Fábrica de Quadrinhos

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Análise Linguística

Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no universo das histórias em quadrinhos (HQs). A 'Fábrica de Quadrinhos' se propõe a ser uma jornada criativa, onde cada aluno poderá expressar suas ideias e narrativas por meio da construção coletiva de tirinhas. Iniciaremos com a exploração de diferentes HQs, analisando elementos fundamentais como balões de diálogo, expressões faciais, movimentos e onomatopeias. Essa exposição inicial tem como objetivo fornecer referências e inspiração para os pequenos criadores. Posteriormente, em grupos, os alunos começarão o processo de planejamento de suas próprias tirinhas, definindo personagens, cenários e tramas, com especial atenção ao desenvolvimento narrativo que envolve um início, meio e fim, além do uso estratégico de diálogos e onomatopeias para dar vida à história. A atividade culminará com a produção das tirinhas, onde os estudantes poderão materializar suas ideias e compartilhá-las com a turma. Esse processo não só estimula a criatividade e a escrita colaborativa, mas também proporciona um espaço para reflexão sobre os aspectos linguísticos e estruturais dos textos narrativos gráficos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é fortalecer competências e habilidades diversas nos alunos, incluindo a capacidade de colaboração, comunicação, criatividade e análise linguística, fundamentais para a elaboração de textos narrativos. Ao envolver os estudantes na criação de tirinhas, buscamos desenvolver seu entendimento das estruturas narrativas, a importância dos diálogos e a expressividade por meio de recursos visuais como as onomatopeias. Além disso, a atividade visa estimular a expressão individual e coletiva, fomentando um ambiente onde as ideias possam ser livremente compartilhadas e discutidas.

  • Explorar o gênero textual das histórias em quadrinhos, identificando suas características principais.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e narrativa visual.
  • Incentivar a colaboração e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Fomentar a reflexão sobre o uso de elementos linguisticos e visuais para construir significados.
  • Praticar a escrita e análise de diálogos e onomatopeias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Fábrica de Quadrinhos' aborda a rica estrutura das histórias em quadrinhos, oferecendo aos alunos uma compreensão aprofundada sobre elementos textuais e visuais que compõem esse gênero. Através da análise e posterior criação de tirinhas, os estudantes aprenderão sobre a importância e funcionalidade dos balões de diálogo, expressões faciais e corporais, movimentos, onomatopeias, e a sequencialidade das cenas para a expressão narrativa. Esta abordagem permitirá a eles não apenas apreciar, mas também criar eficazmente narrativas visuais com começo, meio e fim, aplicando conceitos aprendidos de maneira prática.

  • Características das histórias em quadrinhos
  • Elementos de uma narrativa (início, meio e fim)
  • Importância do diálogo e onomatopeias nas HQs
  • Colaboração e planejamento de texto em grupo
  • Produção de tirinhas

Metodologia

A metodologia adotada para a 'Fábrica de Quadrinhos' engloba diversas abordagens ativas de aprendizado, iniciando com uma 'Atividade Mão-na-massa' em que os alunos poderão explorar e analisar diferentes HQs, seguido de uma 'Roda de Debate' para discutir as observações. A 'Aprendizagem Baseada em Projetos' será aplicada no planejamento e desenvolvimento das tirinhas, estimulando a criatividade e cooperação entre os estudantes. A 'Sala de Aula Invertida' pode ser utilizada ao incentivar os alunos a pesquisar sobre quadrinistas famosos como tarefa de casa, e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será integrada através de atividades lúdicas de criação de personagens e enredos.

  • Análise de histórias em quadrinhos existentes
  • Debates em grupo sobre características das HQs
  • Planejamento colaborativo das tirinhas
  • Aplicação prática construindo as histórias em quadrinhos
  • Discussão e compartilhamento das tirinhas criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total terá uma duração de 2 horas, distribuídas em 2.4 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, focaremos na exploração e análise das HQs. A segunda aula será dedicada ao planejamento e início da produção das tirinhas em grupos. Na parte final, os alunos concluirão suas criações e compartilharão com a classe, seguido de reflexão coletiva.

  • Aula 1: Exploração das histórias em quadrinhos e discussão dos elementos chave.
  • Aula 2: Planejamento e início da produção das tirinhas em grupos.
  • Aula 3: Conclusão das tirinhas e apresentação para a classe.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a análise inicial das HQs até a produção final das tirinhas. Serão considerados critérios como criatividade, compreensão e aplicação dos conceitos discutidos (elementos das HQs), efetividade na composição dos diálogos e onomatopeias, além da colaboração entre os membros do grupo. Os trabalhos finais serão apresentados para a turma, permitindo a autoavaliação e apreciação coletiva do processo criativo de cada grupo, enfatizando a reflexão sobre o aprendizado conquistado ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva da 'Fábrica de Quadrinhos', será necessário o uso de materiais diversificados, englobando tanto recursos físicos quanto digitais. Papel, lápis, borrachas e canetas coloridas são essenciais para a produção manual das tirinhas. Além disso, o acesso a exemplos de histórias em quadrinhos variadas para análise é crucial, podendo ser tanto físicas quanto disponíveis online. Projetor ou lousa digital são recomendados para a exposição de exemplos de HQs e orientações.

  • Papel, lápis, borracha, canetas coloridas
  • Histórias em quadrinhos físicas e/ou digitais para análise
  • Projetor ou lousa digital para exibição de materiais
  • Materiais de apoio para pesquisa (livros, acesso a internet)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo