Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Carlen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Compreensão e interpretação de histórias

Na atividade 'Detetives de Histórias', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de pequenos detetives em uma aventura de escuta e compreensão. Inicialmente, a tarefa dos estudantes será ouvir uma história contada por alguém de sua família em casa, com a missão de anotar pontos chave que despertem interesse ou dúvidas. No dia seguinte, reunidos em sala de aula, terão a chance de compartilhar com os colegas as histórias coletadas, bem como suas observações e curiosidades. Essa troca de experiências será enriquecida com a participação ativa dos colegas, que, atuando como detetives, deverão formular perguntas para esclarecer dúvidas e entender melhor os elementos das histórias compartilhadas. Esse processo não apenas promoverá a prática de escuta atenta, como também respeitará os turnos de fala, estimulando um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, a atividade incentiva a conexão com a cultura familiar, a expressão pessoal e o desenvolvimento de habilidades linguísticas essenciais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade é promover a habilidade dos alunos de escutar com atenção e aprender a formular perguntas pertinentes, uma competência fundamental para o desenvolvimento da capacidade investigativa e crítica. Além disso, a prática de compartilhar histórias e realizar questionamentos enriquece o vocabulário, afina a capacidade de interpretação textual e fortalece as habilidades sociais dos estudantes ao ensiná-los a respeitar os turnos de fala. Por meio dessa dinâmica interativa, espera-se que os alunos também desenvolvam uma maior apreciação pelas narrativas familiares e pela diversidade de experiências e perspectivas.

  • Desenvolver a escuta ativa e atenção.
  • Promover habilidades de formulação de perguntas.
  • Estimular o respeito pelo turno de fala.
  • Incentivar o compartilhamento de experiências culturais e familiares.
  • Aprimorar habilidades de interpretação de texto e vocabulário.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
  • EF02LP15: Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

Conteúdo Programático

Este plano de aula enfoca habilidades essenciais de linguagem, como escuta ativa, compreensão oral e expressão oral. Através da narrativa oral e do exercício de fazer e responder perguntas, os alunos exploram não apenas a construção de narrativas, mas também o valor cultural e pessoal contido nas histórias familiares. Esse conteúdo favorece um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo, onde a troca de experiências é valorizada como fonte de conhecimento.

  • Escuta ativa
  • Formulação de perguntas
  • Narrativas familiares e culturais
  • Respeito pelos turnos de fala
  • Compreensão e expressão oral

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade começa com uma tarefa realizada em casa, na qual os alunos se preparam de forma autônoma ouvindo uma história familiar. Em sala de aula, eles atuam como protagonistas ao compartilhar suas experiências, enquanto os colegas se envolvem fazendo perguntas. Essa estratégia promove a participação ativa, a troca de experiências e aumenta a motivação dos alunos ao colocá-los no centro do processo de aprendizado, facilitando assim, a aquisição de conhecimentos de forma significativa e colaborativa.

  • Aula invertida
  • Narrativas orais
  • Discussão em grupo
  • Atividade de escuta ativa
  • Jogo de perguntas e respostas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções e prepararão suas tarefas em casa. Na segunda aula, compartilharão as histórias, ouvirão os colegas e participarão da dinâmica de perguntas e respostas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e preparação em casa.
  • Aula 2: Compartilhamento de histórias e dinâmica de perguntas.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade. Será levado em consideração o envolvimento na tarefa de casa, a qualidade das anotações trazidas para a classe, a capacidade de compartilhar sua história de forma clara, a participação na formulação de perguntas e a escuta ativa durante as apresentações dos colegas. Professores podem, também, considerar a criatividade e o entusiasmo mostrado pelos alunos ao se envolverem na atividade, além de observar o desenvolvimento das habilidades de compreensão e expressão oral ao longo da dinâmica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos como caderno ou papel para anotações, lápis ou canetas, e um ambiente confortável que incentive a escuta e participação de todos. Recomenda-se também, se possível, o uso de gravador de som ou vídeos curtos pelas famílias para registrar as histórias, o que pode enriquecer ainda mais a experiência de compartilhamento em sala de aula.

  • Cadernos ou papel para anotações
  • Lápis ou canetas
  • Gravador de som ou smartphone (opcional)
  • Ambiente apropriado para escuta e discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo