Para promover o gosto pela leitura e incentivar a compreensão de diferentes gêneros textuais entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, a Maratona de Leitura Divertida é uma atividade projetada para ser uma experiência imersiva e participativa. Os alunos terão a oportunidade de escolher livros de interesse pessoal, disponíveis no acervo da sala de aula ou na biblioteca da escola, para leitura individual ou em pequenos grupos durante as aulas. Após a leitura, serão formados círculos de conversa para que os estudantes compartilhem suas experiências, impressões sobre os personagens, o enredo e os elementos literários dos livros lidos, fomentando assim a troca de ideias, a expressão de opiniões e a escuta ativa. O diálogo em grupo visa não apenas a construção coletiva de significados, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e empáticas. Para tornar a maratona mais dinâmica e engajadora, será introduzido um sistema de pontos ou recompensas, reconhecendo os alunos que se destacarem pela participação ativa, criatividade e contribuições enriquecedoras às discussões. Este sistema visa motivar todos os participantes a se envolverem de forma mais profunda com as leituras e as discussões, além de promover a excelência acadêmica de maneira lúdica e participativa.
Esta maratona de leitura tem como principais objetivos encorajar o amor pela leitura entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, melhorar suas habilidades de compreensão de texto através do engajamento com diversos gêneros literários, e desenvolver capacidades comunicativas e de escuta ativa durante as discussões em grupo. Ao dar aos alunos a liberdade de escolher livros que espelhem seus interesses pessoais, esperamos não só despertar um entusiasmo duradouro pela leitura, mas também fortalecer a autoconfiança no compartilhamento de suas ideias e percepções.
Na Maratona de Leitura Divertida, contemplaremos a leitura de textos literários de gêneros variados, estratégias para a compreensão leitora e técnicas para a eficaz participação em debates. A atividade se apoia na ênfase da leitura como ferramenta para a expansão do repertório linguístico e cultural dos alunos, além de servir de base para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes.
A metodologia da Maratona de Leitura Divertida combina atividades mão-na-massa, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos para criar um ambiente de aprendizado ativo e engajador. Inicialmente, os alunos terão a liberdade de escolher os livros que desejam ler, seguindo-se por sessões de leitura livre. Após a leitura, os alunos participarão de círculos de conversa, onde compartilharão suas impressões e discutirão o material lido. Para apoiar este processo, introduziremos dinâmicas de jogo e um sistema de recompensas para incentivar a participação ativa.
A Maratona de Leitura Divertida será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a escolha dos livros e iniciada a leitura. Na segunda aula, será dada continuidade à leitura seguida das sessões de discussão e compartilhamento das impressões sobre as leituras, concluindo com a apresentação do sistema de recompensas e reconhecimento das contribuições mais significativas.
A avaliação da Maratona de Leitura Divertida se dará tanto pelo engajamento dos alunos na leitura quanto pela qualidade e profundidade de suas participações nas discussões. Utilizaremos um sistema de pontos baseado na frequência e relevância das contribuições de cada aluno, além da criatividade e perspectivas únicas trazidas para o grupo. As recompensas podem variar desde reconhecimentos em sala de aula até prêmios simbólicos. Este modelo procura valorizar o processo de aprendizado coletivo e individual, estimulando a leitura crítica e o desenvolvimento de habilidades de comunicação.
Para a realização da Maratona de Leitura Divertida, utilizaremos o acervo da sala de aula e da biblioteca escolar, espaços adequados para leitura e discussão, além de materiais para registro de impressões e pontos. Recursos como marcadores de livros personalizados podem ser providenciados para incentivar a leitura. Será importante também o acesso a um quadro ou espaço visível para a marcação dos pontos e progresso das recompensas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula