Exploradores da Natureza: Uma Aventura de Observação

Desenvolvida por: Guilhe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Observação da Natureza

Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos exploradores, embarcando em uma emocionante aventura ao ar livre ou pelo ambiente escolar para observar de perto a natureza e seus inúmeros detalhes. Munidos de cadernos de campo, eles terão a missão de registrar, através de textos e desenhos, suas observações e descobertas sobre plantas, animais e fenômenos naturais encontrados durante a exploração. Essa experiência única permitirá que os estudantes desenvolvam habilidades de observação ativa, melhorando sua capacidade de notar detalhes e particularidades do meio ambiente ao seu redor. Após a fase de exploração, os alunos retornarão à sala de aula para organizar e elaborar relatos de observação, mantendo as características próprias desse gênero de texto. Os registros coletados serão então compartilhados em uma exposição coletiva, permitindo que os alunos exponham suas descobertas e aprendizados. Este projeto visa não apenas estimular a observação, a escrita descriptiva e o compartilhamento de conhecimento, mas também promover a valorização e interação consciente com o meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em um processo de aprendizagem dinâmico e interativo, onde eles possam desenvolver habilidades importantes como observação detalhada, expressão escrita e artística, bem como o trabalho colaborativo. Através da exploração do meio ambiente e da documentação de suas descobertas, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de perceber a natureza de forma mais consciente e detalhada. Além disso, ao organizar seus registros em relatos de observação e compartilhá-los em uma exposição, eles aprenderão a valorizar suas próprias experiências e a das outras, promovendo assim o respeito mútuo e a curiosidade pelo mundo ao seu redor.

  • Desenvolver habilidades de observação detalhada do ambiente natural.
  • Praticar a escrita descriptiva e o registro artístico como formas de expressão.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração durante a exploração e na organização dos relatos.
  • Estimular a consciência ambiental e o respeito pela natureza.
  • Incentivar a comunicação eficaz e o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP12: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP14: Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá conceitos básicos de observação da natureza, técnicas de registro escritas e visuais em cadernos de campo e a organização de informações em relatos. Através da exploração direta do ambiente e da prática de documentação das observações, os estudantes aprenderão a destacar detalhes importantes e a expressar suas descobertas de maneira clara e criativa. Ao final, a criação de uma exposição coletiva servirá como uma plataforma para compartilhar aprendizados, fomentando a comunicação e o senso de comunidade entre os alunos.

  • Técnicas de observação da natureza.
  • Uso de cadernos de campo para registro de descobertas.
  • Elaboração de relatos de observação mantendo suas características de gênero.
  • Preparação e realização de uma exposição coletiva.
  • Reflexão sobre a experiência de observação e o processo de aprendizagem.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade visa promover um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico. Os alunos serão incentivados a explorar o ambiente natural ativamente, utilizando cadernos de campo para registro. Discussões em grupo e debates serão organizados para troca de ideias e reflexões sobre as observações feitas. A elaboração dos relatos de observação e a organização da exposição coletiva serão tratadas como projetos, onde cada aluno terá um papel ativo na criação e apresentação do conhecimento adquirido.

  • Exploração do ambiente natural com atividade mão-na-massa.
  • Uso de cadernos de campo para registros escritos e desenhados.
  • Organização de rodas de debate para compartilhamento de observações.
  • Elaboração colaborativa de relatos de observação.
  • Criação e montagem de uma exposição coletiva como projeto final.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 5 aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo adequado para exploração, registro, discussão e organização final do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e técnicas de observação.
  • Aula 2: Exploração ao ar livre e registros no caderno de campo.
  • Aula 3: Discussão em grupo das observações e início dos relatos de observação.
  • Aula 4: Continuação da elaboração dos relatos e preparação para a exposição.
  • Aula 5: Finalização e apresentação da exposição coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa, centrada na participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto. Serão avaliados a qualidade dos registros no caderno de campo, a capacidade de trabalhar em equipe durante a elaboração dos relatos de observação e a contribuição para a exposição coletiva. Feedbacks serão dados continuamente, incentivando a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a melhoria contínua. Exemplos de critérios incluem a clareza e detalhamento dos registros, criatividade nos relatos, e a efetividade da comunicação durante a exposição.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem cadernos de campo para cada aluno, lápis, canetas, giz de cera ou lápis de cor, materiais para a montagem da exposição (cartolina, cola, tesoura) e acesso ao ambiente externo ou áreas verdes próximas à escola. Além disso, será importante contar com recursos digitais como câmeras fotográficas ou tablets para captura de imagens, caso disponíveis.

  • Cadernos de campo e materiais de escrita.
  • Materiais para arte (giz de cera, lápis de cor).
  • Materiais para montagem da exposição (cartolina, cola, tesoura).
  • Câmeras fotográficas ou tablets (se disponíveis).
  • Acesso a um ambiente natural ou área verde.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo