Exploradores do Conhecimento

Desenvolvida por: Natali… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e Expressão

Nesta atividade, intitulada 'Exploradores do Conhecimento', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão motivados a se tornarem pequenos exploradores do cotidiano, utilizando como inspiração o livro 'O Carteiro Chegou'. A proposta central é a observação atenta do ambiente escolar e da comunidade ao redor, com o objetivo de identificar diferentes tipos de mensagens, como avisos, cartazes e anúncios. Após a exploração, espera-se que os estudantes produzam pequenos registros escritos sobre suas observações, evidenciando a função e a importância de cada tipo de mensagem encontrada no ambiente. Além de desenvolver habilidades de observação, esta atividade visa aprimorar a escrita autônoma e o planejamento textual dos alunos, enfatizando a relevância da comunicação visual e escrita nas práticas sociais.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos educacionais desta atividade envolvem incentivar os alunos a desenvolver um olhar observador e analítico sobre o meio em que vivem, aprimorar a capacidade de reconhecer diversos tipos de mensagens em contextos variados e entender suas funcionalidades sociais. Ademais, busca-se motivar a produção de textos simples, mas significativos, que reflitam suas compreensões e descobertas sobre o mundo a sua volta. Essa práxis pedagógica pretende contribuir significativamente para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, essenciais nesta etapa da aprendizagem, e para a construção de conhecimento de forma colaborativa e contextualizada.

  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica do ambiente.
  • Reconhecer e compreender diferentes tipos de mensagens e sua importância.
  • Promover a escrita autônoma e planejada.
  • Estimular a leitura crítica e reflexiva de diversos gêneros textuais.
  • Fortalecer o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Conteúdo Programático

O conteúdo abrangido neste plano de aula envolve um estudo interdisciplinar que conecta leitura, escrita, observação e interpretação de mensagens. Serão exploradas noções básicas de comunicação, tipos de mensagens no cotidiano e a função social de cada tipo de comunicação. Os alunos aprenderão a planejar seus textos com base em observações do mundo ao seu redor, entendendo como a escrita pode ser uma ferramenta de representação da realidade e de comunicação com o outro.

  • Tipos de mensagens: avisos, cartazes, anúncios.
  • Funções da comunicação no cotidiano.
  • Estratégias de planejamento textual.
  • Prática de escrita baseada em observação.
  • Leitura e interpretação de mensagens diversas.

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa será aplicada nesta proposta, enfatizando a participação ativa dos students. Inicialmente, será realizada uma leitura dialogada do livro 'O Carteiro Chegou', seguida de uma discussão sobre os diferentes tipos de mensagens que recebemos no nosso dia-a-dia. Posteriormente, os alunos serão convidados a explorar os diversos ambientes escolares e, eventualmente, áreas da comunidade próxima, sob supervisão, para observar e registrar diferentes formas de comunicação. A produção de textos será feita em sala de aula, onde os alunos poderão compartilhar suas descobertas e elaborar seus registros com apoio pedagógico continuado.

  • Leitura dialogada do livro 'O Carteiro Chegou'.
  • Discussão em grupo sobre tipos de mensagens e comunicação.
  • Exploração do ambiente escolar e da comunidade para observação.
  • Produção de registros escritos sobre as observações realizadas.
  • Compartilhamento em sala de aula das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a leitura dialogada e a discussão sobre comunicação. A segunda aula será dedicada à exploração e ao registro das observações.

  • Aula 1: Leitura e discussão sobre tipos de mensagens.
  • Aula 2: Exploração do ambiente e produção dos registros.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação, engajamento e na qualidade dos registros produzidos pelos alunos. Atenção será dada à capacidade de observação, à clareza na comunicação das ideias e à criatividade na elaboração dos textos. Será valorizado o processo de aprendizagem tanto quanto o produto final, contemplando a evolução individual e a contribuição para o trabalho em grupo. A avaliação será contínua e formativa, permitindo ajustes e feedbacks construtivos ao longo do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários o livro 'O Carteiro Chegou', papéis variados para os registros (como diários de campo), câmera fotográfica ou smartphones (para registro visual, se possível) e materiais para escrita como lápis, canetas e borrachas. A disponibilidade de um espaço ao ar livre para a exploração e observação também é essencial.

  • Livro 'O Carteiro Chegou'.
  • Papéis, lápis, canetas e borrachas.
  • Câmera fotográfica ou smartphones.
  • Espaço ao ar livre para exploração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo