Nesta atividade, o objetivo é estimular os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a criar suas pequenas histórias em quadrinhos, desenvolvendo habilidades de escrita, leitura e interpretação. A atividade inicia-se com uma exposição acerca das características fundamentais de uma história, destacando elementos como início, meio e fim, e a significância da pontuação e do espaçamento adequado entre as palavras. Realizada em duplas, a tarefa fomenta a cooperação e a criatividade, permitindo que os alunos concebam seus roteiros. Posteriormente, com a supervisão e aprovação do professor, os alunos darão vida às suas histórias por meio de ilustrações. Este exercício não só facilita a produção textual autônoma e a análise linguística, mas também sublinha a importância de revisão textual, uma competência essencial no processo de aprendizado.
O propósito dessa atividade é fortalecer a capacidade dos estudantes de desenvolver narrativas coesas e coerentes, realçando a organização textual e a expressão criativa. Eles praticarão a escrita de textos breves, com ênfase na estrutura narrativa e na apresentação visual, promovendo habilidades de leitura e interpretação. A colaboração entre pares será incentivada, assim como o desenvolvimento de competências ligadas à revisão e ao aprimoramento de textos.
Os conteúdos programáticos contemplarão noções básicas de criação textual, abrangendo a estrutura narrativa de histórias em quadrinhos, a importância da pontuação e do espaçamento correto entre palavras. Além disso, será dada atenção às técnicas de ilustração simples para representar as cenas das histórias criadas pelos alunos.
A metodologia aplicada será a Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente lúdico e interativo. Os alunos serão divididos em duplas para estimular a colaboração. Inicialmente, serão introduzidos aos conceitos teóricos por meio de uma apresentação dialogada. Em seguida, eles passarão para a etapa de concepção dos roteiros, com a orientação e supervisão do professor. A fase final será a ilustração das histórias em quadrinhos, onde as habilidades manuais e artísticas serão estimuladas, sempre procurando aplicar os conceitos aprendidos na primeira etapa.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução teórica e o início da criação dos roteiros. Na segunda aula, após a aprovação dos roteiros pelo professor, os alunos irão ilustrar suas histórias em quadrinhos.
A avaliação será realizada por meio da observação das habilidades desenvolvidas durante a atividade, tanto no aspecto de criação e elaboração dos textos quanto na parte artística das ilustrações. Será considerado o empenho, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e a aplicação dos conceitos teóricos discutidos. Além disso, a capacidade de revisão e aprimoramento dos textos após feedback do professor será um critério importante na avaliação, reforçando a importância do processo de revisão textual.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais para a composição e ilustração das histórias em quadrinhos, como papel, lápis, borracha e canetinhas coloridas. Além disso, serão utilizados recursos visuais e impressos para apresentação dos conceitos teóricos, facilitando a compreensão por parte dos alunos.
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