observação dos eventos da comunidade escolar e local, promovendo uma maior interação com o ambiente ao redor e aguçando o senso crítico jornalístico.

  • Produzir textos escritos em formato de carta noticiosa, observando as características específicas do gênero.
  • Desenvolver a habilidade de associar letras e fonemas na escrita de palavras.
  • Identificar e reproduzir a formatação e diagramação específica de fotolegendas.
  • Executar a prática de noticiar usando fotografias e legendas explicativas.
  • Fomentar a expressão criativa e a observação crítica dos acontecimentos ao redor.

Conteúdo Programático

A estruturação da atividade abordará elementos essenciais da produção de uma carta do leitor, enfocando na seleção de eventos, escrita reflexiva, uso correto de correspondências fonéticas, além do aspecto visual envolvendo a fotografia e sua legenda. Incentiva-se a prática da atenção aos detalhes na formatação e diagramação, bem como o desenvolvimento da habilidade de narrar acontecimentos de forma coesa e envolvente.

  • Gênero textual: Carta do leitor e fotolegenda.
  • Características da escrita jornalística.
  • Correspondências fonéticas na escrita.
  • Elementos visuais em textos: fotografias e legendas.
  • Expressão criativa na descrição de eventos.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão primeiramente guiados pela teoria acerca do gênero carta de leitor e elementos da escrita jornalística. Posteriormente, participarão de uma exploração prática, selecionando eventos, capturando fotos e redigindo suas cartas noticiosas. Esta abordagem, centrada no aluno, favorece a experiência direta com o processo de criação, incentivando a autonomia, a criatividade e a interação com a realidade imediata.

  • Explanação teórica sobre carta de leitor e fotolegendas.
  • Seleção coletiva de eventos noticiáveis da escola ou comunidade.
  • Sessão de brainstorming para ideias de escrita e fotografia.
  • Produção escrita de cartas com a adição de fotografias e legendas.
  • Revisão e edição coletivas dos textos produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos passarão pelas fases de planejamento, criação, revisão e compartilhamento.

  • Aula 1: Introdução ao gênero carta de leitor e preparação para a atividade prática.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação, o envolvimento e a conclusão das etapas propostas na atividade. Serão avaliados especificamente a adequação ao gênero textual da carta noticiosa, a correta aplicação das correspondências fonéticas, a criatividade na produção das fotolegendas e a habilidade em descrever os eventos escolhidos de maneira clara e interessante. Feedback construtivo será fornecido, visando não apenas recompensar o resultado final, mas também o processo de aprendizagem e aprimoramento individual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, canetas, lápis, acesso à câmera fotográfica ou smartphones para captura de imagens e computadores com software de edição de texto para a produção das cartas.

  • Papel e canetas para rascunhos e anotações.
  • Câmera fotográfica ou smartphones para captura de imagens.
  • Computadores com software de edição de texto.
  • Exemplos impressos de cartas de leitor e fotolegendas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo