Oficina de Inventores de Canções

Desenvolvida por: Leila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Criação de canções e desenvolvimento da expressão artística

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental são convidados a embarcar em uma jornada criativa onde a música e a palavra se encontram. Antes da aula, cada aluno terá a tarefa de escolher ou criar uma melodia simples. Em sala de aula, com a orientação do professor e a colaboração dos colegas, eles comporão letras para suas melodias, utilizando e explorando recursos linguísticos como rimas, aliterações e assonâncias. Esta abordagem não apenas desenvolve habilidades linguísticas e musicais, mas também permite aos estudantes expressarem suas emoções e sensações por meio da combinação entre melodias e palavras. O processo criativo será enriquecido pelo compartilhamento de ideias e pela cooperação entre os alunos. A culminância do projeto se dará com a gravação das canções, permitindo não somente a apreciação dos trabalhos pelos próprios alunos, mas também a reflexão sobre como diferentes elementos sonoros podem influenciar as emoções transmitidas pelas canções.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta oficina é desenvolver nos alunos suas habilidades de escrita criativa, consciência fonológica e expressão artística, por meio da composição de canções. Além disso, buscar-se-á fomentar a colaboração, a escuta atenta e o respeito pelas ideias alheias, componentes essenciais para o trabalho em grupo. Os alunos terão a chance de explorar e entender como a música pode transformar e enriquecer a mensagem contida nas letras, promovendo uma maior sensibilidade à nuance e subjetividade da linguagem. Através deste processo, espera-se também que os estudantes desenvolvam uma maior apreciação pela música e pela poesia como formas de arte.

  • Explorar e aplicar recursos linguísticos como rimas, aliterações e assonâncias na criação de letras de canções.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e expressão emocional através da música.
  • Promover a colaboração e o compartilhamento de ideias entre os alunos.
  • Refletir sobre como diferentes elementos sonoros podem afetar as emoções transmitidas pelas canções.
  • Gravar as canções criadas, permitindo a apreciação e análise coletiva dos trabalhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se centra no desenvolvimento e na aplicação de habilidades linguísticas e criativas na criação de canções. Através da exploração de conceitos como rima, aliteração e assonância, os alunos aprenderão a manipular a sonoridade das palavras para enriquecer suas composições musicais. Além disso, a atividade proporcionará uma oportunidade para que os estudantes pratiquem o trabalho em equipe e a escuta ativa, valores essenciais para o processo criativo coletivo.

  • Rimas, aliterações e assonâncias na composição de canções.
  • Técnicas de escrita criativa na elaboração de letras de música.
  • Expressão de emoções e sensações através da música.
  • Trabalho colaborativo na criação artística.
  • Gravação e análise coletiva das canções.

Metodologia

A metodologia Sala de Aula Invertida será aplicada nesta oficina, onde os alunos chegarão já tendo escolhido ou criado suas próprias melodias. Em sala, serão realizadas dinâmicas grupais para a composição das letras, contando com a orientação do professor e a colaboração entre colegas. Este processo envolverá sessões de brainstorming, escrita coletiva e discussões guiadas para aprimorar as letras, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Ao final, as canções serão gravadas, e a audição conjunta servirá como ferramenta de reflexão e aprendizado.

  • Adoção do modelo de Sala de Aula Invertida.
  • Dinâmicas grupais para a composição de letras.
  • Sessões de brainstorming coletivo.
  • Discussões guiadas e revisões colaborativas das letras.
  • Gravação e audição conjunta das canções criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A oficina será realizada em cinco sessões de 50 minutos cada, totalizando 4,8 aulas. Na primeira aula, os alunos apresentarão as melodias escolhidas. As aulas 2 e 3 serão destinadas à composição das letras em grupos. Na aula 4, os grupos praticarão e gravarão suas canções. A última aula será dedicada à audição e análise das gravações, promovendo a reflexão sobre o trabalho realizado.

  • Aula 1: Apresentação das melodias e introdução aos recursos linguísticos.
  • Aula 2 e 3: Composição das letras em grupos.
  • Aula 4: Prática e gravação das canções.
  • Aula 5: Audição e análise das canções gravadas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, levando em conta a participação individual e em grupo durante todo o processo de criação das canções. Aspectos como criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, aplicação dos conceitos linguísticos e musicais, e o esforço para expressar emoções e sensações de forma artística serão valorizados. A qualidade das gravações, embora importante, será secundária ao processo criativo. Reflexões individuais e grupais sobre as canções criadas também serão parte do critério de avaliação, permitindo aos alunos expressarem suas experiências e aprendizados dentro deste projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina, será necessária uma sala de aula equipada com um sistema de som para reprodução das melodias e para as gravações das canções. Instrumentos musicais simples, como flautas e tambores, podem ser disponibilizados para auxiliar na composição. Materiais de escrita, como papéis, canetas e lápis, serão essenciais para a composição das letras. Uso de um computador com software de gravação de áudio e um microfone também será necessário para a gravação final das canções.

  • Sistema de som para reprodução e gravação.
  • Instrumentos musicais simples (opcional).
  • Materiais de escrita (papéis, canetas, lápis).
  • Computador com software de gravação de áudio.
  • Microfone.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo