Esta atividade visa explorar habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, através de uma metodologia ativa e engajadora. Os alunos serão inicialmente incentivados a entrevistar membros de suas famílias sobre um evento memorável, promovendo um exercício de escuta ativa e coleta de informações. Antes de realizar as entrevistas, terão a tarefa de assistir a vídeos tutoriais sobre técnicas de entrevista, capacitando-os a extrair relatos mais ricos e detalhados. Posteriormente, irão compartilhar as histórias coletadas com a turma, praticando a oralidade e a capacidade de apresentação. A segunda parte da atividade requer que os alunos transcrevam os relatos em duas versões: uma informal, como contariam a um amigo, e outra formal, adaptando o mesmo conteúdo para um registro mais estruturado. Este exercício permitirá que os alunos compreendam a importância do contexto na escolha da linguagem, além de aprimorar suas habilidades de escrita em diferentes níveis de formalidade.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nas crianças a habilidade de comunicação oral através da narrativa de histórias, melhorando também suas capacidades de escuta ativa e empatia ao interagir com membros da família durante a entrevista. Adicionalmente, almeja-se fortalecer a competência de escrita dos estudantes, incentivando-os a exercitar diferentes estilos de linguagem — formal e informal. Ao realizar essa transição entre o oral e o escrito, e entre registros informais e formais, os alunos serão capazes de entender melhor o papel do contexto na escolha da linguagem. Essa compreensão é fundamental para as habilidades de leitura e escrita, conforme apontado pela Base Nacional Comum Curricular.
Estimular a comunicação efetiva e a expressão criativa é fundamental no desenvolvimento das crianças. Esta atividade foi cuidadosamente desenhada para abordar esses aspectos, guiando os alunos na exploração de técnicas de entrevista, comunicação oral e adaptação de relatos para diferentes níveis de formalidade na escrita. Além de reforçar a compreensão da linguagem - um componente crucial do currículo - também promove habilidades sociais e emocionais, ao envolver os alunos em um projeto que valoriza suas histórias familiares e culturais.
Adotamos a metodologia Sala de Aula Invertida para incentivar a autonomia do aluno e estimular um aprendizado mais ativo. Nesta abordagem, os estudantes têm primeiramente o contato com o conteúdo fora da sala de aula, por meio de vídeos sobre técnicas de entrevista. Com isso, a sala de aula se torna um espaço de compartilhamento, discussão e prática profunda da aprendizagem, onde os alunos poderão aplicar o conhecimento adquirido externamente, sob a orientação atenta do professor. As atividades práticas de entrevistar, apresentar e escrever são essenciais para a consolidação do aprendizado.
A atividade se desdobrará em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução e discussão sobre a atividade, os alunos compartilharão oralmente os relatos coletados em suas entrevistas. A segunda aula será dedicada à escrita dos relatos em duas versões, com uma discussão final sobre as diferenças observadas entre as versões e a importância da escolha da linguagem.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo, desde a pesquisa inicial até a apresentação final dos relatos, tanto orais quanto escritos. Observaremos a capacidade de comunicação oral, a qualidade da informação coletada, o engajamento com o público durante a apresentação, e a habilidade em adaptar o mesmo conteúdo para registros de linguagem informal e formal. Serão consideradas, ainda, a criatividade, a organização do conteúdo e a correta aplicação das técnicas de entrevista pré-estudadas. Feedbacks construtivos serão fornecidos individualmente, incentivando a reflexão sobre o aprendizado.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como vídeos tutoriais sobre técnicas de entrevista, disponibilizados previamente aos alunos. Em sala, é essencial contar com um espaço acolhedor e que favoreça a livre expressão dos alunos durante a apresentação dos relatos. Além disso, materiais de escrita - como papel, canetas e lápis - serão necessários para a produção das versões escritas dos relatos. A atividade também pode se beneficiar do uso de equipamentos de áudio e vídeo, caso disponíveis, para a gravação das apresentações, proporcionando um material rico para feedback e avaliação.
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