Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental são convidados a embarcar em uma jornada criativa onde a música e a palavra se encontram. Antes da aula, cada aluno terá a tarefa de escolher ou criar uma melodia simples. Em sala de aula, com a orientação do professor e a colaboração dos colegas, eles comporão letras para suas melodias, utilizando e explorando recursos linguísticos como rimas, aliterações e assonâncias. Esta abordagem não apenas desenvolve habilidades linguísticas e musicais, mas também permite aos estudantes expressarem suas emoções e sensações por meio da combinação entre melodias e palavras. O processo criativo será enriquecido pelo compartilhamento de ideias e pela cooperação entre os alunos. A culminância do projeto se dará com a gravação das canções, permitindo não somente a apreciação dos trabalhos pelos próprios alunos, mas também a reflexão sobre como diferentes elementos sonoros podem influenciar as emoções transmitidas pelas canções.
O objetivo principal desta oficina é desenvolver nos alunos suas habilidades de escrita criativa, consciência fonológica e expressão artística, por meio da composição de canções. Além disso, buscar-se-á fomentar a colaboração, a escuta atenta e o respeito pelas ideias alheias, componentes essenciais para o trabalho em grupo. Os alunos terão a chance de explorar e entender como a música pode transformar e enriquecer a mensagem contida nas letras, promovendo uma maior sensibilidade à nuance e subjetividade da linguagem. Através deste processo, espera-se também que os estudantes desenvolvam uma maior apreciação pela música e pela poesia como formas de arte.
O conteúdo programático desta atividade se centra no desenvolvimento e na aplicação de habilidades linguísticas e criativas na criação de canções. Através da exploração de conceitos como rima, aliteração e assonância, os alunos aprenderão a manipular a sonoridade das palavras para enriquecer suas composições musicais. Além disso, a atividade proporcionará uma oportunidade para que os estudantes pratiquem o trabalho em equipe e a escuta ativa, valores essenciais para o processo criativo coletivo.
A metodologia Sala de Aula Invertida será aplicada nesta oficina, onde os alunos chegarão já tendo escolhido ou criado suas próprias melodias. Em sala, serão realizadas dinâmicas grupais para a composição das letras, contando com a orientação do professor e a colaboração entre colegas. Este processo envolverá sessões de brainstorming, escrita coletiva e discussões guiadas para aprimorar as letras, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Ao final, as canções serão gravadas, e a audição conjunta servirá como ferramenta de reflexão e aprendizado.
A oficina será realizada em cinco sessões de 50 minutos cada, totalizando 4,8 aulas. Na primeira aula, os alunos apresentarão as melodias escolhidas. As aulas 2 e 3 serão destinadas à composição das letras em grupos. Na aula 4, os grupos praticarão e gravarão suas canções. A última aula será dedicada à audição e análise das gravações, promovendo a reflexão sobre o trabalho realizado.
A avaliação será contínua e formativa, levando em conta a participação individual e em grupo durante todo o processo de criação das canções. Aspectos como criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, aplicação dos conceitos linguísticos e musicais, e o esforço para expressar emoções e sensações de forma artística serão valorizados. A qualidade das gravações, embora importante, será secundária ao processo criativo. Reflexões individuais e grupais sobre as canções criadas também serão parte do critério de avaliação, permitindo aos alunos expressarem suas experiências e aprendizados dentro deste projeto.
Para a realização desta oficina, será necessária uma sala de aula equipada com um sistema de som para reprodução das melodias e para as gravações das canções. Instrumentos musicais simples, como flautas e tambores, podem ser disponibilizados para auxiliar na composição. Materiais de escrita, como papéis, canetas e lápis, serão essenciais para a composição das letras. Uso de um computador com software de gravação de áudio e um microfone também será necessário para a gravação final das canções.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula