Histórias Malucas Compartilhadas

Desenvolvida por: Rosine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

A atividade Histórias Malucas Compartilhadas envolverá os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na criação de uma história coletiva, promovendo a colaboração, criatividade e compreensão narrativa. Na primeira aula, os alunos trabalharão em grupos para esboçar personagens, cenários e enredos utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos. A segunda aula adotará a metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos lerão e discutirão histórias em equipes, identificando estruturas narrativas. Por fim, na terceira aula, participarão de uma Roda de Debate para compartilhar e aprimorar suas narrativas. Esse processo visa desenvolver habilidades de comunicação e expressão escrita, ao mesmo tempo que promove a empatia, cooperação e respeito pelas ideias dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são focados no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e narrativa, adequadas para alunos do 2º ano. A atividade visa promover a compreensão das estruturas narrativas, incentivando os alunos a criar textos coesos e coerentes. Além disso, ao trabalhar em grupo, os alunos irão desenvolver habilidades sociais como cooperação e empatia, essenciais para o convívio escolar.

  • Desenvolver a habilidade de criar histórias com início, meio e fim.
  • Trabalhar em equipe para elaborar narrativas criativas.
  • Identificar e aplicar elementos de estrutura narrativa em textos curtos.
  • Promover a empatia e cooperação através de atividades em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP18: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos de diferentes gêneros orais, escritos e multimodais, observando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF02LP09: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, narrativas que contem ao menos um fato, real ou imaginário, com começo, meio e fim.
  • EF02LP10: Produzir textos, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, a fim de revelar as regularidades ortográficas do Sistema de Escrita Alfabética.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado na identificação e produção de narrativas, alinhando-se com as competências necessárias para o 2º ano do Ensino Fundamental. As aulas focarão na prática da criação de personagens, cenários e enredos, além de estruturar ideias de forma coesa e coerente. A integração de metodologias ativas facilita a aprendizagem prática e colaborativa, essencial para o desenvolvimento contínuo das habilidades propostas pelos objetivos pedagógicos.

  • Estrutura narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Desenvolvimento de personagens e cenários.
  • Criação colaborativa de textos.
  • Discussão e reflexão em grupo sobre narrativas.

Metodologia

A metodologia das aulas será centrada na participação ativa dos alunos por meio de métodos que incentivam a colaboração e a reflexão crítica. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que trabalhem juntos para construir narrativas, enquanto a Sala de Aula Invertida possibilitará que identifiquem estruturas narrativas a partir de exemplos práticos. A Roda de Debate, por sua vez, exercerá um papel crucial no aprimoramento das histórias criadas, alavancando as capacidades de comunicação e de argumentação dos estudantes.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos para desenvolvimento de ideias.
  • Sala de Aula Invertida para discussão e identificação de narrativas.
  • Roda de Debate para compartilhamento e aprimoramento das histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para distribuir o processo criativo e de apresentação ao longo de três aulas de 60 minutos cada. Cada etapa do planejamento prioriza a construção e compartilhamento do conhecimento, além de promover a articulação de ideias e a reflexão conjunta. As metodologias ativas visam criar um espaço diversificado de aprendizagem, possibilitando que cada aluno contribua efetivamente para o sucesso do projeto coletivo.

  • Aula 1: Desenvolvimento de esboço através da Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Momento 1: Introdução à Atividade de Criação de Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando a proposta de criar histórias malucas compartilhadas. Explique aos alunos que, hoje, eles começarão a desenvolver os esboços de suas histórias em grupo, usando a Aprendizagem Baseada em Projetos. Inspire os alunos falando sobre como histórias podem ser criativas e divertidas. É importante que os alunos entendam a importância da colaboração nesse projeto. Pergunte, por exemplo, o que eles mais gostam de ouvir em histórias para incentivá-los a pensar criativamente.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Definição de Papéis (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos, considerando necessidades sociais e adaptativas. Determine papéis para cada membro do grupo, como o escritor, o ilustrador e o narrador, para que todos participem ativamente. Observe se todos os alunos estão confortáveis e participando. Intervenha para reorientar grupos que tenham dificuldade em iniciar o trabalho ou onde algum aluno não esteja participando ativamente.

    Momento 3: Esboço de Personagens e Cenário (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a esboçarem os personagens e o cenário de suas histórias. Permita que utilizem papéis, lápis e lápis de cor para desenhar e escrever. Circule pela sala oferecendo auxílio e elogiando boas ideias. Incentive o uso da criatividade, e faça perguntas aos grupos para ajudá-los a expandir suas ideias. Avalie o envolvimento de cada aluno nas atividades.

    Momento 4: Criação do Enredo (Estimativa: 15 minutos)
    Após os esboços iniciais, instrua os grupos a criarem o enredo da história com início, meio e fim. É essencial que o grupo identifique e distribua funções de escrita, garantindo que a história flua. Ofereça dicas e exemplos de como uma boa narrativa se desenvolve. Avalie a capacidade dos alunos de usar elementos narrativos. Ofereça apoio a grupos que precisem de direções adicionais.

    Momento 5: Compartilhamento Inicial e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deve apresentar brevemente seus esboços e ideias para a classe. Promova um breve feedback construtivo entre os grupos, estimulando elogios e sugestões para melhorar as histórias. Oriente que cada grupo tome nota do feedback recebido. É importante que todos sintam que suas ideias foram ouvidas e respeitadas. Observe se há necessidade de ajuste nas histórias e apoie grupos que demonstrarem dificuldades para finalizar suas ideias.

  • Aula 2: Leitura e discussão sobre narrativas com a abordagem da Sala de Aula Invertida.
  • Momento 1: Revisão e Preparação (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula com uma breve revisão do conteúdo lido previamente pelos alunos em casa. Pergunte aos alunos sobre suas impressões das histórias lidas, incentivando uma conversa informal para quebrar o gelo. Utilize essa etapa para verificar a compreensão inicial sobre os elementos narrativos e estrutura das histórias. Este momento é importante para garantir que todos estão no mesmo ponto de partida e para engajar os alunos na discussão. Observe se os alunos estão acompanhando e participando ativamente.

    Momento 2: Discussão em Pequenos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua papéis com perguntas orientadoras sobre a estrutura narrativa das histórias lidas, como: 'Quais são os personagens principais?', 'Qual é o cenário da história?', 'Como a história começa e termina?'. Peça que cada grupo discuta essas perguntas e organize suas ideias para compartilhar posteriormente. Circule entre os grupos para oferecer suporte e avaliar a compreensão dos alunos sobre os conceitos discutidos. Intervenha para reorientar discussões que fugirem do tema ou para incluir alunos que estão menos participativos.

    Momento 3: Apresentação de Ideias dos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Solicite que cada grupo compartilhe suas respostas e discussões com a turma. É importante que cada apresentação inclua todos os membros do grupo para garantir que todos estejam envolvidos. Durante as apresentações, incentive os outros alunos a fazer perguntas e dar feedback. Utilize este momento para reforçar conceitos sobre estrutura narrativa e fazer correções ou ajustes, se necessário.

    Momento 4: Reflexão e Consolidação (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma sessão de reflexão coletiva sobre o que foi aprendido e como os conhecimentos podem ser utilizados na criação de suas próprias histórias. Peça aos alunos que comentem algo novo que tenham aprendido ou que considerem interessante. Finalize a aula reforçando a importância da estrutura narrativa e da colaboração no processo criativo. Avalie o engajamento dos alunos e se os objetivos da aula foram alcançados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), permita pausas breves durante a discussão em grupos para manter o foco. Ofereça fichas com tópicos ou palavras-chave para auxiliar na organização das ideias. Para alunos com Transtorno do Espectro Autista (Nível 1), utilize sinais visuais ou desenhos sobre a estrutura narrativa para reforçar o entendimento. Crie uma rotina clara e siga uma sequência estável de atividades, oferecendo exemplos concretos. Posicione esses alunos em grupos onde se sintam seguros e incluídos, garantindo que participem ativamente nas discussões.

  • Aula 3: Reflexão e compartilhamento das histórias em uma Roda de Debate.
  • Momento 1: Preparação para a Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula preparando o ambiente para a Roda de Debate, arrumando as cadeiras em círculo. Explique aos alunos que, hoje, eles compartilharão suas histórias finais com a turma e que cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua narrativa. Ressalte a importância de ouvir ativamente e respeitar as opiniões dos colegas. Observe se todos os alunos estão confortáveis e prontos para participar.

    Momento 2: Apresentação das Histórias (Estimativa: 25 minutos)
    Solicite que cada grupo apresente sua história para a turma, incentivando todos os membros a participarem da apresentação. Oriente que as apresentações sejam feitas de forma clara e que os outros alunos façam perguntas ou comentários após cada apresentação. Este momento é essencial para que os alunos pratiquem suas habilidades de comunicação e respeito mútuo. Avalie o envolvimento de cada aluno e registre observações sobre a clareza e coesão das narrativas apresentadas.

    Momento 3: Feedback Construtivo (Estimativa: 15 minutos)
    Apos as apresentações, conduza um momento de feedback construtivo coletivo. Permita que os colegas ofereçam elogios e sugestões para cada história, sempre incentivando uma comunicação respeitosa e positiva. Motive os alunos a usar frases como 'Eu gostei de...' ou 'Eu sugiro que...'. Observe se os alunos estão se comunicando de maneira eficaz e intervenha se necessário para reorientar comentários menos apropriados. Avalie a capacidade dos alunos de oferecer e receber críticas construtivas.

    Momento 4: Reflexão Final e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma reflexão coletiva sobre o processo criativo e as histórias compartilhadas. Peça que os alunos compartilhem algo novo que aprenderam ou o que acharam mais interessante no exercício. Reforce a importância do trabalho em equipe e da empatia. Encaminhe uma breve roda de aplausos para reconhecer o esforço de todos. Avalie se os alunos conseguiram identificar elementos narrativos em suas histórias e se houve progresso na colaboração em grupo.

Avaliação

A avaliação do processo se dará através de métodos formativos e somativos, incorporando observações sobre o engajamento dos alunos, a colaboração em equipe e a apropriação de habilidades narrativas. Isso incentivará a reflexão contínua e possibilitará ajustes à medida que a atividade se desenrola, da seguinte forma: 1. Avaliação Formativa: O objetivo é identificar em tempo real como os alunos estão se integrando ao processo de criação e cooperação e se estão explorando com eficácia as estruturas narrativas. Critérios incluem a participação ativa, o respeito às ideias dos colegas e a aplicação dos conceitos discutidos nas aulas. Exemplos práticos incluem rodas de feedback após cada aula. 2. Avaliação Somativa: O objetivo aqui é avaliar a qualidade do produto final, a história coletiva, quanto à coerência, coesão e criatividade no uso das estruturas narrativas. Critérios de avaliação englobam a clareza das ideias, a relevância e o desenvolvimento ordenado dos fatos. Exemplos práticos incluem a apresentação das histórias em um mural e possível dramatização.

  • Avaliação Formativa: Engajamento durante o processo e aplicação dos conceitos.
  • Avaliação Somativa: Qualidade e execução do produto final (história coletiva).

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados neste plano de aula têm o objetivo de suporte ao desenvolvimento das atividades sem a necessidade de ferramentas digitais. Materiais tradicionais como papel, lápis e cartolina serão essenciais para a escrita e para a organização das ideias nas etapas do projeto. Além disso, recursos adicionais como livros de histórias infantis contribuirão para inspirar os alunos e ampliar suas referências narrativas, permitindo que explorem diferentes estilos e elementos criativos.

  • Papel, lápis grafite e lápis coloridos para esboço e escrita das histórias.
  • Cartolina e marcadores para apresentações e organização de ideias coletivas.
  • Livros de histórias infantis para leitura e exemplo de estruturas narrativas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho do professor é grande, mas a inclusão é fundamental para garantir um ambiente de aprendizado eficaz. Para alunos com TDAH, pode ser útil estabelecer rotinas claras e usar timers visuais para ajudar na gestão de tempo e foco. Flexibilidade nas atividades, como permitir pausa para movimentos, pode melhorar o controle de impulsividade. Para alunos com transtorno do espectro autista, pode-se usar apoio visual e verbal, promovendo uma comunicação clara, além de criar um ambiente de sala de aula tranquilo, com poucos estímulos sonoros ou visuais intensos. Considerar abordagens múltiplas como histórias em quadrinhos ou dramatizações também pode facilitar a compreensão e o conforto desses alunos. Dessa forma, é possível adequar o ambiente de aprendizagem às suas necessidades específicas, assegurando assim um espaço respeitoso e inclusivo.

  • Para TDAH: Criar rotinas visuais, oferecer pausas para movimentação.
  • Para TEA: Utilizar apoio visual/verbal e criar um ambiente pouco estimulante.
  • Usar histórias em quadrinhos para maior compreensão entre os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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