Nesta oficina colaborativa e criativa, estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental serão desafiados a se tornarem poetas por um dia, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Eles trabalharão em grupos para criar pequenos poemas ou quadrinhas, utilizando cartas que contêm palavras e imagens diversificadas que servirão como disparadores criativos. Utilizando conceitos de rimas, aliterações e assonâncias, os alunos serão incentivados a explorar diferentes ritmos e melodias, sob a orientação do educador, para que suas criações façam sentido e provoquem efeitos lúdicos. A atividade valoriza a colaboração, a expressão individual e a capacidade de cada aluno em utilizar a linguagem de maneira criativa, buscando fomentar o gosto pela poesia e pela música, enquanto desenvolve habilidades de leitura, escrita e compreensão dos elementos poéticos.
A Oficina de Criadores de Rimas tem como objetivos incentivar a expressão criativa e a imaginação dos alunos, melhorar suas habilidades de leitura e escrita, e introduzi-los aos elementos fundamentais da poesia, como rimas, aliterações e assonâncias. Além disso, visa promover o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias dos colegas, enquanto os alunos colaboram na construção de textos poéticos. Este enfoque prático e lúdico para o ensino da poesia está projetado para aumentar a apreciação dos alunos pela arte poética e pela musicalidade das palavras.
O programa da atividade aborda conceitos básicos de poesia e musicalidade, oferecendo aos alunos uma oportunidade de praticar a leitura, escrita e análise literária de forma criativa e interativa. Considerará a evidência dos diferentes elementos que compõem a estrutura de um poema, como rimas, ritmo e imagens sensoriais, proporcionando aos estudantes ferramentas literárias essenciais para a expressão poética.
Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Jogos como metodologia, utilizando cartas com palavras e imagens para estimular a imaginação e criatividade dos alunos. A atividade será realizada em pequenos grupos para promover a colaboração. Cada grupo receberá um conjunto de cartas para criar suas quadrinhas ou poemas, com o professor atuando como facilitador, incentivando os alunos a explorar diferentes combinações de palavras, ritmos e sons. Este método ativo de aprendizagem visa engajar os alunos de forma divertida e significativa.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos básicos e a divisão em grupos. A segunda aula será destinada à criação, finalização e compartilhamento dos poemas.
A avaliação se dará por meio da observação contínua do envolvimento dos alunos com a atividade e a qualidade da colaboração em grupo. Serão considerados a criatividade, o uso dos elementos poéticos introduzidos e a capacidade de trabalhar em equipe. Feedback construtivo será fornecido durante todo o processo, com o objetivo de motivar os alunos e reconhecer tanto o produto final quanto o esforço colaborativo.
Os recursos incluem cartas com palavras e imagens, quadro branco ou papelógrafo e marcadores, além de cópias de exemplos de poemas e quadrinhas para inspiração. Estes materiais apoiarão a execução da atividade, facilitando a expressão criativa dos alunos e a visualização das ideias geradas em grupo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula