Minha Pequena História

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, o objetivo é estimular os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a criar suas pequenas histórias em quadrinhos, desenvolvendo habilidades de escrita, leitura e interpretação. A atividade inicia-se com uma exposição acerca das características fundamentais de uma história, destacando elementos como início, meio e fim, e a significância da pontuação e do espaçamento adequado entre as palavras. Realizada em duplas, a tarefa fomenta a cooperação e a criatividade, permitindo que os alunos concebam seus roteiros. Posteriormente, com a supervisão e aprovação do professor, os alunos darão vida às suas histórias por meio de ilustrações. Este exercício não só facilita a produção textual autônoma e a análise linguística, mas também sublinha a importância de revisão textual, uma competência essencial no processo de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito dessa atividade é fortalecer a capacidade dos estudantes de desenvolver narrativas coesas e coerentes, realçando a organização textual e a expressão criativa. Eles praticarão a escrita de textos breves, com ênfase na estrutura narrativa e na apresentação visual, promovendo habilidades de leitura e interpretação. A colaboração entre pares será incentivada, assim como o desenvolvimento de competências ligadas à revisão e ao aprimoramento de textos.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa através da criação de histórias em quadrinhos.
  • Praticar a correta utilização da pontuação e espaço entre palavras.
  • Estimular a capacidade de trabalhar em duplas, incentivando o diálogo e a troca de ideias.
  • Reforçar a compreensão sobre a estrutura de um texto narrativo (início, meio e fim).
  • Fomentar o processo de revisão e melhoria de textos escritos.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF12LP03
  • description": Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos contemplarão noções básicas de criação textual, abrangendo a estrutura narrativa de histórias em quadrinhos, a importância da pontuação e do espaçamento correto entre palavras. Além disso, será dada atenção às técnicas de ilustração simples para representar as cenas das histórias criadas pelos alunos.

  • Estrutura narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Pontuação e espaçamento entre palavras.
  • Desenvolvimento de roteiros para histórias em quadrinhos.
  • Técnicas básicas de ilustração e representação visual.

Metodologia

A metodologia aplicada será a Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente lúdico e interativo. Os alunos serão divididos em duplas para estimular a colaboração. Inicialmente, serão introduzidos aos conceitos teóricos por meio de uma apresentação dialogada. Em seguida, eles passarão para a etapa de concepção dos roteiros, com a orientação e supervisão do professor. A fase final será a ilustração das histórias em quadrinhos, onde as habilidades manuais e artísticas serão estimuladas, sempre procurando aplicar os conceitos aprendidos na primeira etapa.

  • Apresentação dialogada sobre a estrutura narrativa e aspectos textuais importantes.
  • Criação colaborativa de roteiros em duplas.
  • Desenho e ilustração das histórias em quadrinhos, aplicando os conceitos aprendidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução teórica e o início da criação dos roteiros. Na segunda aula, após a aprovação dos roteiros pelo professor, os alunos irão ilustrar suas histórias em quadrinhos.

  • Aula 1: Introdução à narrativa e início da criação de roteiros (60 minutos)
  • Aula 2: Ilustração das histórias em quadrinhos (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será realizada por meio da observação das habilidades desenvolvidas durante a atividade, tanto no aspecto de criação e elaboração dos textos quanto na parte artística das ilustrações. Será considerado o empenho, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e a aplicação dos conceitos teóricos discutidos. Além disso, a capacidade de revisão e aprimoramento dos textos após feedback do professor será um critério importante na avaliação, reforçando a importância do processo de revisão textual.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais para a composição e ilustração das histórias em quadrinhos, como papel, lápis, borracha e canetinhas coloridas. Além disso, serão utilizados recursos visuais e impressos para apresentação dos conceitos teóricos, facilitando a compreensão por parte dos alunos.

  • Papel sulfite ou cadernos de desenho.
  • Lápis, borracha e canetinhas coloridas.
  • Recursos visuais para apresentação dos conceitos teóricos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo