Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma jornada em busca de rimas e sonoridades, tornando-se verdadeiros 'Exploradores de Rimas e Sonoridades'. Por meio de poemas e canções infantis, eles mergulharão no mundo fascinante das palavras, trabalhando a criatividade, expressão e compreensão leitora. Inicialmente, o professor conduzirá a turma por uma seleção cuidadosa de versos que destacam as rimas e sonoridades, oferecendo uma experiência auditiva enriquecedora. Em seguida, distribuirá cartões com palavras que rimam entre si, incitando os alunos a formarem grupos e criarem seus próprios poemas ou canções, aplicando os conceitos observados. Essa imersão culminará em um festival de rimas, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas criações, incentivando a expressão criativa e fortalecendo a compreensão de como palavras podem evocar sensações e emoções diversas.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos do 2º ano habilidades de leitura, escrita e oralidade por meio da exploração de rimas e sonoridades em textos versificados. Almeja-se estimular a criatividade e a expressão pessoal através da criação de poemas e canções, além de promover a capacidade de trabalhar em grupo. Será enfatizada a compreensão de jogos de palavras e o reconhecimento das estruturas fonéticas, potencializando a capacidade de análise linguística dos alunos e a apreciação pela diversidade sonora da língua.
O conteúdo abordará a estrutura de textos versificados, com especial atenção às rimas, sonoridades e jogos de palavras. Explorar-se-á, de forma prática, como as palavras podem ser combinadas para criar efeitos sonoros e evocar emoções, além de estratégias para a criação de novas palavras por meio da manipulação de sílabas. O conteúdo busca ampliar a sensibilidade linguística dos alunos e suas habilidades de composição textual.
Empregando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade propõe uma metodologia ativa, onde os alunos são protagonistas de seu aprendizado. Inicialmente, haverá contextualização teórica por meio da leitura de poemas e canções, passando em seguida para a etapa prática de criação. Os alunos trabalharão em grupos para compor seus próprios textos, facilitando o desenvolvimento de diversas competências. A apresentação dos trabalhos em forma de um festival visa não só a partilha dessas criações como também a celebração da aprendizagem plural e colaborativa.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a imersão no universo dos poemas e canções, com exploração de rimas e sonoridades. Na segunda aula, os alunos, agora divididos em grupos, dedicar-se-ão à criação de seus próprios textos, culminando na preparação e realização do festival de rimas.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos, qualidade criativa dos textos produzidos (atendendo aos critérios de rimas e sonoridades), além da colaboração dentro dos grupos. Será considerada a habilidade dos alunos de aplicarem os conceitos de rimas e sonoridades na composição dos poemas ou canções, bem como a aptidão para trabalharem coletivamente. Feedbacks serão dados após as apresentações para incentivar o reconhecimento do esforço e da criatividade manifestada.
Para a realização desta atividade, serão necessários cartões com palavras que rimam para a etapa de composição, além de livros ou materiais impressos com uma seleção de poemas e canções a serem explorados na aula. A sala de aula deverá ser organizada de modo a facilitar a leitura compartilhada e o trabalho em grupo. Equipamentos de áudio para a apresentação dos trabalhos finais e materiais de desenho para decoração do festival de rimas podem enriquecer a experiência.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula